[Resenha] O Patrulheiro Literário - Vinícius Lima Costa + Entrevista com o autor

Olá, leitores!


A resenha que trago hoje para vocês é um pouco mais especial já que estamos falando sobre o romance de estreia de um autor nacional. Vinícius Lima Costa chega nos lançando uma ideia que, até então, nunca havia me ocorrido e acredito que a muitos de vocês também não: para onde vão os escritores quando partem deste mundo?

Para Vinícius, a resposta é Literária, um lugar que se assemelha a um pequeno país, dividido em cidades e regido por um cotidiano parecido com o nosso. De imediato somos apresentados à Bela Leitura, uma cidade cujos bairros são separados em gêneros literários nos quais seus ilustres habitantes residem de acordo com as obras que produziram.

Ninguém sabe ao certo a lógica por trás do universo que os cerca, a única coisa da qual têm certeza é que a cada quatro meses um navio irá despontar no horizonte trazendo consigo mais autores e autoras que morreram no nosso mundo, apelidado por eles de "o mundo de lá".

Como em qualquer comunidade, seus membros desempenham funções: Homero, o prefeito, William Shakespeare, o comissário da polícia, Virgílio, vereador, Miguel de Cervantes, comandante da cavalaria e Luís de Camões, comandante da marinha, formam o “Conselho dos Escritores Célebres” e reestabelecem a ordem toda vez que ela é ameaçada.

O fato é que, com exceção de alguns desentendimentos pontuais entre vizinhos, a vida em Bela Leitura é pacífica. Do dia para noite, um ser desconhecido começa a aparecer em diferentes pontos da cidade anunciando que um plano para destruir Literária, e todas as criações de seus moradores, foi colocado em prática. Quando todas as tentativas de liquidar o problema se mostram inúteis, os membros do conselho decidem buscar por ajuda no nosso mundo.

Um acaso do destino, ou não, os leva até Minas Gerais e, por falta de expressão melhor, eles sequestram Arquimedes, um bibliotecário de 28 anos que, apesar da incredulidade inicial seguida do choque por conhecer seus ídolos e ser arrastado contra a sua vontade para um problema de enormes proporções, não demora muito para se afeiçoar àquelas pessoas e assumir a missão de derrotar o Sabotador.

Na tarefa de salvar Literária, Arquimedes visita inúmeros livros, com personagens muito conhecidos e aqui vai um alerta para aqueles que se incomodam com spoilers: existem trechos que revelam detalhes de obras, em sua maioria clássicas, da literatura. Dada a proposta do autor, entendo que seria impossível eliminar essas partes.

A narrativa é toda feita em 3ª pessoa, o que nos permite ter acesso a diferentes pontos de vista tornando a leitura mais fluida e interessante. Para mim, o charme desta história mora nos detalhes, desde a forma como esses autores de diversas nacionalidades e vindos de diferentes épocas coexistem em harmonia, até as referências em homenagem a outros tantos livros.

Mesmo se tratando de seu primeiro trabalho como autor, Vinícius Lima Costa escreve com segurança e sabe exatamente para onde quer levar seus personagens. Na trama de "Conspiração em Literária, a fantasia se mistura com um pouco de ficção científica e ganha nuances de romance, podendo agradar vários gostos e conquista muitos leitores.


Sobre o autor:

Nascido em 1968 em Belo Horizonte - MG, o autor cresceu num ambiente profundamente musical no qual teve aulas de piano com sua mãe e escutava os discos de música clássica e ópera do pai. No ensino fundamental sentia especial satisfação nas aulas de redação que lhe davam a oportunidade de produzir textos bem humorados que eram apreciados por seus colegas. Ao longo de sua juventude passou a perceber uma profunda conexão entre as músicas que escutava e seu estado emocional, o que contribuía para a sua capacidade de criar histórias. 

Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em 1992, advogou alguns anos como autônomo e aprovado em concurso público em 1999, tornou-se Procurador Municipal em Contagem - MG. Em 2014 ingressou numa jornada de autoconhecimento e leitura intensiva de clássicos da literatura mundial que, aliados a observação do comportamento de seus filhos e às suas recordações musicais, resultou agora nessa primeira obra. Fã de anime e tokusatsu, o autor é ainda cosplayer de alguns personagens clássicos de HQ’s e seriados dos anos 70 e 80.


Entrevista com o autor:

27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.