[Resenha] Diário de uma escrava - Rô Mierling


"Diário de uma escrava"; autora: Rô Mierling; editora: Dark Side; 217 páginas.

Após mais de um mês de conclusão da minha leitura de "Diário de uma escrava" eu finalmente vim falar sobre esse livro.

Antes de começar essa leitura, eu estava em um longo período de ressaca literária, mas esse livro me fez sair desse status para logo me colocar novamente. O fato é que eu devorei essa leitura. A crueldade, o desenrolar dos acontecimentos... cada palavra me chamava muita atenção e eu não conseguia largar até saber o final.

Final questionável, eu sei, mas a questão aqui nem é sobre o final, é sobre a experiência como um todo. O relato forte de uma garota que foi sequestrada para servir de escr4va s3xual por anos!

É muito forte, é muito sincero e é muito impactante. Eu sei o quanto esse livro gera opiniões controvérsias e eu mesma não consigo elaborar uma opinião muito concreta sobre o que eu achei...
Sobre a parte técnica eu posso dizer que é impecável. A escrita da autora é primorosa, a riqueza de detalhes, a sensibilidade nas palavras... é impressionante. A edição belíssima feita pela Dark Side também impressiona pela beleza. Uma edição em capa dura com o corte lateral colorido e ilustrações na parte interna que dialogam muito com a história, quase como um complemento. 

No entanto, a história... é sim de embrulhar o estômago. Assim como as notícias dos jornais também nos reviram o estômago, certo? Li em algum lugar que a autora tinha a intenção de alertar às pessoas sobre o quanto esse crime é cruel e o quanto pode acontecer sem que você perceba. As manobras que o personagem utiliza na trama são baseadas em fatos reais. Tudo ali, apesar de ser uma ficção, é sim baseado em fatos reais e que de fato acontecem o tempo todo. Tive a impressão, em muitos momentos de estar lendo uma biografia ou um roteiro de um documentário.

Escrito por Rô Mierling, uma autora nacional, o livro fala com um público bem amplo. Esse tipo de crime não acontece exclusivamente no Brasil então o alerta pode ser geral. 

A história começa quando Clara, uma menina ainda menor de idade, está indo se encontrar com um pretendente de sua idade, mas é surpreendida por um homem que a sequestra e leva para um cativeiro. A partir daí é só desgraça. O homem passa a violenta-la diariamente e isso se repete por anos e anos e anos... Em muitos momentos ela arquiteta fugas que não costumam dar certo. 

Após muito tempo, já maior da idade, o sequestrador decide que quer “carne nova” então o que achava que não tinha como piorar, piora. Não vou contar mais para não estragar a experiência de leitura.
É possível notar o desespero de Clara em cada relato, a angústia, o desespero e até mesmo o sentimento da família que tem uma breve passagem na história. 

Não sei dizer se eu posso ou não te indicar esse livro. Com certeza não é um livro que vai agradar a todo mundo. Mas se você, assim como eu, gosta de sair da zona de conforto e conhecer histórias que balançam as estruturas, vale a pena você dar uma chance para essa leitura. É, certamente, uma história que eu não vou esquecer. 

27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.