[Resenha] Destino - Ally Condie


“Destino”; autora: Ally Condie; editora: Suma das Letras; 238 páginas.

Imagine um futuro onde não existe mais doenças e desigualdade social. No entanto, esse futuro é controlado por uma sociedade que escolhe onde você deve morar, o que deve comer, onde deve trabalhar e se divertir, quando você vai casar e com quem você deve se casar.

O Banquete do Par é um evento grandioso. Todos os jovens de 17 anos recebem um convite para esse evento, nele será revelado quem será seu Par, a pessoa com quem você irá namorar e seguidamente se casar, ter filhos e passar o resto da sua vida. A sociedade é quem escolhe, baseado em algoritmos de dados da sua vida que são coletados diariamente. A sociedade promete que dessa forma, eles permitem que você tenha o parceiro ideal.

Cassia acredita nisso e está ansiosa para seu dia. Quando o nome de seu par é anunciado, a surpresa é geral: Xander, amigo dela há anos, é quem foi destinado a ela. Todos comemoram! É raro escolherem pares que já se conhecem, isso é considerado muito sorte.

Será?

Mais tarde, quando ela vai verificar o cartão que contém as informações sobre seu par algo esquisito acontece. A imagem de Xander desaparece dando lugar a um outro rosto conhecido: Ky. Esse acontecimento a deixa assustada, mas sobretudo muito curiosa. Ky é considerado uma aberração, ele não pertence a sociedade e não poderia estar no sistema de pares. Tudo parecia apenas um engano, mas Cassia desconfiava de algo mais e decidiu ir em busca de mais respostas.

Mas enquanto se aproximava de Ky, um grande sentimento foi surgindo. Desobedecer o sistema é um grande risco e Cassia sempre gostou de se manter em segurança, mas talvez agora, em nome de um sentimento que ela desconhecia, ela será capaz de se arriscar. E quanto mais ela se aprofunda, mais ela percebe o quanto aquela sociedade a faz abrir mão de quem ela é. E agora ela está disposta a lutar.

O cenário futurístico é extremamente bem elaborado. É possível visualizar esse mundo como se ele já existisse. Um poder absolutista controlando a vida de todos e marginalizando aqueles que não são produtivos o suficiente. Apesar de ser uma distopia, as variadas críticas sociais para nosso mundo atual são bem identificáveis. E a escrita é tão fluida que a gente devora o livro rapidamente.  

"Destino" é o primeiro livro da trilogia. Foi lançado em 2010, já esteve na lista dos mais vendidos do New York Times e foi elogiado pela Publichers Weekly por seu enredo remeter a clássicos como Fahrenheit 451.

27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.