Ultimas

17 outubro 2019

[Resenha] Jogo de máscaras - Pia Prates

Adicione ao Skoob ❤ Compre
"Jogo de máscaras”; Autora: Pia Prates; Editora: Coerência; 386 páginas”.
     Em um colégio americano interno de elite, jovens vivem suas vidas de aparências. É o dinheiro quem define quem você é.
     Mai Backer é uma desses estudantes. Com personalidade muito forte, ela cultiva bons amigos e uma língua afiada. Ela namora Jasper desde muito nova, as famílias aprovam o relacionamento que é importante para as classes. Apesar dela gostar do namorado, ela não concorda com os ideais impostos por essa sociedade que leva a reputação e a vida financeira como prioridade.
     Após um momento de fraqueza, Mai recebe em seu “esconderijo” um visitante inusitado, West. Ele sempre foi para ela um cara odiável. O típico garoto galinha que não tinha nenhum tipo de atrativo além da beleza física. Porém, a forma como ele se aproximou conseguiu uma noite com ela. Noite, que ela não sabia, mas marcaria sua vida para sempre.
     Após o acontecimento, a culpa por ter traído Jasper a consome, mas no momento ela se sente tão ligada a West que sua mente se torna uma confusão. Mas esse é apenas o primeiro problema. Quanto mais ela tentava resolver o acontecimento, mais se complicava. O sentimento por West vai se intensificando, o que ela achou que não se repetiria mais, se repetiu com frequência e a necessidade de confessar a traição a Jasper a consome. Mas assim que ela conseguiu reunir coragem, outra pessoa já fez o serviço: Lily.
    Lily é a irmã de Jasper e também costumava ser a melhor amiga de Mai. Após o incidente com West, Mai percebeu um comportamento muito estranho com a cunhada que estava sempre cutucando-a, insinuando que sabia de seu segredo. Quando finalmente ela a expõe, Mai não pode mais fugir do segredo. Agora com tudo as claras, ela precisa lidar com West que tem um comportamento um tanto machista e babaca e com todo o colégio a chamando de vadia.
    Mesmo já tendo sido arruinada, Lily parece ainda querer aprontar mais contra a ex melhor amiga e os ataques começam a ter mais intensidade. Após um acontecimento terrível onde West, o garoto para quem ela já tinha entregado seu coração, a deixa levar uma surra enorme, ela se questiona mais uma vez sobre o caráter dele.
"Eu me sentia usada. Sentia-me igual a todas as garotas que ele levava para a cama apenas porque estava com vontade de levar”.

     Mas não para por aí, por algum motivo, Mai é muito piedosa e acredita de verdade que West é um garoto ferido que esconde suas dores por trás de todo o comportamento hostil. Além do desejo carnal muito intenso, ela acredita que a presença dele a faz melhor e que ela pode ajudá-lo também. O problema é era uma escola onde todos usam máscaras e confiar em alguém ali é um desafio arriscado demais.
     Um plot twist se revela para surpreender a protagonista e também o leitor que vai pode encaixar todos os acontecimentos e relacionar o título do livro com a história. Após essa grande revelação, o livro ganha um ritmo ainda melhor, sendo instigante até a última página. Com diálogos muito criativos entre os personagens, a história se constrói em um cenário de poder, onde o dinheiro comanda tudo.

    Eu mencionei que é uma história que se passa em terras americanas, mas só concluí isso por causa do nome do colégio e dos nomes dos personagens que são bem comuns por lá. Assim como várias histórias americanas que costumamos assistir, o livro expõe jovens mimados, preocupados com aparências, vivendo seus conflitos internos e sendo comandados por questões financeiras e de renome. A narrativa apresenta um discurso feito para incomodar. De forma dura e impactante, a história nos apresenta problemas sociais e empoderamento feminino em meio a diversos jogos manipuladores instigantes.

*E uma protagonista que eu quis muito socar a cara várias vezes. Desculpe, eu precisava desabafar. E eu ainda preciso conversar com outro leitor desse livro, ainda tenho muitas reações entaladas loucas para serem compartilhadas. Entre elas, vários "Eu não acredito que ele fez isso".

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Estante da Josy
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates