[Resenha] A Caverna dos Anjos - Raphael Hoed


"A caverna dos anjos”; autor: Raphael 
Hoed; Editora: Penalux; 311 páginas. 

A história se passa em Brejo do Amparo, uma pacata cidade de Minas Gerais que abriga uma caverna muito conhecida por ser ponto turístico e também por guardar uma lenda em que diz que todos que se aventuram em entrar nessa caverna, jamais saem.  


“E assim, o Brejo do Amparo, terra da religião, eventos culturais, cachaça e ecoturismo, virou a terra da espera. E a espera descambou em luto. Os que partiram para a Caverna dos Anjos jamais voltaram.” 


Nosso protagonista, Gabriel, ainda uma criança, tem sua trajetória contada através de sua família e amigos. Seu irmão, Rafael, é a primeira pessoa a sair de sua vida ao ir explorar a caverna com seus amigos e jamais voltar. Desiludida com a perca do filho e com as traições do marido, Dina, mãe de Gabriel e Rafael, tira sua própria vida. E algum tempo depois o pai de Gabriel falece vítima de uma doença impiedosa. 


Já adulto, Gabriel é convidado por sua namorada e amigos a adentrar a caverna para realizar um exorcismo, já que um de seus amigos de infância se tornou padre. Mesmo resistente, ele decide aceitar e todos partem em rumo ao desconhecido. 


A caverna que é um antro religioso repleto de estalagmites e estalactites em formato de anjos poderia ser um local lindo de se admirar se não fosse habitado por um demônio. Ao percorrer os primeiros salões da caverna, coisas muito estranhas começam a acontecer.  


Vamos conhecendo alguns dos personagens desde a infância, mas você desconhece todo mundo quando estão na caverna, as atitudes que eles tomam nesse local assustador são de arrepiar a espinha e revirar o estômago. Nada é o que parece ser. E parece o momento perfeito para se repensar de todas as atitudes que se teve na vida.  


“Quando se é criança, é como se o bem e o mal fossem dois personagens de uma brincadeira infantil em que o vilão só é vilão até a brincadeira acabar”. 


A mãe de Gabriel era uma mulher incrível, ótima mãe, sempre zelou e o educou para ser um homem exemplar. Sempre contava a ele histórias com lições reflexivas. E algumas delas acabam pesando muito mais sendo refletidas agora. E talvez seja a resposta para todo o mistério. Tenho algumas teorias, mas vou deixar para vocês tirarem suas próprias conclusões ao lerem. 


“Uma sábia mulher disse que é melhor viver e sentir as dores da vida do que sentir a dor de não ter vivido”. 


Assista o BookTrailer:




Sobre o autor:

Raphael Magalhães Hoed 

Nasceu na cidade de Januária/MG. Passou toda a infância e a adolescência na comunidade de Brejo do Amparo, principal cenário onde os fatos de Caverna dos Anjos se desenrolam. 
 
Professor de informática, com mestrado em Computação Aplicada pela Universidade de Brasília, Raphael é também amante de filmes e livros. Sempre foi apaixonado por obras capazes de dar aquele frio na espinha, deixar os olhos marejados, e o leitor ou matutando sobre a história, dando-lhe sobrevida em sua mente. 
 
Sendo um leitor e cinéfilo emotivo, deseja que a sua viagem por este livro seja tão divertida e emocionante quanto foi para ele o processo de escrevê-lo. 

 

27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.