Bunkasai - Evento cultural que tem em todos animes escolar!

      Quase todas as escolas no Japão desde a pré-escola até a faculdade realizam um festival cultural anual chamado "bunkasai", que em português seria algo como "festival cultural". O Bunkasai tem como objetivo motivar os alunos e mostrar suas habilidades artísticas e organizacionais para os familiares, bem como para o público que possa ter interesse naquela escola ou faculdade em especifico. As pré-escolas e jardins de infância mais ou menos apenas exibem como é um dia típico. As escolas primárias geralmente apresentam uma peça escolar (gakugeikai) e no ensino médio/superior é apresentado a cada dois anos festivais de arte ou concertos musicais.

Obviamente como fãs de anime, é comum a gente saber um pouco sobre isso por causa dos animes escolar que é comum ter algum ou alguns episódios mostrando esses eventos. Os anime realmente retrata isso de forma bastante realista pois todos os anos, a escola normalmente define um tema ou slogan, e cada classe tem a tarefa de realizar algum tipo de evento em torno desse tema. A turma vota e decide o que fazer: muitos montam maid cafés, casas mal-assombradas, peças de teatro e às vezes até shows. Além das aulas individuais, os membros de certos clubes também farão exposições ou evento. As classes geralmente usam suas próprias salas de aula, mas com clubes envolvidos também.

A ideia geral é que cada evento seja organizado e coordenado inteiramente pelos alunos com quase nenhuma ajuda dos professores, que estão lá apenas para supervisionar. Esses eventos podem ser um pouco trabalhosos e os alunos costumam ficar até muito tarde para tentar deixar tudo pronto a tempo. A maioria das escolas também tem algum tipo de "grande evento": um baile, uma fogueira ou mesmo um evento organizado pelos professores. Cada escola tem seu próprio tema e regras.

Já na faculdade, os bunkasai (gakuensai) são ainda mais ambiciosos e eles tratam mais da cultura do clube daquela escola. Essas são exposições públicas em grande escala daquela faculdade em particular, dependendo da escola, podem ser bastante intensas. Escolas famosas como a Universidade de Tóquio são visitadas por ex-alunos e pessoas vêm de todos os lugares para visitá-las. Como as escolas japonesas são muito competitivas, esses festivais são importantes porque oferecem à escola a oportunidade de mostrar o que os torna únicos e interessantes.

O Bunkasai é geralmente realizado no final de outubro ou início de novembro, muitas vezes para coincidir com o "Dia da Cultura", um feriado nacional em 3 de novembro que celebra as artes e os estudos acadêmicos. Esses festivais acontecem em dois dias, geralmente sextas e sábados. O primeiro dia é normalmente apenas para os alunos e suas famílias, enquanto os segundos dias são geralmente abertos ao público. Cada escola varia o dia para realizar este evento, então caso esteja interessado em participar de uma, você deve consultar as datas na escola que deseja participar. 




Marcos Silva, 25 anos, Suporte T.I. e colunista do Portal Estante da Josy

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.