[Resenha] Vale do Fim - Ricardo Reis

“Vale do fim” autor: Ricardo Reis; editora: Amazon; 388 páginas”

Coisas muito incomuns começam a acontecer em um pequeno Vilarejo chamado “Vale do Fim’, após um trágico acidente de “autocarro” (van) que matou várias pessoas e deixou outras tantas com sequelas. No entanto, as sequelas não são comuns. Um deles morre e volta a vida pouco depois e todos parecem ter desenvolvido uma velocidade paranormal. Esses acontecimentos mudam completamente a rotina dos moradores de Vale do Fim.

Os afetados descobriram logo depois que haviam sido vítimas de um projeto de dois irmãos ingleses que chegaram em Portugal afim de colocar as experiências em prática. Esses irmãos possuíam ideias futuristas, mas muito distintas. Enquanto um gostaria de salvar a humanidade, o outro gostaria de dominar o mundo. A explosão dentro do veículo liberou um gás que estavam estudando há bastante tempo que possui propriedades de mutações genéticas.

Projeto CM e Projeto MG, cada um projeto de um dos irmãos, mas ambos trabalhando com a mesma ideia de mutações genéticas, e as primeiras ideias surgiram do irmão mais velho de George e August, os ingleses cientistas. Esse irmão mais velho tinha grandes ideias, mas não sabia controlar o poder delas. O primeiro soro que ele inventou, que dá a capacidade de controle de alguém, foi aplicado na própria filha o que permitiu que os irmãos mais novos utilizassem a própria sobrinha para os experimentos.

De início, como as ideias são parecidas, é difícil discernir qual é o irmão bom e qual é o irmão mau. Existe muitas traições e intrigas envolta de todo esse projeto. Os infectados buscam a cura a todo preço e os cientistas não medem esforços e testes para buscar mais respostas.

Com grandes poderes se têm grandes responsabilidades e dessa forma, os afetados se unem para buscar não só a cura para eles, mas para toda a população que começa a ser afetada por uma doença colateral desse projeto. Muitas pessoas começam a morrer e a luta contra o tempo é grande. E o inimigo que precisam enfrentar (o irmão mau) é ardiloso. E tem muito poder de manipulação, inclusive de manipular o próprio governo desde o início.

Preciso dizer que me solidarizei demais com a história de Alina, a sobrinha dos irmãos cientistas que teve sua vida inteiramente roubada por causa dos experimentos que foram feitos com ela desde muito nova. A garota nunca tem paz, ainda mais quando descobrem que ela pode ter alguma coisa em seu DNA que promoverá a cura. Muitas hipóteses são levantadas, muitas pessoas começam a ser estudadas e mais gente sendo gerada com o propósito de ser o salvador. O que proporcionará a vacina correta com seu sangue.

“A maldade estava no medo, no medo do desconhecido, era mais fácil aniquilá-lo do que conviver com ele”.

Apesar de ser uma distopia, foi impossível não ver algumas semelhanças na história com o momento em que vivemos. Um controle absurdo do governo, um vírus matando em massa, uma busca desesperada por uma vacina... É quase como se o livro fosse uma releitura do momento que vivemos atualmente, mesmo tendo sido escrito antes da pandemia. Eu não entendo de ciência, assunto muito presente nessa história, mas acredito que muitas das coisas apresentadas não são absurdas e poderia realmente acontecer.

Já imaginou se o mundo fosse dominado por mutantes? Eles seriam do bem ou do mal? Isso dependeria de quem os comandasse, portanto... É assustador.

Obviamente não tem como descrever tudo que acontece nesse livro, existem muitos personagens que possuem espaços significativos ao contar suas próprias histórias que estão interligadas com as histórias de outros personagens. E toda essa junção me proporcionou uma história inédita, original e instigante. Ainda me sinto convivendo com cada um dos personagens e me sinto apreensiva com medo da trama se tornar real.

Meu medo de não ter um final feliz foi muito forte. Quando se aproximava do final e tudo continuava dando errado, pessoas boas morrendo, o vilão premeditando todos os movimentos, eu quase perdi as esperanças. Foi um misto de emoções muito forte! Meu desejo agora é que algum dia esse livro se torne um roteiro de cinema, eu com certeza iria assistir na estreia!

Você tem Kindle Unlimited? Então aproveite para baixar gratuitamente esse livro!

Compre: 




27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.