Qual caixinha/clube de assinatura literária assinar?

Oi oi, leitores! Você já pensou em assinar uma caixinha de assinatura literária, mas não sabe qual escolher? Então leia esse texto até o final que eu vou te ajudar.

Se você não sabe do que eu estou falando, eu me refiro aos clubes de assinatura em que você recebe mensalmente uma caixinha surpresa com livros e mimos literários (tudo surpresa). Você já deve ter ouvido falar sobre a TAG – Experiências Literárias. Essa foi a primeira empresa que eu vi desenvolvendo esse formato inovador, não sei dizer se foi a pioneira, mas foi a primeira que eu tive conhecimento alguns anos atrás.

Além da TAG, a Intrínsecos, o clube de assinatura literária da Editora Intrínseca, foi outro que chegou fazendo sucesso. Trazendo edições especiais em capa dura, inéditas e com mimos, acabou ganhando uma legião de leitores fãs.

Outros clubes acabaram ganhando destaque também, são eles o Turista Literário, Clube Skoob, Clube de Romance da Carina e muitos outros. Esses cinco que eu citei costumam ser os mais conhecidos e recomendados, por isso decidi fazer uma prova real deles para trazer um conteúdo completinho de como foi a minha experiência com cada uma delas e poder assim, ajudar vocês também a decidirem qual mais se adaptam a vocês.

O mês de referência para essa análise é de janeiro de 2022, porém, algumas das caixinhas de assinatura literária eu assinei por alguns meses a mais, vou detalhar um pouco mais daqui a pouco.

 

TAG Livros

O Clube de assinatura da TAG Livros possui duas modalidades, a TAG Inéditos e a TAG Curadoria. Na TAG Inéditos você recebe uma caixinha com um livro Inédito no Brasil (em formato brochura) que já é bestseller prestigiado em outros países. E a TAG Curadoria você recebe um livro selecionado por grandes nomes da literatura que recomendam seus livros favoritos em edição capa dura. Em ambas caixinhas você recebe também um livreto de complemento da leitura e um brinde que tem relação com a história do livro que você recebeu. Ambos livros vêm em uma luva - que é chamado de Box colecionável – e marcador de página.

Eu escolhi a TAG Inéditos, que tem muito mais a minha cara, e mantive por alguns meses. Em todos os meses que recebi, jamais me decepcionei. Na primeira caixinha eu recebi dois livros e de brinde um chaveiro de passarinho. Na caixinha de janeiro, que estamos usando como referência, recebi o livro “A pintora de Henna” e de mimo recebi um planner literário. Além da revista sobre autor e obra e também o marcador de página. Nem preciso dizer que eu amei muito, né?




  • A assinatura da TAG Curadoria custa 72,90 mensais + taxa de entrega no plano mensal. Ou 61,90 por mês + taxa de entrega no plano anual  
  • A assinatura da TAG Inéditos custa 64,90 mensais + taxa de entrega no plano mensal. Ou 54,90 por mês + taxa de entrega no plano anual.

Em ambos, se você fizer assinatura do plano anual, recebe um brinde extra.

 

Intrínsecos

O Clube Intrínsecos, criado pela Editora Intrínseca, tem como objetivo proporcionar uma experiência exclusiva para o leitor. Além dos livros selecionados serem sucesso inédito, que você receberá antes de ser lançado no catálogo da editora, você recebe esse livro em uma edição especial linda em capa dura, com fita de cetim para marcar a página e em cores maravilhosas que mudam a cada mês. A caixinha também inclui um livreto de complemento da leitura e normalmente vem com um brinde que também costuma ter relação com o livro do mês.

Na edição de janeiro recebi na minha caixinha o livro “Água fresca para as flores” e de brinde veio um passaporte literário para os assinantes registrarem suas viagens literárias, catalogar as leituras, dar notas, etc. Nessa edição, quem assinou o plano anual também recebeu uma agenda linda em capa dura, mas como eu assinei o mensal, fiquei de fora dessa.





