Gêneros de Animes? Conheça os principais Gêneros de Animes mais conhecidos

Assim como os livros, os mangás e animes também tem gêneros, mas no caso das obras japonesas, os gêneros tem algumas diferenças claras: a nomenclatura e o significado.

Desde os primeiros gêneros criados em 1950 sendo eles os famosos shounen e shoujo, o mercado de animes e mangás vem crescendo ainda mais e já com novos gêneros. Claro, vale lembrar que o Gênero não determina a faixa etária de cada obra, pode existir shounen ou shoujo para crianças quanto para adultos, dependendo do que a obra queira contar. 

Então, vamos a lista?

SHONEN/SHOUNEN

Sabe aquele tipo de anime que é soco voadora chute e explosão pra todo lado? Então é comum isso nos animes shounen ou shonen, como preferirem. Normalmente nesses animes é comum o protagonista ser masculino, já que esse genero é voltado para o publico adolescente masculino. O notório desse gênero é que quase sempre o protagonista consegue ser o mais forte no final, e também ele sempre começa sendo o mais fracassado.

Obras como Dragon Ball, Naturo e One Piece é a primeira coisa que você pensa quando ouve a palavra shounen, pois além de ser obras em destaque desse público, são obras clássicas se for considerar o tempo de existência. Obras mais recente como Kimetsu no Yaba, Boku no Hero e Jujutsu Kaisen, sendo Jujutsu o mais atual, também são Shounen já que tem a mesma ideia base do que é shounen.

É comum nos eventos de animes e mangás você encontrar bastante conteúdo dessa classe, pois é em disparada o tanto de destaque que contém esse gênero.

SHOJO/SHOUJO 

Do lado oposto do shounen, que é explosão e soco pra tudo qualquer lado, temos o lado mais fofo que é o shoujo. Como já dito o oposto também é oposto o público alvo, que são para o publico adolescente feminino. É comum você achar romance em quase todas obras shoujo(ou shojo, como preferir) como por exemplo as obras Kimi ni Todoki, Lovely Complex e Kaicho wa Maid-Sama. Também existe obras shoujo que também são para um publico mais novo, como Sakura Card por exemplo, esse tipo de anime cheio de purpurina é bem focado para as meninas mais novas, quanto para alguns shoujo é focado para as adolescente que estão em busca de um bom romance.

Mas é claro que nesse gênero não pode faltar alguns socos e... um pouquinho de terror :D. 

É comum no shounen a gente ver sangue pra todo lado até, isso não é tão novo assim, mas existe obras shoujo que pode se dizer que contraria a ideia do shoujo, o fato é que o gênero shoujo é para as meninas adolescente e ponto, mas existem também as obras que quebram a quarta parede, e eu, como otaku, sei que tem mais desse plot em shoujo do que em shounen como por exemplo a obra Mahou Shoujo.

*Só deixando um adendo aqui, é também muito comum tanto o shounen quanto o shoujo se passarem na época escolar

SEINEN

Saindo dos ponta pés e socos, temos o gênero amadurecido do shounen, o seinen. 

O seinen continua pro publico masculino, mas diferente do shounen, é pro publico mais adulto e é comum também o publico feminino assistir esse tipo de gênero. Seinen é o amadurecimento do shounen, ao invés de ser mais fantasioso, é um pouco mais realista como: contas a pagar, vida social, sexualidade, criticas sociais ou até mesmo um romance mais maduro.

Esse gênero é comum também as cenas de ação ser um pouco mais baseado no que temos hoje como guerra civil, militares ou até mesmo ter luta com espadas, porém com um pouco mais de realismo.

Os traços dos desenhos as vezes pode parecer como de um adolescente, como death note por exemplo, mas o contexto da obra é outro.

JOSEI

Assim como o seinen é o amadurecimento do shounen, claro que nossas meninas não podia ficar de fora!
Josei é o amadurecimento do shoujo, saindo um pouco fora dos brilhos e purpurina ou até mesmo da escola, josei tem como a principio a mulher mais adulta, sendo ela a protagonista da história e com pensamentos mais maduros como faculdade, emprego, relacionamento ou até mesmo casamento. O diferencial disso é que são para as mulheres que não querem ver animes com temas, digamos, mais criança? mais adolescente? Josei já parte mais pro ponto onde a mulher consegue já ser independente e ela vai construindo sua vida de forma mais madura.

Mas diferente do seinen que a gente ainda consegue por 50/50 entre o mundo adulto e porradaria e sangue, no josei é ainda mais um pouco focado pro lado mais vida social mesmo, digamos que quase 90% dos josei são assim, já que imagino que nenhuma mulher de 25 anos queira ficar saindo no soco com todo mundo, claro, se ela não for de gangue kkkkkk

KODOMO






















Distante dos generos citados acima temos o kodomo, que não é nada mais nada menos que o genero para crianças! Sabe aqueles desenhos da TV Globinho, TV Cultura ou SBT? que a gente assistia toda manhã? é literalmente isso, só que japones

Os kodomos tem total foco no publico infantil e é até comum algumas produtoras converte algumas obras mais adolescentes para o kodomo para as crianças assistirem, claro que não tem sangue nem nada disso. Também é comum nessas obras eles ensinarem um pouco de estudos, como por exemplo como cultivar feijão, como lavar as mãos entre outros.

É super indicado pois além de ser boas animações, muitas são educativas, assim a criança aprende enquanto assiste!



Esses são os generos base que estou trazendo a vocês, no próximo post estarei colocando os entre generos que também se envolve com os generos acima.












Marcos Silva, 25 anos, Suporte T.I. e colunista do Portal Estante da Josy

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.