Header Ads

Novel x Light Novel x Mangá - Qual a diferença?




















Por muito tempo eu como otaku fiquei com muita dúvida em relação a isso, qual a diferença entre novel, light novel e mangá. 

Depois de assistir tanto anime, mas TAAAANTO anime, em algum momento acabei despertando o interesse em saber o resto da história como acontece muitas vezes ( o anime quase nunca termina a história '-' ). Nisso descobri que sim existe diferença, tanto na história até mesmo os traços, mas e quando você não acha a continuação, como você fica? Óbvio, TILTADO!


Claro que é mais questão de pesquisar mesmo e óbvio você vai achar, igual a mim que sofreu pra descobrir que o anime Re:Zero é na verdade uma Light Novel (antes que me crucifiquem, eu procurei até na deep web e achei alguns mangás porém dada as informações esse anime é na verdade uma Light Novel).

Mas afinal, o que é cada um? Qual a diferença entre eles? Começando com os 3 tópicos, o primeiro vem o Mangá!

- Mangá
A grosso modo, o mangá é na verdade história em quadrinhos japonês. Os mangás existem desde o final do período Edo (Período entre 1603 e 1868, onde a sociedade japonesa estava sob o domínio do shogunato Tokugawa, um período conhecido como o período Edo. Este período trouxe 250 anos de estabilidade para o Japão). Conforme os anos os mangás foram evoluindo, tanto em relação as histórias quantos os próprios traços.

Vou deixar um link aqui de uma matéria que fiz falando um pouco sobre os mangás: https://www.estantedajosy.com.br/2019/11/manga-como-comecou.html





- Light novel

As light novels são praticamente livros. O que muda da light novel pro mangá, como já dito, é que a light novel tem muito mais escrita do que desenhos ( pra falar a verdade mal tem desenhos ). Durante a leitura de uma light novel, você pode se deparar com alguma página mostrando os personagens, ou até mesmo fazendo alguma ação. Mas o restante é tudo escrita.

Parece que é tudo igual mas não é e.e



- Novel

Em um curto resumo, as "novels" são os "livros". Sim, novels são pura escrita, igual livro comum sabe? claro que contém muito mais falas do que um livro comum porém a traduzir do literal é um livro com versos e poesias.

Vale uma re-salva de que Novel não é de origem japonesa. O termo "novel" é derivado da palavra "novela" em italiano, que na verdade significa "nova". Novel é um gênero literário comum no mundo, principalmente na Europa, pois esse estilo literário não surgiu e nem é de origem oriental e sim dos europeus, Itália e França.




Além dos mangás novels e light novels também tem duas categorias distintas: a Web 
Novel e Visual Novel

Web novel são as histórias escritas diretamente para a internet (quase uma fanfic) sem uma ordem padrão entre capítulos e números de linhas por capítulo; normalmente, web novel é quando o autor está escrevendo e quer divulgar o trabalho, sendo uma distribuição gratuita. Quando uma Web Novel tem muito sucesso na internet, é normal as editoras entram em contato com o autor para transformar em uma Light Novel.





Visual Novel na verdade é um jogo de "encontro", famoso "dating simulator". Nesse jogo tem por trás uma história onde cada garota tem sua rota, e você como protagonista da história, tem o direito de responder a cada pergunta que uma delas faz. Dependendo das suas escolhas pode te levar a um final com certa garota ou até mesmo a morte (dependendo do jogo claro e.e (monika.exe)).




Muitos mangás ou animes vem de light novels ou novels, mas não descarta a opção do vice-versa, e isso é muito comum no mundo otaku, então existem sim chance de tal anime virar novel ou tal novel virar mangá, vale lembrar também que assim como os livros comuns, algumas coisas podem ser retiradas no anime.

Marcos Silva, 24 anos, Suporte T.I. e colunista do Portal Estante da Josy

14 comentários:

  1. Adorei! Bem explicado, direto ao ponto e contém uma linguagem simples de se entender.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada pela explicação super clara 😃

    ResponderExcluir
  3. Agr tudo faz sentido e todas as peças se encaixaram, muito obrigado :D

    ResponderExcluir
  4. Finalmente consegui entender a diferença entre Mangá e Light Novel, muito obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Simples e prático n enrolou foi direto ao ponto ótimo

    ResponderExcluir
  6. Então a história original vem da Light novel e novels?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem sempre, alguns tem como material base a novel ( ou Light Novel ) como Tate no Yuusha

      Excluir
  7. Então a história original vem das Light novel e das novels???

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pela página. Também estava totalmente perdido, estou acompanhando animes que vieram de novels, mangas e etc e fico completamente perdido sem saber o que fazer e sem quem possa me explicar.
    Obrigado. kkk

    ResponderExcluir
  9. as novels são tipo poesias ou são livros mesmo?? me perdi

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.