  • A assinatura da Intrínsecos custa 69,90 mensais + frete de 10,00 reais no plano mensal. 
  • Ou 59,90 mensais + frete de 10,00 reais no plano anual. 
  • Ou ainda, você pode fazer a assinatura anual premium de 658,80 anuais + frete mensal de 10,00 reais (tem possibilidade de parcelar em 12x de 54,90)

 

Turista Literário

O Clube Turista Literário possui uma proposta muito especial. A ideia é te fazer viajar na história tendo, além do livro, vários mimos que conversam com a história do livro. E melhor ainda: cada mimo tem relação com cada um dos nossos cinco sentidos, ou seja, um mimo relacionado ao paladar, outro a visão, outro ao tato, outro ao olfato e para a audição, eles proporcionam, em cada edição, uma playlist online exclusiva que tem tudo a ver com a história. Ou seja, uma imersão completa a narrativa.

Na caixinha vem também um cartão de embarque e um selinho para você acompanhar quantos países já conheceu através das histórias visitadas pelos livros enviados pelo Turista Literário. Na edição de janeiro recebi o livro “Em fogo alto” e os mimos de paladar, visão, tato e olfato foram, respectivamente, balinhas de mousse, marcadores, tábua de carne decorativa, bloco de anotações e sabonete líquido.

Eles oferecem também uma experiência online, então além de tudo que mencionei, você tem direito também de participar de leituras coletivas, de grupos de debate e desconto de até 50% na lojinha online deles.




A assinatura do Turista Literário possui três modalidades:

  • O plano “Desbravador”, que é a assinatura anual, custa 59,90 mensais + taxa de entrega.
  • O plano “Aventureiro”, que é a assinatura semestral, custa 62,90 mensais + taxa de entrega.
  • O plano “Passageiro”, que é a assinatura mensal, custa 65,90 mensais + taxa de entrega.

Todos, exceto o plano passageiro, possuem fidelidade.

 

Clube Skoob

O Clube Skoob é o clube de assinatura literária da rede social literária Skoob. O clube possui uma proposta de livro e brindes relacionados a história, como os demais. Mas esse possui modalidade para quem quer receber mais brindes ou menos e o valor varia de acordo com a modalidade que escolheu e com o tema da caixinha escolhida (que é tudo surpresa, você só sabe o tema).

Na edição de janeiro recebi a caixinha do tema “Intimidade” com o livro “A garota na neve”, um marcador do livro e de brinde uma buchinha de banho em formato de sorvete. Confesso que tanto eu quanto os leitores que estavam assistindo a live de unboxing se decepcionaram com essa caixinha, porém isso é muito pessoal, vi muitas pessoas que amaram também.




  • A assinatura do Clube Skoob Especial (que vem 1 livro e + de 3 a 5 brindes) custa 89,90 mensais + frete de 19,90 reais. 
  • Ou a Clube Skoob comum (que vem 1 livro e + 1 a 2 brindes) custa 59,90 mensais + frete de 19,90 reais.

 

Clube de Romance da Carina

O Clube de Romance da Carina possui curadoria da própria autora nacional Carina Rissi. Os livros, selecionados por ela, são enviados na caixinha junto com muitos marcadores e alguns mimos relacionados a história. Esse é o único que possui um tipo de assinatura muito diferente: ele é bimestral. Você recebe dois livros no mês para equivaler o mês seguinte que você não terá recebimento e assim por diante.

Na edição de janeiro veio na minha caixinha os livros “Em busca da Cinderela – Em busca da perfeição” da autora Collen Hoover e o livro “Amor de redenção”. Entre os brindes vieram um álbum de figurinhas – e um saquinho de figurinhas para colar -, muitos marcadores, uma ecobag e cartões postais. Além disso, a caixinha conteve também uma carta da Carina e cupom de desconto.




