[Resenha] Recursão– Blake Crouch


Lançamento: 2020

Páginas: 319

Editora: Intrínseca

 

                Olá leitores, como estão? A resenha de hoje é talvez sobre o melhor livro que li em 2020 (até o momento). E que com toda certeza já está entre meus favoritos. “Recursão” é meu primeiro contato com o autor Blake Crouch e sinceramente? Não consigo imaginar como poderia ter sido melhor.

            E se a memória fosse vista como algo totalmente diferente? Se existisse através dela, a chance de voltarmos no tempo? Essa é a premissa desse livro fantástico e, é com este início que somos apresentados a Barry Sutton e Helena Smith.

            Barry é um policial de Nova York que nunca conseguiu superar a morte precipitada de sua filha em um trágico acidente. Após essa tristeza em sua família, ele e a esposa acabam se divorciando. Mas será que se sua filha Megan não tivesse morrido, seu casamento teria resistido?

Em um dia típico de trabalho, ele é acionado para resolver um caso de tentativa de suicídio, e acaba de deparando com a doença que promete assolar a população, chamada Síndrome da Falsa Memória (SFM). A doença causa nas pessoas lembranças de vidas que elas nunca tiveram e tudo é tão real que elas se lembram de casamentos que nunca aconteceram, filhos e muitos outros detalhes perturbadores.

Helena Smith é neurocientista e há alguns anos vem desenvolvendo uma tecnologia para a melhora, e quem sabe até a cura, de pessoas que sofrem de Alzheimer, pois ela vê que sua mãe vem tendo o seu quadro clínico da doença piorando com o passar dos dias.

E quando em um dia comum a neurocientista recebe uma proposta de trabalho irrecusável de um dos homens mais ricos do mundo. A promessa inclui um salário astronômico e todo investimento que ela precisar para concluir seu projeto. Helena vê a chance de realizar seu grande objetivo de vida, e quem sabe finalmente conseguir a cura para essa doença tão cruel. Só que as coisas não saem como ela espera.

E a partir deste momento que somos apresentados a uma história alucinante de viagem em períodos do tempo e um exemplo claro de que a intenção pode mudar todo um experimento tecnológico. Helena começa a entender que muitos anos de pesquisa e estudos que eram para serem usados para ajudar, se em mãos erradas podem colocar o mundo de ponta cabeça.

O tempo já não funciona da mesma maneira e nossas memórias não acontecem do mesmo modo. É ai que Helena e Barry acabam se encontrando e tem a missão de colocar as coisas novamente em seus lugares.

É com essa premissa que tento aguçar a curiosidade de vocês para essa leitura espetacular. A escrita do autor é de tirar o fôlego e, é totalmente impossível largar o livro. Os detalhes são tão bem desenvolvidos que ao finalizar a leitura temos a sensação de que tudo ficou esclarecido.

Se você gosta de livros de ficção cientifica, esse é um prato cheio para você se deliciar em uma obra de muita qualidade e um enredo muito bem destrinchado.

Recursão é uma obra prima e mal posso esperar para ler outros livros do autor.



27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.