"Sanditon" romance inacabado escrito por Jane Austen

"Sanditon"; autora: Jane Austen; editora Ciranda Cultural, 96 páginas.

Sanditon foi o último romance escrito por Jane Austen, em 1817, quando ela estava gravemente doente que infelizmente ela não conseguiu finalizar. Ela só trabalhou no texto por sete semanas, até não ser mais capaz de continuar por causa de sua saúde debilitada. Mas com seu grande potencial, a obra foi publicada com páginas em branco para seus leitores imaginarem um final para ela. Além disso, os poucos capítulos disponíveis serviram de base para uma série televisiva.

Com apenas 12 capítulos, somos apresentados a história de Charlotte Heywood, uma adolescente de 14 anos que é convidada a passar alguns dias em uma cidade litorânea de Sanditon que está cotada a se tornar um resort. O que ela imaginou que seria uma viagem tranquila, teve uma mudança drástica quando Sidney Parker é introduzido na história... Mas é aí que a obra termina inacabada. Tudo indica que Sidney seria o nosso mocinho e a bela história de amor, cheia de desavenças, começaria nos próximos capítulos.

Essa é a maneira como eu consigo imaginar “as cenas dos próximos capítulos”, levando em consideração à época, os costumes e o próprio estilo de escrita de Austen, consigo visualizar vários conflitos e várias emoções.  Não sei dizer exatamente como terminaria essa história, mas confesso que estou muito empolgada para ver as “fics” que serão criadas.

Mas se você ficou curioso e quer ter um final alternativo, em 2019 esse livro inspirou uma série intitulada “Sanditon” onde os roteiristas deram um final a essa história. Como foram poucos capítulos de introdução disponibilizados pela própria Jane Austen, imagino que o trabalho dos roteiristas foi imenso.

Fiz algumas pesquisas e fiquei sabendo que ao contrário do estilo da Jane Austen, na obra adaptada adicionaram o toque de sensualidade típico dos romances de época, mas que não é comum nas obras de Austen. Além de uma flexibilidade que também não é comum nos romances de Jane Austen.

O manuscrito de “Sanditon” foi deixado para sua sobrinha Anna Austen Lefroy. A própria sobrinha tentou dar um desfecho ao livro, mas não teve sucesso. Com a grande importância que uma obra dessas tem, a Editora Principis disponibiliza em seus exemplares de Sanditon páginas muito bem diagramadas para que o leitor escreva sua própria continuação a história.

Você seria capaz de dar um excelente desfecho à essa história bem no estilo Jane Austen?

O livro está disponível para comprar na Amazon, só acessar o link abaixo.




27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

Um comentário:

Tecnologia do Blogger.