7 plataformas de empréstimo de livros digitais em operação no Brasil

A maioria de nós leitores, já conhecemos o famoso Kindle Unlimited, certo? E se você não conhece ainda, vou dar um breve resumo: O Kindle Unlimited, carinhosamente chamado de KU, é um serviço oferecido pela Amazon onde o leitor paga uma mensalidade para alugar livros digitais. O serviço costumo custar 19,90 mensais, mas é comum a empresa disponibilizar algumas promoções onde essa mensalidade passa a ser 1,99 por um período promocional.

O KU é o mais famoso, mas você sabia que existem outras plataformas que adquiram esse modelo? O Publish News publicou em seu site uma lista com sete sistemas de empréstimos de livros digitais, conheça elas:

Árvore

Com um ambiente de leitura estimulante, o usuário tem fácil acesso a um acervo com mais de 30 mil obras entre livros, jornais e revistas, classificados por segmento escolar.

O aplicativo oferece leitura confortável, em qualquer hora e de qualquer lugar! E mais: o aluno não precisa de internet para ler, é só utilizar o modo de leitura offline.

A Árvore oferece assessoria pedagógica aos professores e conteúdos exclusivos para formação de leitores na escola, como sequências didáticas alinhadas a BNCC e projetos de leitura.


Minha Biblioteca

Utilize o aplicativo Minha Biblioteca para baixar e acessar os livros da Minha Biblioteca no seu telefone ou tablet Android. Leia seus livros offline e crie notas e realces para ajudar nos estudos.

Recursos principais:

- Baixe livros no seu dispositivo para ler offline.

- Navegação simples e interface amigável.

- Procure dentro do seu livro termos ou frases.

- Selecione um texto e crie notas e realces.

- Utilize a leitura em voz alta para ouvir seus livros.

- Sincronize seus favoritos, posição de leitura atual e todas as suas anotações e realces entre o seu aplicativo Android, desktop e o sites da Minha Biblioteca.


Aya

Mensalmente dão uma sugestão de leitura para o próximo mês. Você já leu aquele título ou o tema dele não agradou? Sem problemas, o livro digital sugerido poderá ser trocado por você quantas vezes quiser, até a data-limite de trocas.

No AYA BOOKS, assinantes via loja de aplicativos podem realizar a troca do livro do mês vigente em até sete dias a partir da data de assinatura.

Além dos livros selecionados, você terá acesso a livros gratuitos para ler sempre que quiser!

No Aya Books você encontra funcionalidades que vão deixar o seu momento de leitura ainda mais incrível:

- OUÇA NO SEU RITMO! Com a função de leitura em voz alta (TTS), você aproveita os livros no seu jeito. Adiante ou retroceda o áudio, e aumente a velocidade de reprodução em até 2 vezes. Esta função fica ativa em segundo plano, ou seja, você pode continuar usando o celular enquanto ouve seus livros favoritos.

- VOLTE ONDE PAROU. Você nunca mais vai precisar procurar onde está aquele trecho que leu da última vez, nós fazemos isso por você!

- SUA LEITURA, SUAS REGRAS! Personalize a sua experiência modificando tamanho da fonte, cores de fundo, espaçamento entre linhas e tamanho das margens.

- Faça ANOTAÇÕES e MARCAÇÕES, e volte naquele trecho quando quiser em apenas alguns cliques.

- LEITURA OFFLINE! Isso mesmo, após baixar o seu livro digital, leia mesmo quando não estiver conectado à internet.


Kindle Unlimited

Com o aplicativo Kindle, você poderá comprar e começar a ler seu próximo eBook em menos de 1 minuto. Trechos de todos os eBooks são disponibilizados gratuitamente.

O aplicativo Kindle oferece também as melhores funcionalidades para você iniciar a leitura do título adquirido:

• Não precisa ter um aparelho Kindle: baixe o aplicativo gratuito em seu smarphone ou tablet Android e você estará pronto para começar a leitura.

• Experimente antes de comprar: leia um trecho gratuitamente antes de comprar.

• Compre e use em qualquer dispositivo: leia em seu smartphone ou tablet Android sempre que der vontade. Basta baixar o aplicativo Kindle para o seu tablet ou smartphone Android para começar a ler em seguida.

• Personalize: ajuste o tamanho do texto, altere o brilho da tela, escolha a sua cor de fundo e leia no modo retrato ou paisagem.

• Sincronize a última página lida: a tecnologia Whispersync sincroniza automaticamente seus livros entre os dispositivos, desse modo você pode continuar a leitura de onde você parou a partir de um dispositivo diferente. Você não precisa ter um Kindle para baixar o aplicativo, mas se você tiver, a sincronização também acontecerá nele.

• Leia livros gratuitamente: escolha entre milhares de eBooks gratuitos, como A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo e Dom Casmurro, de Machado de Assis.

• Dicionário: toque e selecione qualquer palavra de um eBook para conhecer sua definição no dicionário embutido. Além disso, você também pode usar os links do Google ou Wikipedia para obter mais informações.

• Também é possível ler seus eBooks em seu Kindle, PC, Mac, iPhone, iPad e iPod. Nossa tecnologia Whispersync sincroniza a última página lida, notas, marcações e destaques entre dispositivos para que você continuar de onde parou.


