7 livros citados na quarta temporada de You - Série da Netflix

Oi oi, leitores e fãs de série, assim como eu. Chegou enfim a quarta temporada da série You na Netflix e, com isso, mas uma variedade de menções de livros durante os episódios. Como já é de costume por aqui, vim trazer pra vocês quais foram todos os livros citados na quarta temporada de You e, assim, ficar ainda mais por dentro do universo dessa série insana.

Mais uma vez, Joe, interpretado por Penn Badgley, muda de cidade e de nome para tentar uma nova vida que, segundo ele, seria livre das obceções e mortes. Mas todos nós sabemos que o nosso protagonista - que odiamos amar - nunca consegue se livrar desse ciclo vicioso. No entanto, dessa vez a caçada será com ele. Pessoas continuam morrendo, mas não é ele quem tá matando. Existe alguém ali naquele ciclo da alto sociedade que sabe de seu passado e parece querer chantagea-lo. 

A série tomou um rumo investigativo nesta última temporada de You, tendo as cenas de obecessão por mulheres sendo um pouco diminuídas (mas ainda existem). Alguns episódios parecem ter sido inspirados em "Um convite para um homicídio" da autora Agatha Christie, inclusive esse é um dos livros que poderiam ter sido citados durante a série para compor nossa lista. Apesar de não ser citado, senti que foi bem referenciado. 

Algo interessante nessa temporada também foi a inclusão de um escritor na série. Rhys Montrose é autor de "A good man in a cruel world" (que vocês verão compondo a lista como um livro fictício, ou seja, que não existe de fato, foi criado apenas para a trama da série). O escritor rico, que vive entre pessoas da alto sociedade, teve no passado uma vida humilde e bem difícil. Com seu trabalho ele conseguiu reconhecimento, dinheiro e fama e agora convive com os demais ricos da alto sociedade, mesmo não se identificando tanto com eles.

Sem mais delongas, aqui vai a lista de todos os livros e também autores que foram citados ou referenciados de alguma forma durante a primeira parte da quarta temporada de You.

A good man in a cruel world (Um homem bom em um mundo cruel) - Rhys Montrose

Este livro você não vai conseguir encontrar para comprar, afinal, ele foi criado exclusivamente para compor o enredo da série.


Tito andrônico - William Shakespeare

É uma tragédia de William Shakespeare e George Peele, considerada a mais sangrenta de todas, e que se acredita ter sido escrita entre 1584 e o início da década de 1690.

Na trama, Titus Andronicus, um poderoso general da Roma antiga, retorna triunfante de uma guerra contra os godos. No entanto, ele se recusa a se tornar imperador, e as mortes subsequentes resultantes da disputa pelo trono desencadeiam uma onda interminável de vingança. Às vezes, cenas chocantes de decapitação e mutilação, bem como estupro e uma cena de canibalismo involuntário fazem dela uma das peças mais violentas de Shakespeare. Essa crueldade exacerbada provocou forte reação do público ao redor do mundo, como foi o caso de uma das mais famosas montagens do texto – filmada por Peter Brook em 1955 – em que uma ambulância estava do lado de fora do teatro para socorrer o público que se sentia indisposto. .


Maxwell's Demon - Steven Hall

Thomas Quinn está passando por um momento difícil. Um romancista fracassado, ele está preso escrevendo contos e roteiros de áudio para personagens de outras pessoas. Sua esposa, Imogen, está trabalhando em uma ilha remota do outro lado do mundo, e falar com ela pela webcam não é a mesma coisa. As contas estão se acumulando, os pratos sujos estão se acumulando na pia e o mundo inteiro parece estar caminhando para um colapso entrópico. Então ele recebe uma mensagem de voz de seu pai, que está morto há sete anos.c 

O relacionamento de Thomas com Stanley Quinn - um escritor mundialmente famoso e pai ausente anteriormente - sempre foi instável, até porque Stanley sempre parecia preferir seu enigmático assistente e protegido Andrew Black a seu próprio filho. No entanto, depois que Black publicou seu primeiro livro, Cupid's Engine, que vendeu mais de um milhão de cópias, ele desapareceu completamente. Agora coisas estranhas estão acontecendo com Thomas, e ele não pode deixar de se perguntar se Black está mexendo nas costuras de seu mundo nos bastidores.

Um corpo na biblioteca - Agatha Christie

Às 7 da manhã, os Bantry acordam e encontram o corpo de uma jovem em sua biblioteca, sem fazer ideia de como chegou ali. Chocada com os acontecimentos, a Mrs. Bantry chama sua amiga, Miss Marple, a detetive amadora mais famosa da pequena St. Mary Mead, para descobrir a identidade da garota e do assassino. Quando outro corpo surge em uma pedreira, cabe a Miss Marple desvendar a conexão entre eles e solucionar o caso.






The woodlanders - Thomas Hardy

The Woodlanders (1887) foi o décimo primeiro romance publicado de Thomas Hardy e aquele de que ele alegou gostar "como história, a melhor de todas". É uma história de grande apelo, tendo muito a dizer sobre temas como casamento e classe social, e com um pano de fundo que revela o profundo conhecimento e apreciação de muitos assuntos do autor, particularmente a natureza e a vida no campo. Como parte da Cambridge Edition of the Novels and Stories of Thomas Hardy, esta edição do romance fornece um texto autoritário e preciso que visa refletir a intenção artística original de Hardy e representar o romance como teria sido lido por seus leitores vitorianos. O romance é apoiado por uma introdução abrangente, cronologia e aparato textual que permite ao leitor moderno traçar a evolução do romance desde a composição até a primeira publicação e através de vários estágios de revisão em edições sucessivas no quarto de século após sua primeira publicação.

