[Resenha] Pessoas normais - Sally Rooney

 Olá pessoas, como estão? Hoje trago a resenha de um livro que estava doida para ler a um tempinho. Confesso que essa vontade começou quando conheci a série, que traz o mesmo nome do livro só que com o título em inglês, Normal People e foi produzida pela plataforma Hulu, teve sua estreia em 26 de abril de 2020 e conta com 12 episódios.

Pessoas Normais é um livro da autora Sally Rooney (Conversa entre amigas, 2017) e foi publicada pela editora Companhia das Letras.  O livro relata a história de amor entre dois jovens que se conhecem no ensino médio, porém ela vai muito além de apenas mais um “romance clichê” entre dois jovens, (nada contra esse tipo de romance, aliás, adoro) ela aborda temas bem impactantes como alguns tipos de abuso, problemas psicológicos, machismo, entre outros.


Marianne e Connell se conhecem durante o ensino médio, mas na escola pertencem a grupos diferentes. Enquanto ele é popular e querido por todos, ela não tem amigos e usa seu sarcasmo e inteligência como um escudo contra as provocações e até mesmo bullying para sobreviver a esse período.

A aproximação dos dois acontece fora do ambiente escolar, pois a mãe de Connell, Lorraine, trabalha para a família de Marianne, então nos dias em que ele vai buscar a mãe no trabalho, eles começam a ter algumas conversas casuais e acabam iniciando uma amizade bem colorida, se é que vocês me entendem.

Uma coisa fica bem clara entre eles, a relação precisa ser mantida em segredo, afinal Connell não quer que seus amigos saibam sobre esse relacionamento, pois Marianne é vista como desequilibrada pelos colegas de escola.

O bacana dessa história é acompanhar os dois conforme eles vão ficando mais velhos, na faculdade, enfrentando a vida e seus problemas, e não apenas como um casal, pois a relação deles é baseada em muitos momentos na amizade.

Imagem da adaptação do livro
Normal People (HULU) Connell
(
Paul Mescal) e Marianne (Daisy Edgar-Jones)
Eu tive uma experiência diferente em relação à leitura, afinal eu já conhecia a história pela série e olha, fiquei muito impressionada com a forma parecida que eles fizeram a adaptação, principalmente os diálogos. Se você já leu o livro, aconselho muito a assistir a produção também, pois está ótima.
A escrita de Sally é muito envolvente já que a narrativa é construída predominantemente por diálogos, isso torna a leitura muito fluida, e a maneira como a história caminha torna o livro muito interessante. As várias temáticas abordadas são um ponto alto. Os problemas psicológicos enfrentados pelos personagens trazem a tona várias discussões importantes e possibilitam muitas reflexões.

Deixo vocês com alguns trechos do livro e até a próxima!

“Não se sinta mal. Sou mais inteligente que todo mundo”.
“Mas sabe, você fica vermelho com qualquer coisa, é uma característica sua”.
“Marianne tinha a sensação de que sua vida real acontecia em outro lugar, bem distante dali, acontecia sem ela, e não sabia se um dia descobriria onde era e se seria parte dela”.
“A maioria das pessoas viveriam suas vidas inteiras, Marianne pensou, sem nunca se sentirem tão próximos de alguém”.
“Até nas lembranças ela achará este momento insuportavelmente intenso, e tem consciência disso agora, enquanto ele acontece. Nunca se achou digna de ser amada por alguém. Mas agora tem uma vida nova, da qual este é o primeiro momento, e mesmo depois que muitos anos se passarem, ela ainda vai pensar: Sim, foi ai o começo da minha vida”.

27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

4 comentários:

  1. Eu amo essas histórias, pela sua resenha achei o livro bem interessante e fiquei mega curiosa pra ler :D Dica anotada!!

    https://www.submersaempalavras.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Monyque, tudo bem?
      Que bom que gostou da resenha! Quando ler, volte aqui para dizer o que achou! Caso goste de séries, a adaptação também está muito bacana! Bjus

      Excluir
  2. Olá Angélica,
    Adorei ler sua resenha. Já tinha lido algumas resenhas meio contraditórias sobre esse livro e gostei bastante da sua opinião.
    Aliás, nem sabia que tinha uma adaptação e fiquei curiosa.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ray, como está? Fico imensamente feliz que gostou da resenha! Honestamente não decidi se gostei mais da série ou do livro, pois ambos são incríveis! Se ler ou assistir, volte para dizer o que achou! Bjus

      Excluir

Tecnologia do Blogger.