[Resenha] Barbareco o menino que queria ser palhaço - Mário Pecand

livro infantil - literatura
"Barbareco o menino que queria ser palhaço"; autor: Mário Pecand; editora: Ciranda Cultural; 31 páginas.

Barbareco é um jovenzinho muito engraçado que sonhava em ser palhaço. Ele sempre pedia para sua mãe deixar, mas ela sempre dizia não e, quando ele questionou o motivo, ela respondeu que era porque ele não obedecia a mamãe.

Ele foi para o quarto e chorou. Esse era seu grande sonho e sua mãe não aceitava. Ela queria que ele fosse médico ou uma dessas profissões que os pais costumam sonhar para os filhos mesmo.

Mas o menino foi surpreendido quando recebeu a visita da “Fralda do Dente” (como ele chamou da primeira vez) e, apesar de seu nome, ela estava ali só para ajudar, sem pedir dentes em troca. Ela prometeu ajudar o garotinho se ele concordasse em se comportar. Após muita brincadeira, eles entraram em acordo.

A fada propôs que ele fizesse uma apresentação para as crianças e, se fosse uma boa apresentação que agradasse o público, ela falaria com a mãe de Barbareco. Ele já se animou, fez mais de suas brincadeiras e foi ansioso ao circo para cumprir seu objetivo.
“-Você fará uma apresentação para as crianças. Terá de ser bem divertida. Se elas gostarem, eu falo com a sua mãe.-Se eu passar um pouco de graxa eu fico mais engraxadinho?”
Já no circo, Barbareco conhece o palhaço Toktok. Mesmo envergonhado, o encontro não poderia ser mais divertido, Barbareco colocou toda sua palhaçada em ação durante a conversa com o palhaço do circo. Mostrando sua sabedoria, sagacidade e, claro, seu lado brincalhão, conquistou o palhaço Toktok.

Barbareco é um verdadeiro palhaço por essência. Não se passa mais de duas frases sem que ele solte uma pérola divertida. As piadas são leves, inocentes e muito engraçadas. Ele faz trocadilhos, tira sarro de respostas e tudo que o Toktok perguntava, ele achava um jeito de responder de um jeito engraçado.

Sendo assim, era óbvio que ele teria sua chance de se apresentar no circo! Só resta saber se ele mandaria bem. Alguém tem alguma dúvida?

O livro é de uma imensa alegria, desde suas páginas lindamente ilustradas até o humor de seu personagem principal que tem um carisma arrebatador. Uma criança inteligente e muito divertida que transmite sabedoria e felicidade através de seu diálogo. Mesmo que você seja adulto, não tem como não rir das piadas desse garotinho e no final, ficar com aquele quentinho no coração.

Além de tudo isso, o livro mostra a importância do circo, o grande valor que os profissionais circenses possuem, dando ênfase ao palhaço que, pode não curar enfermidades físicas, mas conseguem tirar sorrisos sinceros e, como diz aquele famoso ditado “Rir é o melhor remédio”. Ser palhaço é fazer transplante de alegria. Por isso, Viva o circo e todos a que a ele pertence!

Sobre os criadores:

O autor Mário Pecand é professor de teatro, palhaço há mais de 30 anos, contador de histórias, ventríloquo e confidencia: "Desde pequeno gostava muito do cheiro de livro novinho".

Já a ilustradora Claudia Marianno, sempre foi amante do lápis de cor, do giz de cera e das histórias da imaginação. Juntos, eles dão vida ao Barbareco, que vai te fazer rolar de rir e se emocionar".


Adicione ao Skoob




27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.