A Biblioteca da meia - noite – Matt Haig


Ano de publicação: 2021

Editora: Bertrand Brasil

Número de páginas: 320


                Olá leitores, como estão? A resenha de hoje é sobre o livro recebido no mês de julho do clube de assinaturas da Tag Inéditos. Premiado pelo GoodReads de melhor livro de ficção, A Biblioteca da meia - noite é um dos melhores livros que li no ano de 2021.

            O que você faria se pudesse escolher uma “vida ideal”? Nora Seed está cansada de viver. Para ela, sua vida é um desperdício, e ela carrega muitos remorsos por seu caminho.

            Até que um dia, após alguns acontecimentos que a deixam ainda mais triste e perdida, ela acaba indo parar em uma biblioteca onde o relógio sempre marca meia – noite e suas estantes são repletas de muitos livros.

            Logo, Nora percebe que cada um desses livros lhe concede a possibilidade de viver uma vida diferente, fazer novas escolhas e corrigir seus erros. Aos poucos ela vai experimentando essas novas vidas e percebendo o que seria diferente se ela tivesse feito outras escolhas. Conforme o tempo vai passando, Nora precisa decidir em qual dessas vidas ela pretende ficar, e descobrir os segredos dessa biblioteca e como essa escolha vai afetar sua vida.

             Mas será que existe realmente uma vida perfeita? Este é apenas um dos questionamentos que fazemos ao longo da leitura. Através das experiências de Nora, podemos fazer várias reflexões.

            Este é um daqueles livros que ficamos pensando por um longo período após a leitura, Nora é um personagem sensacional e isso certamente é um dos pontos altos do livro. De início parecia que se trataria de uma daquelas personagens difíceis de gostar, porém no decorrer da leitura, acabamos cativados por ela, pelas suas imperfeições, é muito dolorido ver como ela se enxerga e, como ela pensa sobre sua vida. Todas as suas incertezas, arrependimentos e sentimentos nos deixam muito próximos dela. É muito interessante ver como seria sua vida se ela tivesse feito outras escolhas e principalmente ver sua evolução durante os capítulos do livro.

            É uma leitura que aparenta ser simples, porém não se engane sua história é profunda e desenvolvida com maestria pelo autor. A escrita também é muito agradável e a maneira como os capítulos são distribuídos, traz um ótimo ritmo de leitura. Toda sensibilidade para abordar temas pesados, tornam a experiência ainda mais agradável.

            Sem dúvidas será um livro ainda muito comentado por aqui, pois sua premiação é muito justificável. Cinco estrelas!

Angélica Silva, 31 anos, jornalista e resenhista do Portal Estante da Josy. Apaixonada por livros, músicas, séries e filmes. Não necessariamente nesta ordem.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.