[Resenha] Jogo de máscaras - Pia Prates

Adicione ao Skoob ❤ Compre
"Jogo de máscaras”; Autora: Pia Prates; Editora: Coerência; 386 páginas”.
     Em um colégio americano interno de elite, jovens vivem suas vidas de aparências. É o dinheiro quem define quem você é.
     Mai Backer é uma desses estudantes. Com personalidade muito forte, ela cultiva bons amigos e uma língua afiada. Ela namora Jasper desde muito nova, as famílias aprovam o relacionamento que é importante para as classes. Apesar dela gostar do namorado, ela não concorda com os ideais impostos por essa sociedade que leva a reputação e a vida financeira como prioridade.
     Após um momento de fraqueza, Mai recebe em seu “esconderijo” um visitante inusitado, West. Ele sempre foi para ela um cara odiável. O típico garoto galinha que não tinha nenhum tipo de atrativo além da beleza física. Porém, a forma como ele se aproximou conseguiu uma noite com ela. Noite, que ela não sabia, mas marcaria sua vida para sempre.
     Após o acontecimento, a culpa por ter traído Jasper a consome, mas no momento ela se sente tão ligada a West que sua mente se torna uma confusão. Mas esse é apenas o primeiro problema. Quanto mais ela tentava resolver o acontecimento, mais se complicava. O sentimento por West vai se intensificando, o que ela achou que não se repetiria mais, se repetiu com frequência e a necessidade de confessar a traição a Jasper a consome. Mas assim que ela conseguiu reunir coragem, outra pessoa já fez o serviço: Lily.
    Lily é a irmã de Jasper e também costumava ser a melhor amiga de Mai. Após o incidente com West, Mai percebeu um comportamento muito estranho com a cunhada que estava sempre cutucando-a, insinuando que sabia de seu segredo. Quando finalmente ela a expõe, Mai não pode mais fugir do segredo. Agora com tudo as claras, ela precisa lidar com West que tem um comportamento um tanto machista e babaca e com todo o colégio a chamando de vadia.
    Mesmo já tendo sido arruinada, Lily parece ainda querer aprontar mais contra a ex melhor amiga e os ataques começam a ter mais intensidade. Após um acontecimento terrível onde West, o garoto para quem ela já tinha entregado seu coração, a deixa levar uma surra enorme, ela se questiona mais uma vez sobre o caráter dele.
"Eu me sentia usada. Sentia-me igual a todas as garotas que ele levava para a cama apenas porque estava com vontade de levar”.

     Mas não para por aí, por algum motivo, Mai é muito piedosa e acredita de verdade que West é um garoto ferido que esconde suas dores por trás de todo o comportamento hostil. Além do desejo carnal muito intenso, ela acredita que a presença dele a faz melhor e que ela pode ajudá-lo também. O problema é era uma escola onde todos usam máscaras e confiar em alguém ali é um desafio arriscado demais.
     Um plot twist se revela para surpreender a protagonista e também o leitor que vai pode encaixar todos os acontecimentos e relacionar o título do livro com a história. Após essa grande revelação, o livro ganha um ritmo ainda melhor, sendo instigante até a última página. Com diálogos muito criativos entre os personagens, a história se constrói em um cenário de poder, onde o dinheiro comanda tudo.

    Eu mencionei que é uma história que se passa em terras americanas, mas só concluí isso por causa do nome do colégio e dos nomes dos personagens que são bem comuns por lá. Assim como várias histórias americanas que costumamos assistir, o livro expõe jovens mimados, preocupados com aparências, vivendo seus conflitos internos e sendo comandados por questões financeiras e de renome. A narrativa apresenta um discurso feito para incomodar. De forma dura e impactante, a história nos apresenta problemas sociais e empoderamento feminino em meio a diversos jogos manipuladores instigantes.

*E uma protagonista que eu quis muito socar a cara várias vezes. Desculpe, eu precisava desabafar. E eu ainda preciso conversar com outro leitor desse livro, ainda tenho muitas reações entaladas loucas para serem compartilhadas. Entre elas, vários "Eu não acredito que ele fez isso".

27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.