[Resenha] Anne de Green Gables - Lucy Maud Montgomery

"Anne de Green Gables"; autora: Lucy Maud Montgomey; editora: Ciranda Cultural; 336 páginas. (Essa edição foi adaptada em 2019, mas o livro foi escrito originalmente em 1908)

Comecei a leitura nutrindo uma grande antipatia por Anne. A garota falante, curiosa e extremamente reclamona estava me dando nos nervos, assim como dava nos nervos de Marilia, a mulher que adotou Anne por engano.

Mas assim como Marilia, terminei a leitura desse livro totalmente rendida pela Anne.

Anne Shirley é uma garota órfã que foi mandada por engano para Green Gables. Os irmãos solteirões Marilla e Matthew queriam adotar um menininho para ajudar nas tarefas da casa, mas foi enviado a eles uma menina. A princípio Matthew não tem reação ao ver a garotinha ruiva, magricela com um vestidinho curto e muito gasto e decide levar a garota pra casa e decidir o destino dela junto a irmã. Assim que chega em casa Marilla se revolta com o erro e decidi que no dia seguinte a pequena Anne partirá de volta.

Anne presenciou essa discussão e ao perceber que não era bem vinda ali, se sentiu muito mal. O que acabou comovendo um pouco os irmãos. Conforme Anne, que é tão tagarela, contava sobre a vida que vivia antes, onde precisou cuidar de crianças pequenas e servir muitas pessoas, Marilla achou que ela poderia ser útil. Mas foi ao ver Anne sendo ofendida por uma das vizinhas que ela decretou que Anne ficaria em Green Gables. Mais tarde ela perceberia que essa foi a melhor decisão que já havia tomado.

Eu em uma tentativa de me caracterizar de Anne

A partir daí, vamos acompanhando o crescimento de Anne, suas descobertas, suas aventuras e seu jeito de menina esperta. Fica muito claro que a ruivinha não é uma garota comum, além da aparência diferenciada, e da língua afiada, ela tem uma inteligência que surpreende a todos. Ela fala palavras difíceis, faz questionamentos sagazes e está sempre querendo aprender mais. E além disso, está sempre brincando com a imaginação para tornar o seu redor ainda melhor. Se algo não é muito bonito ou muito legal, ela imagina que é, cria uma história e se perde nela.

No início do livro me incomodava com o tanto que ela reclamava das coisas, cheguei até julgar a pobre garotinha de ingrata, afinal, ela tinha sido adotada, ganhado uma melhor amiga e uma vida em um local bonito. Mas a verdade é que a vida dela não era tão glamurosa e, para uma garotinha de 11 anos que já tinha perdido tanta coisa, qual é o problema de reclamar e ficar triste com algumas coisas? Com o passar dos capítulos, Anne vai amadurecendo muito e a gente vai sentindo um orgulho da moça que ela se tornou.

Outros personagens marcam a história pela relação que possuem com a protagonista. Diana por se tornar a melhor amiga que tem quase as mesmas empolgações pelas coisas e a capacidade de imaginar nomes e histórias para coisas, pessoas ou lugares. Gilbert Blythe que se tornou um inimigo ao chamar Anne de “cabeça de cenoura” e depois um rival ao concorrer bolsas de estudo e vagas com ela e ser um páreo bastante a altura (e também acredito que se tornará o par romântico de Anne, não me contem spoilers, mas estou contando com isso).

Acredito que a garotinha bem irritante apresentada no início da história era necessária para termos noção da evolução dessa pequena garota que aprendemos a amar. Eu já me sinto íntima da Anne e quero continuar acompanhando a vida dela, quero saber quantos sonhos ela ainda vai realizar, quero vê-la se apaixonar e viver tantas outras aventuras. A gente se apega verdadeiramente por essa menina e não tem como voltar atrás.

Não posso deixar de dizer também que me diverti muito com diversos diálogos, principalmente das histórias inventadas por Anne e sua amiga Diana. Cada coisa bizarra e divertida que só a mente fértil de uma criança é capaz de criar. E ao ouvir, a gente sente uma mistura de incredulidade e diversão. Admito que dei muitas risadas. Mas que também me emocionei com vários relatos. É uma história completa, com todas emoções que temos direito.

Essa série, escrita por Lucy Maud Montgomey é composta por treze livros, sendo alguns histórias “extras”. 



A ordem de leitura é:

  1. Anne de Green Gables
  2. Anne de Avonlea
  3. Anne da Ilha
  4. Anne de Windy Poplars
  5. Anne e a casa dos sonhos
  6. Anne de Ingleside
  7. Vale do arco íris
  8. Rilla de Ingleside
  9. Crônicas de Avonlea 
  10. Mais crônicas de Avonlea
  11. Os contos dos Blythes Vol. 1
  12. Os contos dos Blythes Vol.2
  13. Os poemas dos Blythes

A partir do livro 7 os livros são focados nos filhos de Anne ou em amigos da família. Anne ainda aparece na história, mas desempenha um papel menor.

                                                  1º volume "Anne de Green Gables                                        Coleção completa "Anne de Green Gables"

                                             

Anne de Green Gables foi o livro que inspirou a série na Netflix Anne with an “E” que foi cancelada após três temporadas, mesmo tendo sido muito aclamada pela crítica.


27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

2 comentários:

  1. ANNE DE GREEN GABLES NOS MOSTRA QUE, MESMO SENDO ESCRITO EM DÉCADAS ATRAS, TOTALMENTE DIFERENTE DA NOSSA REALIDADES, AS MULHERES ANSIAVAM POR RECONHECIMENTO

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.