[Resenha] O ódio que você semeia – Angie Thomas

Lançamento: 2017
Páginas: 378
Editora: Galera

                Ao iniciar a leitura eu estava com as expectativas muito altas, pois tinha lido críticas muito positivas sobre o livro. Fui surpreendida, a leitura foi muito melhor do que eu esperava.

            Starr aprendeu desde muito cedo com seus pais, como uma pessoa negra deve se comportar quando está diante de policiais. Nunca fazer movimentos bruscos, sempre ter as mãos à mostra e só falar quando for solicitado.

Ela vive com sua família em gueto onde existem muitos casos de envolvimento com drogas e violência. Porém a jovem de 16 anos não convive apenas com essa realidade, depois de um acontecimento trágico envolvendo sua colega, seus pais decidem colocar os filhos em um colégio particular em outro bairro.

Starr se vê dividida entre seus “dois mundos” o que frequenta na escola com colegas muito ricos, seus amigos e seu namorado que são brancos e o do lugar que encontra quando volta para sua casa.

Um de seus melhores amigos é Khalil, eles cresceram juntos desde bebês e sempre mantiveram uma solida amizade até que pela mudança de escola, a garota acabou se afastando de seu amigo. Em uma festa eles acabam se encontrando e uma briga acontece, fazendo com que os dois tenham que sair rápido do lugar.

Khalil oferece uma carona a Starr. E no caminho eles são parados por uma viatura da polícia.  A jovem sabe exatamente como deve se comportar, mas será que o amigo também conhece as regras?

Um movimento errado, uma suposição equivocada e a vida do melhor amigo de Starr chega ao fim, apenas o que resta é a revolta e muito sangue pelos tiros disparados pelo policial.

A garota então se torna a principal testemunha do crime e vai ter que aprender da maneira mais difícil como encontrar sua voz diante do luto, indignação e pela justiça que ela tanta passa a desejar.

Esta é uma leitura real, cruel e visceral. A força da jovem protagonista é algo incrível e admirável. A realidade a qual somos apresentados é a vida que muitas pessoas enfrentam diariamente. O crime que podemos acompanhar nessa história é tão comum, onde a única coisa que define entre a vida e a morte é a cor da pele, como se isso fosse um fator de decisão.

O ódio que você semeia é um livro com tantos temas importantes e que necessitam ser discutidos, é uma leitura cheia de força e muito relevante.

Conforme a história se desenvolve podemos observar o amadurecimento de Starr e sua luta e de muitos por justiça, para que a morte de Khalil não fique impune. Podemos conhecer a realidade da jovem e do lugar onde ela vive e entender seus muitos conflitos diários tentando entender como equilibrar seus dois mundos, suas duas realidades.

É uma leitura que possibilita entender nossos privilégios, que para começo de conversa nem deveriam nos diferenciar, é onde Angie Thomas usa seu lugar de fala de maneira brilhante através de Starr e nos somos agraciados podendo ler suas narrativas e experiências. Um livro forte e incrível. Recomendo demais!

Vale resaltar que a obra teve sua adaptação para o cinema em 2018, com direção de George Tillman Jr e teve Amandla Stenberg como Starr.


29 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.