Censura na Bienal é tema de livro LGBT

Rio de Janeiro, 2019: Romeu está prestes a dar o seu primeiro beijo! Ele está quase lá... até que não está mais. Entre as estantes de livros da biblioteca da escola, ele está quase beijando seu melhor amigo, Aquiles, até que é arrancado do armário por Gustavo, o filho homofóbico do Prefeito.

Agora, tudo parece correr rápido demais. Se não bastasse ser suspenso do colégio por reagir aos ataques de Gustavo, Romeu ainda teria que lidar com outra surpresa desagradável: o livro de seu pai, com lançamento previsto na Bienal do Livro, acaba de ser censurado pelo Prefeito da cidade! Em meio a incertezas, descobertas e uma incontestável chamada à luta, esse fim de semana está longe de ser sossegado. E tudo está só começando.

Inspirado nos acontecimentos da Bienal do Livro do Rio de 2019, quando o então prefeito tentou censurar os livros com temática LGBTQIA+, O primeiro beijo Romeu traz um romance leve e bem-humorado, mas também forte e sensível.

“Leve e profundo ao mesmo tempo, tão bem-humorado quanto sério, Felipe faz um golaço na sua estreia.”

- Thalita Rebouças

O cenário que inspira a ficção, agora dará palco a sessão de autógrafos de Felipe Cabral, autor de O primeiro beijo de Romeu. No dia 4 de dezembro, às 17h, o escritor estará no estande do Grupo Editorial Record na Bienal do Livro do Rio de Janeiro! Felipe Cabral também é jornalista, ator de formação e se profissionalizou como roteirista, dramaturgo e diretor. Autor colaborador das novelas Totalmente Demais e Bom Sucesso, na Rede Globo, assinou trabalhos na Amazon Prime e Multishow, além do espetáculo 40 anos Esta Noite e seis premiados curtas-metragens com protagonismo LGBTQIA+. Ele também é o criador do canal literário Eu Leio LGBT.

 

Relembre o caso:

Em 2019, na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, o prefeito Marcelo Crivella mandou recolher livros que ele considerava inapropriados após ver uma HQ que exibe um casal gay se beijando. A tentativa horrorosa de censura resultou em uma grande reação do público. Muitas campanhas e manifestações foram realizadas para demonstrar o repúdio a essa atitude do Crivella e teve essa censura vetada pela justiça.

Para ver a matéria completa sobre esse acontecimento, acesse: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/09/06/politica/1567794692_253126.html


Créditos: record.com.br

27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.