  • A assinatura do Clube de Romance da Carina custa 99,80 a cada dois meses, incluindo os 10,00 reais fixos de frete.


Como foi minha experiência

Fizemos duas lives de unboxing dessas caixinhas para decidirmos, em conjunto, qual era a melhor caixinha naqueles meses entre as opções. Na primeira live a vencedora foi a TAG e a da segunda live foi a do Clube de Romance da Carina Rissi, no entanto, houve uma confusão nos valores e, por isso, talvez a opinião poderia ser diferente e a Turista Literário poderia ter ficado no posto de primeiro lugar.

Sobre a minha experiência, eu fiquei realmente encantada com a seleção de livros de cada empresa. Me encantei pelo catálogo do Clube de Romance da Carina porque, é claro, romance é meu gênero favorito e a Carina Rissi é uma das minhas autoras preferidas, não tinha como errar, no entanto, o plano e o preço não me agradaram muito e por isso optei por encerrar essa assinatura.

O da TAG Livros é simplesmente incrível, é visível o quanto é tudo escolhido cuidadosamente, mas é uma experiência sempre muito parecida em cada mês, sem grandes surpresas, porém possui um custo benefício que achei muito favorável e foi a única que assinei por mais tempo, mantive minha assinatura com eles por quatro meses. Achei um clube confortável e seguro em relação as opções que vamos receber.

O da Intrínsecos me surpreendeu por esbanjar qualidade. Os livros em capa dura, costurados, com fita, com um acabamento impecável, cores lindas e ainda com brinde, me ganharam. Mantive a assinatura desse clube por três meses. E eu acabei me identificando um pouco mais com o catálogo deles por lançarem livros que normalmente acertam em cheio no meu gosto literário.

O Turista Literário foi o que mais me surpreendeu. O primeiro mês eu fiquei bastante decepcionada com a caixinha, o mimo era um vidrinho de desinfetante e não veio nenhum mimo para o paladar, mas no mês seguinte parece que me ouviram, mandaram balinhas deliciosas e mais uma variedade de brindes maravilhosos. Amei todos! E tenho que admitir que só cancelei porque não estou tendo como manter financeiramente, mas com certeza essa será uma assinatura que quero retomar futuramente.

Já o Clube Skoob não foi uma experiência que me agradou tanto. Esse, junto com o da Clube de Romance da Carina, foram os únicos que eu assinei só por um mês, só para testar, e acabei optando por não dar mais outra chance no momento. Por ter sido muito recomendado a mim e ver tantos comentários positivos, acabei depositando uma expectativa grande demais e acabei me decepcionando. Pelo custo da caixinha eu achei que não compensa. Mas isso é uma opinião só minha (e de mais algumas pessoas que estavam presentes na live de unboxing na Twitch). Tenho certeza que você pode amar, como vi realmente muita gente elogiando. A minha decepção foi só pelo brinde, o livro escolhido eu amei, mas se eu for levar em consideração só o livro, não acho que eu pagaria cerca de 80,00 reais, não é mesmo?

No entanto, o intuito dessa postagem não é de fato eleger qual é a melhor e sim, qual a que mais se adapta a você, aos seus gostos e ao seu bolso. Pra você, qual possui um melhor custo benefício? Qual possui uma linha editorial que conversa com você? Com base nas respostas que você der a essas perguntas acredito que vai facilitar muito na decisão de qual – ou quais – caixinha(s) assinar.

É importante lembrar que todas as assinaturas anuais possuem fidelidade de 12 meses e, em caso de cancelamento antes do prazo, é cobrado multa. E que esses valores podem mudar, essa postagem foi redigida em abril de 2022 e os valores mencionados são os que estão vigentes nessa data.

Espero que eu tenha ajudado você a tomar essa decisão tão importante e, se ajudei, conta aqui nos comentários qual, ou quais, você escolheu assinar!

27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.