[Resenha] Entre Família - Débora Ataíde


"Entre família"; autora: Débora Ataíde; 98 páginas.

Todos sabem o quanto estou viciada no universo dos romances de época com suas grandes famílias em relacionamentos conturbados e com romances de deixar o coração quentinho. E nesse livro de apenas 98 páginas o que não falta é briga de família e romance de aquecer o coração.

Tudo começa quando Alice volta para casa, grávida e sem dar explicações do que aconteceu com seu marido. Logo esse mistério chama atenção de dois dos seus irmãos: Isabel e Fernando, que decidem investigar o caso.

Um pouco longe dali vive outro integrante da família: Carlos, que é médico. Após um acidente trágico no convento onde morava com várias outras pessoas, ele se viu sozinho apenas com duas pessoas sobreviventes: Amália e Miguel, o negrinho. Amália havia acabado de passar por uma situação muito difícil e foi Miguel quem alertou Carlos que foi prontamente salvá-la. Logo perceberam que tudo isso não poderia ter sido só o acaso, era o destino que decidiu os unir e os tornarem uma família.

Claro que o preconceito daquela época não deixaria essa família fora dos padrões em paz. O fato de terem adotado um negrinho e de não terem nenhuma informação sobre a procedência da moça, causou diversas discussões. Ainda mais porque Miguel realmente tem o sangue da família (mas não vou completar esse spoiler).

Quando Alice está prestes à dar a luz, vem a notícia que eles deveriam tomar uma difícil decisão: A saúde de Alice estava muito mal, a família teria que escolher entre a vida dela e a do bebê. Como era uma decisão muito importante foi Isabel quem deu a sentença. E escolheu o sobrinho. Escolha que mudou o rumo de sua vida para sempre.

E ainda falta apresentar André, o irmão mais velho da família e considerado o libertino. Por nunca parar em casa, estava alheio aos fatos e ao tomar conhecimento da loucura que estava se instaurando em sua família, volta para casa e é recebido com uma grande imposição de seu pai: ir lutar na guerra ao lado de seu primo (que viria a ser futuramente também cunhado).

O marquês de Paranaguá é o chefe de família e ele e sua esposa tomam atitudes um pouco exasperadas em relação a esses jovens que foram apresentados, proporcionando cada vez mais drama para essa família.

“-Estamos perdendo todos eles!

-Todos quem? – A pergunta foi suave, quase gentil, mas os olhos do marquês pareceram escurecer. – Você mesma mandou Isabel para longe.

- E você mandou nosso filho para a guerra! Fernando nos desrespeitou sim, mas não precisava manda-lo para a morte. – As lágrimas começaram a rolar e a voz ficar embargada.”

O cenário da história se passa no Brasil e os protagonistas são a Família Evansgreen, uma importante e poderosa família cheia de conflitos, mas que pode mudar o destino do país. A trama aborda várias temáticas presentes na época como o casamento arranjado, escravidão e a independência do Brasil.

Fiquei admiranda com o quanto de coisas que aconteceram em tão poucas páginas. A leitura flui muito e a gente se conecta com cada personagem que tem uma personalidade própria e bem posicionada. Muitos dão exemplo de força e de amor.

Nessa história vocês conhecerão uma família bem problemática, com pais autoritários e filhos querendo encontrar o seu próprio lugar e trilhar seu próprio destino. O tabu de uma mulher ir para a guerra, o tabu de adotar um menino negro como filho, o tabu do estupro e muitos outros. Várias temáticas que eram delicadas naquela época sendo brilhantemente narradas nessa trama.

O final tem um gancho que me dá esperança por uma continuação ainda mais agitada. Será que podemos esperar uma nova série de romance de época, mas tendo nosso país como pano de fundo?

Sobre a autora:

"Durante o último ano de isolamento, coloquei todo meu coração e criatividade nessa aventura.  Espero que vocês se deliciem com essa história da mesma forma que eu amei escrevê-la." 

Débora Ataíde é leonina, vegetariana e carioca. "Entre família" é seu primeiro livro publicado, disponível em versão física e digital.

27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.