[Resenha] Um Casamento Americano - Tayari Jones

Edição exclusiva TAG ❤ Adicione ao Skoob
           Um homem negro é condenado por um crime que ele jura que não cometeu. Esse é apenas “o ponta pé inicial” do livro de Tayari Jones. Um Casamento Americano, aborda a história de dois jovens negros americanos que se apaixonam e quando realizam o sonho do casamento, são acometidos por uma reviravolta que torna a vida de recém-casados em um verdadeiro pesadelo.
Roy e Celestial mal poderiam imaginar que a vida poderia mudar tanto em tão pouco tempo. Dois jovens ambiciosos, talentosos que estavam crescendo de maneira muito positiva em seus empregos, tinham tudo para ter uma vida feliz e completa. Mas tudo mudou quando Roy foi acusado de ter violentado uma mulher.
Celestial sabe que Roy jamais faria algo tão abominável, mas apesar de sua tentativa de defender seu marido, a vitima do ato violento, não tem dúvidas sobre seu agressor. E no momento do reconhecimento, ela acusa Roy.
Mais será que o amor deles irá sobreviver à distância? Após o julgamento de Roy e sua condenação seu único contato com a esposa acontece em suas visitas a prisão. Ele não se conforma com sua condenação injusta e na maneira como as coisas acontecem em sua vida.
Celestial tenta ao máximo tirar seu marido na prisão e luta para provar sua inocência, e ao seu lado, ela conta com o apoio de seu melhor amigo André.
Nesta história são contados três lados. O de Roy, Celestial e André. No decorrer do livro, é possível observar que o casamento de Roy e Celestial passa por várias crises e momentos de instabilidade. Pois Roy é orgulhoso demais para aceitar sua nova situação, e essa atitude meio que acaba afastando sua esposa.
A autora organiza muito bem as partes do livro e isso é fundamental para entendermos e acompanharmos como a história de desenvolve, além de conhecermos os personagens e podermos de certa forma tomar partido em relação ao “triângulo amoroso” para o qual somos apresentados.
Pois bem caro amigos leitores, André esconde desde a infância seu amor por Celestial e com a prisão de Roy eles acabam se aproximando.
Mas como será que Celestial vai reagir a esse sentimento? Será que seu casamento com Roy terá futuro? Roy conseguirá provar sua inocência? Bem, isso vocês são vão descobrir quando lerem a obra. Mas posso adiantar que se trata de um livro muito bem escrito e com uma temática muito importante e atual, que é o racismo. Pois é possível observar que as chances de Roy ser condenado foram aumentadas pela cor de sua pele.
Esse livro vai te fazer refletir sobre como funciona o sistema prisional nos Estados Unidos, vai te fazer querer mudar o destino de Roy, vai te fazer ficar em conflito sobre como deseja que o livro termine, qual final seria o ideal, e sabe de quem é a culpa? De Tayari Jones e seus personagens muito bem construídos em um ótimo livro.
Por hoje fico por aqui! Até a próxima!

27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.