[Resenha] Um brinde aos amores reais - Carla Rocha

“Um brinde aos amores reais”; autora: Carla Rocha; editora: Viseu; 100 páginas.

A antologia reuni 44 textos que mesclam entre poéticos e narrativos a diversidade possível nos relacionamentos amorosos.

Os primeiros textos são bem românticos e por isso já conseguiram me conquistar de primeira. O tom poético dos textos proporcionam aquela sensação maravilhosa de quentinho no coração, sorriso bobo e de pensar naquele(a) que amamos com o coração transbordando de amor.

As palavras parecem ter passado por uma seleção porque todas elas se encaixam perfeitamente para resultar em um texto cheio de sentimento e significados. A intensidade dos textos é realmente adequada a intensidade em que sentimentos. E por isso, os textos vão adquirindo novas abordagens. Eles transitam pelo caminho do pós amor, da dor da perda, e do descuidado. Passa por um momento nos escuros lugares onde o amor se transforma em ódio e chega em um ponto onde o amor próprio reina.

Particularmente esses textos em que o amor próprio, a valorização de quem somos, são textos que eu gostaria que o mundo todo lesse. Refletisse e praticasse também. As palavras que compõem os textos são reais e dão um verdadeiro tapa na cara. Cada exemplificação que a autora dá nos cauda uma auto reflexão e melhor de tudo, terminamos com aquela determinação de quem entendeu onde errou e vai fazer tudo certo de agora em diante.

Fiquei completamente encantada pela facilidade em que as palavras fluíram e tocaram diretamente meu coração. Muitos dos textos me proporcionaram momentos reflexivos e mensagens extremamente importantes tiveram um sério diálogo comigo. Me tocaram, me acertaram em cheio e me acalentaram. Para uma pessoa romântica vivendo em tempos difíceis, ler palavras como essas são como um bálsamo.

“Quem disse que seria fácil? Amar nesse mundo, em que tudo é descartável é para quem tem coragem, não é pra qualquer um! Perde-se por amar em demasia, se perder por amar em escassez, se perde por não saber amar. Por pessoas que não sabem valorizar as coisas boas do seu parceiro ou até mesmo por exigir demais de si e do outro. Enfim, se perdem no meio do caminho. Que medo é esse que as pessoas têm de amar? De se doar? De se mostrar? Dar a cara pra bater?… Sendo que, se cair, do chão não passa!”

Assim como o livro começa com os textos em tom romântico, a obra tem seu desfecho no mesmo tom. E o último texto, que dá a origem ao título do livro, transmite aquela sensação de encerramento de uma experiência que valeu muito a pena.

Não costumo ler obras nesse estilo, mas ter saído da minha zona de conforto foi maravilhoso. O livro nos proporciona mais que uma leitura, nos proporciona uma experiência com nosso interior e essa conversa íntima entre o livro e a gente mesmo, que mexe com a nossa mente, é o diálogo mais enriquecedor que podemos ter.


Compre:
     



27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.