[Resenha] Na estrada com o ex - Beth O'leary


“Na estrada com o ex” autora: Beth O’Leary; Editora: Intrínsecos; 413 páginas

Recebi esse livro na caixinha de assinatura do Clube Intrínsecos no mês de dezembro do ano passado. Eu estava com as expectativas na estratosfera por já ter lido outros dois livros dela “Teto para dois” e “A troca” e amado de paixão. E talvez por ter colocado essas expectativas tão no alto, eu acabei me decepcionando um pouco.

Calma, foi só um pouco. É que nesse livro a Beth traz um enredo um pouco diferente dos demais. Apesar de trazer problemáticas familiares, que é uma característica forte nos livros dela, esse tem um tom mais ousado no sentido sensual. E foi isso que me deixou um pouquinho frustrada, curto mais os romances mais levinhos que são iniciados com bilhetinhos ou trocas de olhares e não com um desejo ardente.

Mas enfim, o esse livro vai trabalhar uma temática diferente também. O livro vai ser narrado em dois tempos diferentes e sob duas perspectivas diferentes. No presente, temos Addie e Dylan (o ex casal) enfrentando um grande perrengue na estrada junto com a irmã de Addie, o melhor amigo do Dylan e mais um outro rapaz que eles mal conhecem. Estavam todos indo para o casamento de uma amiga em comum deles quando houve um acidente e eles precisaram seguir viagem todos juntos no mesmo carro. Claro que essa viagem, tendo todos muito próximos e com os ânimos à flor da pele, iria desencadear várias desavenças do passado.

No passado Addie e Dylan se conhecem quando Addie está passando um tempo como caseira da pousada de Cherry e Dylan é um dos hóspedes. Addie decidiu que esse verão ela seria mais ousada, faria questão de não passar mais despercebida, enquanto Dylan estava em busca de aventuras. Logo no primeiro contato já sentiram uma atração magnética um pelo o outro que tornou inevitável ficarem juntos e se tornarem inseparáveis. O verão estava sendo perfeito, até que Marcus, melhor amigo de Dylan descobre o paradeiro de Dylan e resolve fazer companhia.

Acontece que Marcus não é uma das melhores companhias. Ele é aquele típico cara mulherengo, arruaceiro e que não tem controle sobre a bebida, além de fazer uso de drogas. Dylan é amigo dele desde a infância e, mesmo tendo consciência das problemáticas do amigo, nunca o deixou para trás. Nem mesmo agora, que ele estava se envolvendo demais no relacionamento de Dylan, insistentemente dizendo que Addie não prestava para ele.

O que a princípio parecia apenas um desconforto de duas pessoas que o “santo não bateu” começou a se tornar uma situação insustentável. Addie jamais teria coragem de pedir a Dylan para escolher entre ela e o amigo, mas Marcus parecia não ter essa mesma consciência e vai forçando situações cada vez mais problemáticas.

Com capítulos intercalados, ora narrados pelo ponto de vista da Addie e ora pelo ponto de vista do Dylan, vamos conhecendo um pouquinho mais da personalidade de cada um dos personagens e suas cargas emocionais. A trama passa uma mensagem sobre o poder da amizade, sobre companheirismo, sobre ficar, independente da situação. Apesar de ser exatamente esse fator que me fez me incomodar demaaaaais, entendo também que as pessoas merecem segundas chances e a autora quis ilustrar isso em sua narrativa. No entanto, se eu fosse me aprofundar nessa temática, eu também diria que ninguém deve se arruinar por um relacionamento tóxico, mesmo esse relacionamento sendo uma amizade.

Já a construção do romance eu não teria muitos pontos a ressaltar, ela construiu um casal real, com erros e acertos e que é capaz de aquecer o coração e de causar reflexão. Eles amadurecem juntos, sofrem juntos e vivem coisas que só eles são capazes de dizer.

“Não tenho dúvida de que esse sentimento é mesmo amor. Como pode ser outra coisa? É torturante, eufórico, tão grande que não consigo coloca-lo no papel”.

Confesso que me incomodou a relação do Dylan e o Marcus, me causou desconforto e irritação. Tirou o foco do casal. Não era o livro de deixar o coração quentinho que eu esperava da Beth, mas ainda assim reconheço que foi uma bela narrativa e que, com certeza, tem muito a acrescentar. Já anseio pelos próximos livros da autora.

 

27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.