[Resenha] Encanto mortal - Sarah Cross

“Encanto mortal” autora: Sarah Cross; Editora: Verus; 321 páginas.

Sabe aquele livro que te cativa logo nas primeiras páginas, mas vai te perdendo no meio e no final te fisga de volta? Foi exatamente assim a minha experiência com “Encanto mortal”

Esse livro é uma releitura dos contos de fadas, mas com uma versão um pouco mais dark, meio estilo irmãos Grimm. Nele temos Mirabelle como nossa protagonista, uma típica adolescente com personalidade forte que sempre morou com as madrinhas, mas decide fugir de casa para buscar respostas.

As madrinhas de Mira contaram a ela que seus pais morreram quando ela ainda era um bebê e que estavam enterrados em uma cidadezinha onde Mira nasceu, mas para a qual ela nunca devia voltar. Além dessa proibição, ela também era proibida a utilizar objetos pontiagudos ou afiados, o que parecia a maior bizarrice e super proteção. Mas um dia ela decide saber mais sobre seu passado, saber o que as madrinhas sempre esconderam dela e inventa uma história maluca para fugir e ir até a tal cidade.

Claro que não seria uma tarefa fácil, afinal, uma adolescente sozinha em uma cidade desconhecida, sem dinheiro e sem muitas informações não poderia resultar em sucesso. No entanto, ela tropeça na sorte, ou melhor, em Felix, um rapaz lindo e muito solícito que imediatamente ofereceu a ela um lugar para ficar a apoio na busca que ela desejava fazer.

Parecia bom demais para ser verdade. E realmente era. Mas já era tarde demais, Mira já estava deslumbrada por aquele rapaz e quanto mais tempo ficava com ele, mais se apaixonava. Felix tem um irmão que é o oposto dele em questão de personalidade, desde o primeiro dia trata Mira como indesejável. Mas, ao mesmo tempo, parece que não é exatamente isso que ele sente.

Muitas coisas são esquisitas nessa cidade de Beau Rivage e, quanto mais pessoas ela conhece, mais mistérios ela descobre. Pessoas que cospem flores ou pérolas, pessoas que estão sempre rodeadas de animais ou pessoas que possuem um segredo muito perigoso.


E em buscas de respostas vai descobrir muito mais do que ela imagina. Um universo envolto em fantasia, mistério e com um toque de terror. E em meio a tanta confusão, um romance. Um romance digno dos contos de fadas.

“Nossa vida é assim. Pode até parecer que a gente faz o que quer... mas, se nos aventurarmos em uma nova direção, o destino puxa a gente de volta. Podemos nos rebelar, mas todo mundo sabe que não vai adiantar. O que não nos impede de tentar, eu acho.”

A narrativa passa por uma fase muito técnica e explicativa mais ou menos na metade do livro, o que vai tornando a leitura um pouco arrastada, mas quanto mais a gente descobre sobre esse universo, mais a encantados (ou assustados) ficamos. O cenário é envolvente e o clima da história parece perpassar as páginas. Apesar da personalidade irritante da protagonista e de alguns dos outros adolescentes, é possível entender a necessidade de cada detalhe para essa história ser tão cativante.

Claro, atualmente essa fantasia mais infanto juvenil não é mais meu estilo de leitura, por isso demorei mais do que o normal para finalizar a leitura. A Josy de agora, de 25 anos, daria umas 3 ou 4 estrelas para esse livro. Mas a Josy de 15 que ainda habita em mim, daria com certeza 5 estrelas favoritado.

27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.