[Resenha] Por lugares incríveis - Jennifer Niven

Por lugares incríveis – Jennifer Niven
Lançamento: 2015
Lançamento da edição: 2020
Páginas: 336
Editora: Seguinte

Por lugares incríveis é um livro Young Adult que me conquistou logo nas primeiras páginas. A história aborda temas que podem ser considerados gatilhos para muitas pessoas: depressão e ideação suicida, então é importante saber disso antes de ler a obra, se você for sensível a temática, melhor evitar a leitura.

A narrativa é realizada em primeira pessoa, e alterna entre Finch e Violet que são nossos jovens protagonistas. O que ambos têm em comum? Ambos já pensaram em suicídio. Fora isso eles tem vidas muito diferentes.

Violet tinha uma vida perfeita. Pais amorosos, uma irmã que ela adora e popularidade na escola. Porém seu mundo desmorona quando em um acidente de carro, ela perde sua irmã Eleonor. Ela sobrevive, porém carrega a culpa pelo que aconteceu.

“– Não tem problema rir, sabia? A terra não vai se abrir. Você não vai para o inferno. Acredite. Se existe inferno, eu vou pra lá antes, e eles vão estar muito ocupados comigo pra fazer seu check-in”.

Theodore Finch é considerado por muitos a aberração da escola, perseguido por alguns colegas da turma ele convive com vários picos de depressão. Sua família é apática quanto a seus problemas psicológicos e ele tem uma relação muito conturbada com seu pai, que após a separação constituiu uma nova família.

“... É isso que quero fazer com Violet – dar a ela só o bom, manter o ruim longe, para que o bom seja sempre tudo o que temos à nossa volta.”

Enquanto Violet conta os dias para a formatura para enfim poder ir embora da cidade onde sempre viveu, Finch pesquisa sobre dados e maneiras de suicídio.
O caminho dos dois acaba se cruzando quando ambos se encontram no alto da torre da escola onde estudam. Violet não sabe direito como foi parar na beirada da torre, e Finch apenas estava chegando como seria chegar tão perto de pular.

Com esse encontro eles acabam se aproximando e mesmo com a relutância inicial dela na amizade, ele acaba conquistando sua confiança, afinal Finch se resume a muito mais que um garoto problemático, como é conhecido, ele é encantador, divertido, inteligente e irônico.
Um projeto de geografia acaba de vez unindo os dois. A missão: conhecer lugares incríveis no lugar onde moram. E são nessas andanças que ambos acabam se aproximando e vivendo ótimos momentos juntos.

“- Você merece coisa melhor. Não posso prometer que vou estar por perto, não porque eu não queira. É difícil explicar. Sou problemático. Estou despedaçado, e ninguém pode me consertar.”

A leitura me prendeu de maneira única e arrebatadora, pois a escrita da autora é muito envolvente e através dela, conseguimos um grande aprofundamento nas emoções dos personagens. Esse é um livro forte e repleto de diálogos intensos e marcantes (não à toa, acho que gastei todos os post-its nele).
É muito real a maneira como podemos observar por ambos os lados às sensações e dilemas vividos pelos personagens. Como ambas as famílias lidam com a situação de seus filhos e como eles enxergam o mundo em que vivem.

É uma leitura intensa e carregada de emoção, porém apesar de parecer uma história simples, a obra me marcou muito. É aquele livro que mesmo após terminar, você fica pensando sobre os temas abordados e as dores dos personagens acabam ficando marcada em nós.

“Ela é oxigênio, carbono, hidrogênio, nitrogênio, cálcio e fósforo. Os mesmos elementos que estão dentro de todos nós, mas não consigo parar de pensar que ela é mais que isso e que tem outros elementos dos quais nunca ouviu falar, que a tornam diferente de todas as outras pessoas”.

Outro ponto que preciso dizer é a perfeição das características físicas do livro, além de ser de capa dura a lombada é da cor da capa, um verde lindo e marcante. A diagramação é maravilhosa para leitura e ao final o livro possui um mapa explicando os lugares por onde nossos protagonistas andaram (pois são lugares reais em Indiana).

Para os que amam adaptações de livros para as telonas, o filme já conta com a produção realizada pela Netflix, dirigido por Brett Harley que foi lançada em 28 de fevereiro de 2020. Como Theodore Finch temos Justice Smith e Violet Markey Elle Fanning. Eu particularmente gostei do filme, mas claro, a leitura possibilita uma experiência muito mais completa.

Por lugares incríveis foi uma leitura que amei realizar nesse momento e apesar de ao finaliza-lo minhas emoções estarem à flor da pele, eu indico muito a leitura.

27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.