[Resenha] A Isca - Uma história real - João Pedro Portinari Leão


“A isca” é quase uma autobiografia narrado por João Pedro Portinari Leão, que ficou conhecido como João tubarão após passar por uma situação impressionante.

João sempre foi apaixonado pelo mar. Morador de  Búzios, ele sempre acompanhou seu pai nas pescarias e depois, influenciado por surfista, se envolveu no windsurf, uma atividade que logo se tornou sua grande paixão.

É claro que ele sempre teve o conhecimento do perigo das águas. Sua família encarava os riscos diariamente e seu avô ainda contava histórias incríveis de suas aventuras com tubarões. João, assim como sua família, não tinha medo de tubarão, queria ainda caça-los como outros integrantes de sua família fazia.

Mas um acontecimento inesperado o desestabilizou. Ele estava apenas praticando um pouco de windsurf com sua prancha nova, amarela, quando sentiu um puxão, foi tudo muito rápido, quando se deu conta, sua pele estava soltando de sua perna. Ele havia sido mordido por um tubarão. Uma corrida pela vida se seguiu, talvez movido pela adrenalina, João ainda conseguiu nadar até terra firme e pedir ajuda. Um casal foi o anjo da guarda deles, responsável por ele estar vivo contando essa história.

Cada relato de sua vida nos prende atenção. João tem uma vida em um local considerado um paraíso, passou por um momento terrível, ficou por muito tempo traumatizado, mas superou e voltou para as águas, nos passando uma bela mensagem de superação.

Senti a energia dele pelas páginas, no momento em que ele narra sua vida diária até o momento do ataque que nos faz adotar uma leitura mais frenética , ávida para receber cada informação, cada detalhe do que aconteceu. Apesar de ter uma escrita por vezes técnicas, o autor se preocupa em explicar, proporcionando uma experiência agradável de leitura até mesmo para uma pessoa leiga como eu, que nunca fui a praia.

Apesar de nunca ter visto o mar, através dessa história me senti lá e apesar do João ter superado o acidente e o trauma que havia adquirido, eu confesso que ainda estou abalada. É realmente impressionante a história de vida desse homem.

Vou deixar um link para a matéria no site extra para quem João deu entrevista, só clicar aqui.


27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.