*Não encontrei esse livro publicado no Brasil, caso encontre, deixe aqui nos comentários, por favor.

Assassinato na casa do pastor - Agatha Christie

St. Mary Mead. Um pacato vilarejo onde há quinze anos năo ocorre um homicídio e onde as pessoas discutem a vida alheia tomando chá. Quando um sangrento crime acontece em plena casa do pastor, o alvoroço é grande. O arrogante inspetor Slack é escalado para investigar o caso. O mistério também intriga uma discreta moradora que gosta de jardinagem e de observar pássaros de binóculo, mas cujo principal hobby é o estudo do comportamento humano: Miss Marple. A estreia da sagaz velhinha, o aparecimento de personagens inusitados e a engenhosidade da trama fazem deste romance de 1930 um dos clássicos de Agatha Christie.





Pablo Neruda - Five Decades Poemas 1925 - 1970

Este volume bilíngue é a coleção definitiva da poesia de Pablo Neruda, vencedor do Prêmio Nobel de 1971 e um dos poetas mais profundamente influentes do século XX. Seus poemas de amor são terrenos e transcendentes, e seus poemas políticos são obra de um homem tão incisivo, apaixonado e ferozmente inteligente quanto sensual. Ben Belitt desenhou as 138 seleções em Five Decades de todas as principais obras de Neruda, incluindo os primeiros volumes.

*Não encontrei esse livro publicado no Brasil, caso encontre, deixe aqui nos comentários, por favor.



E temos também um autor que foi mencionado ainda nos primeiros episódios: Ted Chiang. É um autor que Joe, sob o nome de Jonathan, trabalha com seus alunos. É citado na ocasião que estão trabalhando com os contos dos rebeldes norte americanos do Ted Chiang.

Esses foram os livros citados na quarta temporada de You. Até agora. Porque a segunda parte da quarta temporada já está quase chegando (chega em março) e esperamos ter mais menções a livros para aumentar essa nossa lista. 

___________________________________________________________________

Atualização 11/03/23

Oi oi, leitores! A segunda parte da quarta temporada de You foi lançada e tivemos mais menções de livros para acrescentarmos a nossa extensa listinha. Confira abaixo os livros citados ou que apareceram na segunda parte da quarta temporada de You:

Minha mocidade - Winston Churchill

Autor ganhador do Prêmio Nobel A juventude do homem que derrotou Hitler contada em suas próprias palavras.

Apesar de sempre ter dividido opiniões ― mesmo entre seus patrícios e durante sua vida ―, Winston Churchill é indubitavelmente uma das maiores ¬figuras históricas do século XX.

Nesta autobiografia, Churchill rememora a infância, os estudos, os anos como correspondente na África do Sul durante a Guerra dos Bôeres e as incursões políticas como membro do Parlamento. A obra não apenas apresenta os anos de formação de um líder singular, mas, como o próprio Churchill coloca, é o “panorama de uma época extinta”.



O médico e o monstro - Robert Louis Stevenson


Poucos clássicos da literatura são tão conhecidos e adorados como O médico e o monstro. Escrito quando o autor tinha trinta e cinco anos de idade, em 1885, o romance foi um sucesso imediato de público e inseriu Robert Louis Stevenson no grupo seleto dos grandes escritores da literatura universal. Ao narrar as experiências de um médico que, numa “noite maldita”, tomou uma poção fumegante de coloração avermelhada e descobriu “a dualidade absoluta e primordial do homem”, o autor escocês criou uma história de suspense e horror, em que o perigo iminente não está do lado de fora, mas do lado de dentro, na parte obscura da alma. Esta edição, além de uma introdução de Robert Mighall, Ph.D. em ficção gótica e ciência médico-legal vitoriana na Universidade de Wales, conta com um prefácio do escritor Luiz Alfredo Garcia-Roza, que define o romance como “um dos mais perfeitos e provavelmente o mais famoso romance de mistério da literatura de língua inglesa”.


Day by day - Robert Lowel

O último livro publicado antes da morte do poeta, Day by Day recebeu o prêmio National Book Critics Circle Award de poesia em 1977 e consolida a reputação de Lowell como uma das grandes vozes poéticas do século.


Também não consegui localizar uma edição no Brasil para esse título, caso alguém saiba, deixe aqui nos comentários.





Além dessas menções, em uma cena é possível visualizarmos uma pequena parte da estante de Joe (agora com nome de Jonathan) e vou deixar para vocês a imagem na qual podemos reconhecer diversos títulos e autores conhecidos, como Edgar Allan Poe, por exemplo:


Será que teremos uma nova temporada com mais menções de livros? O desfecho da série me deixxou com esperança de que pode vir mais por aí, o que vocês acham? Eu torço para que sim!

Mas me conta aí, já leu ou ficou com muita vontade de ler algum dos livros citados na quarta temporada de You

27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.