[Resenha] A Estrela do Cerrado - Renata de Luca


“A Estrela do Cerrado”; autora: Renata de Luca; Publicação: Amazon; 354 páginas.  

Tudo começa com o carnaval, cenário ideal para bandidos fantasiados iniciarem o crime perfeito. Brasileiros e estrangeiros formam uma organização criminosa que realiza o maior assalto de todos os tempos em um luxuoso banco de uma das principais avenidas de São Paulo: a Avenida Paulista. 

Entre os itens furtados estavam jóias, ouro, dinheiro, documentos e a encantadora e única “estrela do cerrado”, uma esmeralda valiosíssima e rara. 

“-Dinheiro. Você não entende, Ricardo, não é só disso que se trata. A Estrela do Cerrado é muito mais do que dinheiro”. 

O crime chama a atenção de todos e uma investigação se inicia. Todos estão na linha de investigação, até mesmo os donos dos cofres roubados. A cada capítulo, vemos um pouco mais da história pelo ponto de vista de um dos personagens ou de uma das famílias. Vítimas e criminosos se entrelaçam e não é possível eliminar nenhuma suspeita. Políticos, famílias da alta sociedade e trabalhadores comuns. Todos estão sendo ouvidos. A dona da joia, seus amigos e familiares estão no centro da investigação.  

Os cofres não guardavam apenas bens materiais e a descoberta disso pode se tornar um escândalo. Da joia rara, somos apresentados a uma trama de segredos, traições e vingança.  

A quantidade de personagens apresentados me deixou perdida no início, são muitas pessoas envolvidas e, algumas delas, tem dupla identidade, o que deixa a narrativa ainda mais instigante. A cada página recebemos algum detalhe que nos ajuda a montar o quebra cabeça desse mistério e o final somos surpreendidos com um plot de deixar de boca aberta. 

Uma das coisas que mais me chamou a atenção na história foi o cenário e a riqueza de detalhes da narrativa. O crime acontece na Av. Paulista, a principal avenida de São Paulo onde estive recentemente. Foi inevitável procurar pelo ForceBank entre as fachadas e me imaginar vivenciando a história. Procurar por mais pistas, buscar o Danilo tentando entrevistar algum envolvido, o Barbosa interrogando um suspeito. Me senti dentro da história! 


Um crime de cinema



Uma curiosidade que me instigou ainda mais é que essa trama foi baseada em fatos reais! Realmente aconteceu um assalto na Av. Paulista que foi noticiado como “Um crime de cinema”. A autora traz os principais elementos desse crime e cria uma grande aventura e um desfecho impressionante. Se quiser ler a matéria do crime real, clique aqui.  

Como uma verdadeira novela policial, ansiamos por cada capítulo para receber mais informações e para desvendar esse caso intrigante de bandidos brasileiros e estrangeiros que conseguiram cometer o crime perfeito sem deixar rastros. Ou talvez tenham deixado? Isso fica na responsabilidade dos nossos detetives e do nosso competente repórter que está ali para não deixar nada passar. E de nós, leitores, que estamos de olhos atentos a cada detalhe.   


Sobre a autora: 

Renata de Luca, jornalista de formação, foi repórter, editora, produtora, documentarista e diretora de programas para a TV aberta e por assinatura. Depois de trabalhar durante 40 anos com a realidade, resolveu se arriscar na ficção. E usar a palavra para viajar na imaginação.  

Instagram: @re.nata5658 

Adquira o seu gratuitamente pelo Kindle Unlimited na Amazon.

27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.