Franceses leem cinco vezes mais que brasileiros

     Que o índice de leitura do Brasil é muito baixo, todos nós já sabemos. Mas vocês sabiam que na França, os leitores somam 21 livros lidos por ano?

     De acordo com uma notícia divulgada no portal do RFI, o país vem enfrentando uma queda muito alta na venda dos exemplares, entretanto, nunca houve uma época que se leu mais como a de agora. Uma pesquisa realizada recentemente pela CNL (Centro Nacional do Livro) revela que 88% da população francesa lê regularmente uma média de 21 livros ao ano. Enquanto que no Brasil, apenas 52% da população tem o hábito da leitura e, mesmo assim, leem apenas 5 livros por ano. A média é de 4,96, e mesmo assim só 2,43 foram lidos totalmente.

     O público francês que lidera a lista, são mulheres e idosos. E os gêneros mais lidos são romances, manuais, histórias em quadrinhos e, principalmente, mangás.

     O mercado editorial entrou em crise desde 2015, quando a crise econômica na indústria se iniciou. As ameças de fechadamento de grandes livrarias, como a Saraiva e a Cultura, comprovam o quanto essa situação se tornou delicada ainda mais no nosso país. Apesar disso, a CBL se compromete organizando feiras e outros eventos, com esperança de retomar a força. Imagina que lindo seria se os brasileiros se inspirassem nos franceses e fizessem dessa crise o momento ideal para praticar a leitura.

27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.