[Resenha] Segredos de uma noite de verão - Lisa Kleypas

“Segredos de uma noite de verão”; autora: Lisa Kleypas; Editora: Arqueiro; 285 páginas.

Annabelle Peyton é uma mulher linda, mas sem um dote e com uma situação financeira familiar complicada, se tornou impossível ser tirada para dançar e sua esperança de ser pedida em casamento cada vez menor. Em todos os bailes a situação era sempre a mesma, ela ficava sempre sentada, sempre apenas observando.

Mas uma dessas observações fez toda a diferença: ela percebeu que outras três moças estavam sempre nessa mesma situação e decidiram se unir, formaram o grupo das solteironas e, de repente, os bailes não eram mais tão chatos na companhia uma das outras. E unidas poderiam juntar forças – e estratégias – para conseguir fisgar um bom marido.

As amigas decidiram que a primeira seria a Annabelle e arquitetaram a armadilha perfeita. Annabelle iria conquistar Kendall, um excelente partido. Não é um homem por quem a jovem jamais se apaixonaria, mas nessa altura ela já não almejava mais um casamento por amor. E tudo poderia ter ocorrido como o planejado se não tivesse uma tentadora interferência no caminho.

Simon Hunt é um homem rico e poderoso, mas também é conhecido por não ser um homem que quer se casar, apenas se divertir. E depois de um encontro por acaso no circo, onde ele ajudou a pagar os ingressos dela e do irmão e ainda rolou uma certa aproximação, a presença dele parecia ter se tornado cada vez mais constante na vida de Annabelle.

Mas é claro que Hunt não estava disposto a um compromisso. E Annabelle também não iria ceder a esse estilo de vida. Ambos estavam dispostos a seguir seus próprios caprichos até que um acidente acontece com Annabelle e a força ficar de cama por vários dias. A pessoa que estava próxima do local e prestou assistência imediata era ninguém menos que Simon, é claro, que permaneceu próximo por todos os dias que ela se manteve de cama. Porém, sem admitir que estava preocupado com ela, sempre demonstrava uma postura neutra.

A expressão de Simon já estava o entregando, estava claro que ele já estava completamente apaixonado pela jovem exuberante, inteligente e teimosa que ele ensinou a jogar xadrez. Ele já sentia, cada vez mais, uma necessidade de protege-la. Sentimento que já se misturava com o de paixão e ficar longe dela se tornava uma tortura incessante. Todos eram contra essa união então só restava a ele tomar uma séria decisão.

“Ah, tudo bem – concordou ela, começando a tremer da cabeça aos pés. – Eu vou admitir... Eu quero você. Pronto, satisfeito? O que eu quero é você.

- De que forma? Como amante ou marido?

[...]

- Mas você não é desses homens que se casam – ela conseguiu dizer brandamente.

Ele acariciou a orelha dela, traçando a delicada curva exterior com a ponta do dedo.

- Descobri que sou se for com você.”

A evolução do relacionamento foi um dos mais lindos que já vivenciei em um livro. A cumplicidade desse casal é a maior qualidade dessa história de amor. Além de amores, são amigos de verdade e podem sempre contar um com o outro. Se divertem e fazem planos sempre juntos.

A história tem um tom bem divertido, mas com algumas cenas muito sérias com discussões que foram introduzidas brilhantemente. Debater abuso em um cenário como aquele foi uma ação arriscada da autora, mas também muito assertiva. É, sem dúvida o tom mais pesado da trama, mas sem dúvidas muito necessário. A história é contada de uma forma tão envolvente que nos faz participar indiretamente, sentindo os medos, anseios e preocupações de nossos protagonistas.

A construção dos personagens é tão bem trabalhada que já podemos traçar uma linha para a história de cada um deles, mesmo os secundários, que se desenvolverão nos próximos livros. Essa série intitulada “As quatro estações do amor” é composta por quatro exemplares e em cada livro vamos conhecer a história de amor de uma dessas “solteironas”. Um quinto livro foi escrito intitulado "Uma noite inesquecível" que vai abordar a história de uma personagem extra.

 Confesso que estou extremamente ansiosa para ler os próximos volumes, principalmente o que terá a Evie como protagonista.


Essas capas acima foram da primeira edição publicada em 2015, atualmente são muito difíceis serem encontrados nessas edições (somente usados e com preços, muitas vezes, extremamente altos). No entanto, recentemente, em novembro de 2020, a Editora Arqueiro relançou toda essa série com novas capas. O que muda? Apenas as capas. As histórias continuam exatamente as mesmas, apenas a capa que foi alterada e agora todos os volumes podem ser encontrados novamente para compra sem preços exorbitantes. 

27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.