Prime Reading

O Amazon Prime Reading é uma versão mais modesta do Kindle Unlimited, o serviço de assinatura de livros da Amazon. O plano que vem junto com o Amazon dá direito a uma seleção de livros e revistas rotativa, que você pode ler no seu Kindle, no aplicativo para celular ou navegador no computador.

 

Livroh

O Livroh é a sua melhor experiência literária. Leia ou escute milhares de livros e audiolivros quando e onde quiser com o aplicativo Livroh. Aproveite agora e assine o serviço com sete dias de gratuidade para você! Depois, apenas R$ 19,90 por mês.

No Livroh você encontra os melhores livros e audiolivros para sempre se manter informado ou entretido com histórias incríveis e únicas no mundo literário. Faça parte deste universo com o Livroh.

Encontre best-sellers de livros e audiolivros, romances, biografias, crônicas, literatura clássica, infantojuvenil, contos policiais, e muito mais; No Livroh você também tem acesso a mais de 500 livros gratuitos para ler a qualquer momento.

Obras literárias de grandes autores, como Machado de Assis, Eça de Queiroz, Guimarães Rosa, Cecilia Meireles, Monteiro Lobato, Manuel Bandeira, Graciliano Ramos, José de Alencar, Mario Quintana, William Shakespeare, Tolstói, Jane Austen, Edgar Allan Poe, Virginia Woolf, James Joyce, George Orwell, Emily Bronte, Augusto Cury, Holly Black e Lewis Carroll estão disponíveis no Livroh.

Dentre as inúmeras possibilidades que o leitor de e-books proporciona, destacamos a função Leitura em Voz Alta. Com essa funcionalidade é possível ouvir seus livros preferidos de forma fácil, agradável e sem interrupções. E sabe o que é melhor? Ela funciona em segundo plano! Você pode continuar utilizando o seu celular ou tablet normalmente, enquanto coloca a sua leitura em dia.

- Mais de 500 livros gratuitos para ler quando quiser

- Leia livros e escute audiolivros offline. Isso Mesmo! Faça o download do livro ou audiolivro e depois leia ou escute sem consumir internet

- Leia de onde parou. No Livroh você não perde nada, pois sua leitura sempre será do ponto onde parou

- Acompanhe seu progresso, modifique o tamanho da fonte e as cores de fundo, faça anotações e muito mais numa navegação simples e amigável

- Com a função leitura em voz alta (TTS) você consegue escutar o livro de forma prática e agradável, controlando o ritmo de narração, parando onde você desejar e adiantar o texto a ser narrado.

- Multiplataforma. Leia seus livros e ouça seus audiolivros no celular, tablet ou computador*

- Escute milhares de audiolivros com narrações incríveis que levam você para dentro da história

- Fique sempre informado, receba atualizações e conheça as novidades do mundo literário

- No acervo de obras de literatura estrangeira você tem acesso a vários títulos em inglês e espanhol e você poderá praticar seu idioma de preferência

E para ter acesso ilimitado a todos os livros e audiolivros da biblioteca é bem simples: assine o Livroh por apenas R$ 19,90 por mês e ganhe sete dias de gratuidade. Aproveite!

*Acesso pelo computador é exclusivo para assinantes de operadoras de telefonia ou provedores de internet.

 

Skeelo

O Skeelo é um app incluso nos planos da Vivo, Claro, TIM, Oi, Claro Nxt, SKY e outros parceiros para usar à vontade. São livros da sua escolha, disponíveis no seu plano, para ler no Skeelo. Descubra se o seu plano contempla o uso da área Premium no app! 💚

O app é aprovado pelas maiores editoras do país e conta com lançamentos simultâneos que você poderá conferir em primeira mão aqui.

Ainda não tem o app incluso? Deixa com a gente! São mais de 100 livros disponíveis na área gratuita para você ler: O Pequeno Príncipe, clássicos da literatura que são exigidos nos vestibulares, O cortiço, Dom Casmurro, Quincas Borba, entre outros. Temos também leituras religiosas, como a Bíblia Sagrada e estamos aumentando cada vez mais as opções de livros grátis para vocês.

**Após o seu cadastro, se o parceiro vincular o app no seu plano, você passa a receber automaticamente os livros da área Premium! Fácil, simples e rápido do jeitinho que precisa ser.

Como o Skeelo funciona em 4 passos?

1° Você se cadastra!

2° O app é incluso no seu plano? Você recebe livros da área Premium todos os meses + livros da área gratuita para potencializar sua leitura no mês.

3° Todos os livros entregues antes do seu cadastro, são escolhidos a dedo por nosso time de curadoria.

4° Leia em qualquer hora ou lugar. Ative o modo avião e leia offline, sem distrações e sem consumir a sua internet.

Desenvolva o seu hábito de leitura com o Skeelo!

Diferenciais do leitor para você curtir a sua leitura de um jeito confortável no Skeelo: dicionário de palavras, destaque de trechos, modo noturno, aumentar ou diminuir a fonte, trocar o tipo da fonte, marcar páginas, entre outros.

 

27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

2 comentários:

  1. Que post bacana, muito bom saber que podemos pegar livros emprestado em todos esses lugares. Eu nem conhecia todos.
    beijos.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Josy,
    Parabéns pelo apanhado das plataformas. Só conhecia as da Amazon, como acredito que a maioria dos leitores. É sempre bom saber outras opções.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.