[Resenha] O diário internacional de Babi - Chris Salles

"O diário internacional de Babi"; autora: Chris Salles; editora: Outro Planeta; 270 páginas.

Babi tem quatorze anos e é a irmã do meio. Só isso já faz dela a menos importante. E para piorar a situação, a mãe está se mudando com ela e os irmãos pra Orlando! Ela, brasileira, arranha bem mal no inglês e tem certeza que isso será um desastre. E ela não poderia estar mais certa.

Já antes de embarcar ela percebe que tem um garoto de óculos escuros em pleno aeroporto conversando com todas as meninas. De cara ela já imaginou o quanto ele era galinha e metido. E logo depois de fazer esse julgamento ela percebe que perdeu sua pulseira que continha uma coleção de pingentes que representavam suas amigas do Brasil. Aquele objeto é extremamente importante para ela e perder a deixou desolada. Ela garantiu que não embarcaria até encontrar, mas lógico que a mãe não permitiu esse protesto.

Já no avião, muito triste com o que aconteceu, viu o garoto dos óculos escuros se aproximando e descobre o erro que havia cometido: ele não estava falando com todas as garotas por ser um galinha, ele fazia isso porque procurava a dona da pulseira que ele encontrou e, como ela era a última que faltava perguntar, ali estava ele, salvando a vida dela!

Esse ato a fez repensar sua atitude e também os aproximaram. Durante a viagem, várias vezes eles se aproximavam para conversar sobre músicas e sobre seus destinos. Ele estava voltando para morar com seu pai após uma temporada no Brasil. Ambos desembarcariam em Orlando, mas Babi ainda não sabia qual era o endereço em que ficaria, por isso Theo anotou o número de seu celular no pulso da garota para que ela ligasse para ele assim que se instalasse.

Mas infelizmente a vida de confusões de Babi começou cedo. O número havia apagado de seu pulso. O primo (por quem ela foi apaixonada na infância) não parecia nada o mesmo. A prima com quem sempre implicava parecia a mesma, só que menos implicante. E os problemas a cercaram logo a seguir.

Os primos a convidam para jogar baisebol, esporte bem americano, e ela, sem nenhuma experiência, conseguiu acertar a bola na lanterna do carro de seu primo Vinicius, que precisou arrumar um emprego para consertar o problema.

Isso já a fez se sentir mal, mas foi o acontecimento seguinte que a destruiu ainda mais. Ao ser convidada para um boliche com a prima e as amigas, ela reencontra Theo, eles conversam e finalmente trocam números nos aparelhos, impedindo de perder novamente. Ele promete a ela que indicará uma música para ela todos os dias (o que ele cumpre, exceto quando acontece alguns imprevistos - o que acaba acontecendo bastante).

Mas assim que ele se afasta, outra garota se aproxima. Magra, linda, loira, parecendo uma modelo e aranhando ainda mais no português do que ela aranha no inglês, ameaçou Babi. Deixou bem claro para ela que devia se afastar do garoto.

Isso já a desesperou e fez ter vontade de ir embora, mas ela foi bastante persistente antes de tomar essa decisão.

Babi virou chacota nas redes sociais. Virou meme após participar de alguns encontros sociais em que aprontaram com ela. A família não parecia dar muita atenção para os seus problemas, mas o seu coração estava totalmente entregue ao Theo. E esse era o único motivo que a mantinha ali. Até que, claro, veio mais uma grande decepção.

Os problemas a perseguem e ela acredita que o grande motivo disso seja Orlando. É fato que ela não se adaptou, ela não conseguiu encontrar o seu lugar e tudo a faz sentir que precisa voltar. E quando sua melhor amiga do Brasil revela que o pai dela morreu e que ela está muito mal, esse é o impulso que ela precisava para decidir voltar para seu país. E isso envolvia muito preparo e mentiras.

"Sabe quando você chega ao ponto de preferir ser esmagada por um caminhão a continuar vivendo? É o que estou sentindo agora e, apesar da minha fama de ser dramática e exagerada emocionalmente intensa, tenho meus motivos para isso."

No entanto, essa fuga vai revelar mais do que ela imaginava e muitas coisas são esclarecidas.

"Está vendo no que dá mentir? Vira uma bola de neve. Você tem de ficar inventando mentiras e mais mentiras para esconder as primeiras. Chega a um ponto em que você não sabe mais o que é verdade ou invenção".

Não é a toa que esse livro possui uma indicação da autora Paula Pimenta em sua capa. A escrita deliciosa se assemelha muito com a da Paula. Deliciosa, instigante, envolvente e bem amorzinho. Fazia tempo que uma leitura não me prendia tanto a ponto de me fazer continuar até de madrugada e não largar até terminar.

Vocês já sabem que Paula Pimenta é uma das minhas autoras preferidas e livros infanto juvenis me fazem muito bem por sua leveza e doçura. Já busquei mais livros dela, mas infelizmente não encontrei nenhum outro. Chris, por favor, escreva mais, sua escrita é maravilhosa!

E para finalizar quero parafrasear o comentário que minha diva Paula Pimenta fez nesse livro, pois ele define bem toda a história:

"Babi nos ensina que a vida real também tem seus momentos de contos de fadas. Basta a gente permitir que eles aconteçam." - Paula Pimenta


Compre:
     



27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

2 comentários:

Tecnologia do Blogger.