[Resenha] Jantar Secreto - Raphael Montes

Whats-App-Image-2022-06-19-at-12-24-28-1
Ano de publicação:2016

Editora: Companhia das Letras

Número de páginas: 360

          Olá leitores, como estão? A resenha de hoje é sobre outro livro de Raphael Montes. Pois é, parece que tem alguém por aqui levemente viciada na escrita do autor. Já aviso a quem se interessar pela leitura que se trata de uma temática bem pesada e que pode causar sensibilidade em alguns leitores. Caso isso não seja um problema para você, recomendo a leitura, pois temos aqui outro ótimo livro do autor.

          Dante, Hugo, Leitão e Miguel são quatro amigos que saíram de uma cidade pequena no Paraná, para estudar no Rio de Janeiro. Os jovens dividem um apartamento e muitos sonhos na capital fluminense.

          Tudo parecia acontecer como o esperado, porém, eles começam a ter problemas financeiros. Com o aluguel vencido e a ameaça de despejo batendo na porta, eles precisam encontrar uma solução rápida e eficaz para resolver a questão.

          É quando um dos amigos tem uma ideia nada ética e muito perigosa: criar um jantar secreto para a elite carioca. Um jantar com um ingrediente diferente, o uso de carne humana para preparar os pratos.

          De início, todos são contra, porém, como eles não enxergam uma solução para a falta de dinheiro, resolvem usam as habilidades do quarteto para seguir em frente com o plano. Dante é ótimo para lidar com pessoas, um ótimo anfitrião, Leitão entende tudo de tecnologia, pode criar uma plataforma perfeita, Hugo é um chefe de cozinha muito talentoso, ótimo para elaborar pratos de dar água na boca e Miguel é médico, logo, entente muito sobre o corpo humano.

          O combinado era que seria apenas um jantar de “carne de gaivota”, porém quando um empresário muito ambicioso prova os pratos, ele começa a visualizar muito futuro para os amigos com esse negócio.

          E o que aconteceria apenas uma vez, começa a se repetir e sair do controle. E com isso, Umberto, o empresário, começa a pressionar os jovens por mais jantares e eles se vêm com a perspectiva de muito dinheiro envolvido. Muitas questões começam a surgir, vale tudo por dinheiro? Eles realmente conhecem Umberto? Os jovens sabem tudo o que envolve esse negócio e como ele funciona?

          Essa é basicamente a premissa do livro. Como citei no começo, é um livro bem pesado e sangrento, pois aborda com detalhes sobre a prática do canibalismo, que pode ser sensível para muitos.

          A escrita do autor é maravilhosa e envolvente, eu devorei o livro na busca de resolver os segredos que se escondem na história. A narração em primeira pessoa, torna a experiência mais interessante, pois conseguimos entender o que se passa na cabeça de Dante, e todos os questionamentos éticos que ele precisa enfrentar para seguir com a empreitada. É uma leitura que provoca o leitor sobre a tênue linha ética que pode ser facilmente rompida pela ambição que nos acerca.

          Raphael Montes nos mostra uma sociedade elitizada que não enxerga limites para suprir seus desejos, mesmo que estes estejam longe de ser legais ou morais e o poder e perigo que o dinheiro pode ter em mãos erradas.

          A leitura é muito bem amarrada e possui inúmeras reviravoltas, se você não é sensível ao tema, eu recomendo o livro que avaliei com cinco estrelas, outra ótima experiência com a escrita do autor.

Angélica Silva, 31 anos, jornalista e resenhista do Portal Estante da Josy. Apaixonada por livros, músicas, séries e filmes. Não necessariamente nesta ordem.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.