[Resenha] Genshiken - Kio Shimoku

Genshiken é um clube universitário que reúne fãs da cultura pop japonesa, ou seja, otakus. O clube, inicialmente formado por quatro rapazes, logo ganha um novo integrante quando Kanji Sasahara ingressa no colégio.

Além dos cinco garotos que formam o clube, existe uma garota que o frequenta por ser apaixonada por um dos integrantes. O garoto que ela gosta parece não perceber, por mais que ela sempre tente jogar indiretas, por isso ela decide recorrer a conselhos dos garotos do clube.

Os costumes de otakus são diferentes, com certeza e isso é algo que é constantemente retratado. Todas as coisas que já são esteriótipos e muitas outras coisas são debatidas no decorrer da história por meio de diálogos divertidos entre os personagens.

Eu, por ser um pouco leiga no universo otaku, fiquei perdida muita das vezes com algumas expressões e até mesmo alguns comportamentos que, no meu ponto de vista, são um pouco inapropriados. Mas o mangá consegue fazer com que o leitor seja um participante ativo do clube ao introduzi-lo nos encontros e permitir que conheça os pensamentos dos personagens.

Me surpreendeu que no final existe um glossário explicando o que significa cada uma dessas expressões típicas dos otakus que não são comuns entre todas as pessoas.

Eu aprecio muito a cultura japonesa, participo de eventos e sou ativa em algumas novidades, mas estou longe de ser uma otaku e foi bem interessante conhecer um pouco mais desse universo por meio dessa leitura. Assim como a personagem feminina do começo do livro fica um pouco surpresa com o comportamento do garoto otaku por quem se apaixonou, eu também fico. Mas enfim, não devo generalizar todos pelo que li nesse mangá, acredito que o universo otaku é muito maior que isso e que as personalidade de cada pessoa é algo único e incomparável.

Gostos podem ser parecidos, mas a personalidade é sempre diferente e acredito que esse mangá nos mostra um pouco disso quando nos apresenta mais uma personagem no final que causa um grande impacto!

.
A coleção conta com nove volumes e até o momento li o primeiro apenas e ainda não posso afirmar que continuarei.

A história também já ganhou adaptação para anime e é possível encontrar alguns de seus episódios disponíveis no YouTube.


27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

Um comentário:

Tecnologia do Blogger.