Holocausto Brasileiro: Genocídio: 60 mil mortos no maior hospício do Brasil - Daniela Arbex


Ano de publicação:2013

Editora: Geração Editorial

Número de páginas: 256

            Talvez essa seja uma das leituras mais difíceis que já fiz. E acho que o motivo principal é por se tratar de um acontecimento real. Sim, mais de 60 mil pessoas foram mortas em um hospício em Barbacena, Minas Gerais. Mortas com requintes de crueldade, detalhes que são bem explícitos no livro, então já aviso, esta não é uma leitura para todos. É uma leitura dolorida, revoltante, mas para quem se interessa pela temática, extremamente importante, afinal é conhecendo os erros que tendemos a não repeti-los.

            Primeiro preciso enaltecer o brilhante trabalho jornalístico da autora, são muitas pesquisas, entrevistas para chegar a este brilhante resultado. E para os que se perguntam se existiu holocausto no Brasil? Sim, e foi mais um capítulo vergonhoso para nosso país entre os muitos que foram relatados ao longo dos tempos.

            Mais o que era este lugar? Como as pessoas chegavam até o Hospital Colônia, (como era conhecido o lugar)? São algumas das perguntas que vão sendo explicadas durante a leitura. Pessoas tímidas demais, meninas que perdiam a virgindade antes do casamento e eram descobertas pelas famílias, ou engravidavam devido a abusos dos patrões, crianças que eram agitadas demais, homossexuais, pessoas que não tinham documentos, todas essas pessoas recebiam uma “passagem” só de ida para o inferno de Barbacena.

            E quando chegavam lá eram tratadas de uma maneira desumana e cruel. Dormiam no relento até nos dias mais frios, eram torturadas, abusadas, submetidas a tratamentos médicos cruéis, comiam ratos e bebiam água de esgoto e por vezes até urina. Como esse lugar ficou ativo por tanto tempo? Como muita gente fechou os olhos para tamanha crueldade?

            Daniela entrevistou pacientes, funcionários, pessoas que moravam na cidade e parentes das vítimas e com essas informações e fotos da época, somos apresentados a esse circo dos horrores e acabamos conhecendo as muitas histórias dos pacientes, de seus familiares, as vítimas que muito mais do que apenas números, eram pessoas e infelizmente jamais conseguiram sair com vida do lugar.

            É um livro arrebatador, não conseguiria listar os sentimentos que foram despertados em mim durante a leitura. É uma narrativa simples, crua, real, e isso torna o livro espetacular. Ler tantos relatos, saber mais sobre esses pacientes e as circunstâncias que os levaram até o Colonia é algo revoltante. Perceber que isso poderia ser evitado, mas muita gente simplesmente foi conivente com tantas atrocidades. Para vocês terem uma ideia do absurdo, os corpos eram vendidos a faculdades de medicina, pessoas que foram consideradas indigentes, seus nomes esquecidos, ignorados.

            A obra é dolorida, intensa, não é uma leitura fácil, longe disso, mas se você gosta de conhecer mais sobre acontecimentos históricos do nosso país, saber o que realmente aconteceu com imagens, depoimentos reais, certamente você vai embarcar nesta leitura e não vai conseguir largar até chegar a última página. Daniela entrega ao leitor uma obra primorosa, que te intriga, revolta e traz muitos questionamentos.


Angélica Silva, 31 anos, jornalista e resenhista do Portal Estante da Josy. Apaixonada por livros, músicas, séries e filmes. Não necessariamente nesta ordem.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.