[Resenha] Reminders of him - Colleen Hoover

Resenha: Reminders of Him

Nº de páginas:

Autor (a): Collen Hoover

Editora: -

 

Pouco tempo atrás fiz minha primeira leitura de Colleen Hoover (clique aqui para ler a resenha de “É assim que acaba”) e fiquei pensando se escrever histórias difíceis de superar, dessas que ficam com a gente por um bom tempo, era o estilo da autora... Para o completo desarranjo do nosso emocional, “Reminders of Him” não foge à regra.

Quando vi que seu próximo livro seria lançado no Kindle Unlimitted, não aguentei esperar até que ele fosse publicado no Brasil e acabei lendo em inglês mesmo. “Lembranças dele” - em livre tradução - explora temas bem delicados daquela forma extremamente honesta, tão característica da escritora.

A trama começa com Kenna voltando para a cidade que guarda as melhores e piores memórias de sua vida. Após passar cinco anos na prisão, tudo o que ela mais deseja é recomeçar, criar raízes e provar que é digna de confiança. No entanto, enfrentar os próprios traumas nunca é fácil, ainda mais quando eles vêm acompanhados de uma grande dose de culpa. Como se não bastasse perder seu grande amor, a responsabilidade pela tragedia que tirou a vida de Scotty caiu sobre as mãos de Kenna, assim como uma série de escolhas ruins que culminaram em sua sentença.

Agora que ganhou a liberdade novamente seu único objetivo e o motivo pelo qual ela ainda tenta lidar com todas essas feridas abertas é poder conhecer a filha. Quando descobriu a gravidez, Kenna já estava cumprindo sua pena e assim que Diem nasceu, a bebê foi entregue aos avós paternos. Desde então a jovem perdeu todo e qualquer direito sobre a filha.

Mesmo sem nunca ter visto uma foto de Diem, Kenna sabe que ela tem uma vida feliz e confortável, afinal os pais de Scotty criaram um filho maravilhoso cercado de amor e compreensão. Por isso,  ideia de interferir e causar ainda mais dor a essa família destrói a pouca coragem que Kenna reuniu para encarar seus medos, mas só de pensar em nunca poder abraçar a filha ou pelo menos saber como é o seu rosto, faz com que ela encontre forças mesmo onde parece não haver mais nada.

As relações ficam ainda mais complicadas quando Kenna conhece Ledger. Sem saber que ele era o melhor amigo de Scotty, o coração dela parece acordar novamente para algo que ela pensou ser incapaz de sentir outra vez. Ao mesmo tempo que Ledger, sem conseguir perceber que a garota enigmática e de semblante preocupado é a mesma mulher culpada pela morte de seu grande amigo, também começa a sentir uma inexplicável atração.

Desde que segurou Diem nos braços pela primeira vez, Ledger não conseguiu se afastar. Morando em frente à casa dos pais de Scotty, foi natural ajudá-los à cria-la e, honestamente poucas coisas o fazem tão feliz quanto aquela garotinha. É como se Scotty tivesse deixado uma pequena parte sua para eles e Ledger irá protegê-la de qualquer ameaça, incluindo o iminente retorno da mulher responsável por lhe dar sua maior alegria, mas também a maior dor.

Para Ledger, Kenna é uma figura praticamente sem rosto, desprovida de sentimentos e remorso pelos erros que cometeu. Mas ao conhecê-la melhor, para além da imagem de vilã que todos têm dela, Ledger cai em um beco sem saída. É justo querer que os pais de Scotty aceitem Kenna em suas vidas novamente sabendo que isso lhes faria sofrer ainda mais? No entanto, é correto impedir que uma mãe conheça a própria filha?

Colleen gosta de colocar o certo e o errado no mesmo patamar, fazendo com que nós leitores enxerguemos essa dualidade sob uma nova perspectiva, mais empática e menos crítica. Ainda que estejamos longe de concordar com as atitudes dos personagens, é inevitável compreender suas motivações pela forma sensível como a autora conduz a história.

A narrativa de “Reminders of Him” se alterna entre Kenna e Ledger, nos dando dois pontos de vista e provocando sentimentos ainda mais conflituosos. Mas devo dizer que são as cartas que Kenna escreve para Scotty que trazem aquele aperto no coração... É através delas que nós temos acesso ao que aconteceu no passado e, principalmente, no fatídico dia em que tudo desmoronou.

A habilidade que Colleen tem de nos envolver com suas palavras continua me surpreendendo e, muito embora eu ache que algumas conclusões tenham sido um pouco rápidas, essa é mais uma leitura imperdível para quem gosta de um bom drama com romance.

Se você nunca leu Coho, aqui vai uma dica, comece! “Reminders of Him” ainda não tem data para ser publicado por aqui no Brasil.

Até a próxima 😊

Isabela Colucci, 26 anos, jornalista, colunista e resenhista do Portal Estante da Josy. Jornalista por formação, sempre fui apaixonada pelo universo da literatura, então poder trabalhar com isso é o meu sonho de princesa. Sou bastante curiosa quando o assunto é moda, por isso, vocês vão me ver falando bastante sobre o tema por aqui. E claro, como não poderia faltar, algumas doses de cultura pop.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.