Gostaria que você estivesse aqui - Fernando Scheller - TAG Inéditos


Ano de publicação: 2021

Editora: HarperCollins

Número de páginas: 319

 

Olá leitores, como estão? A resenha de hoje é de um livro nacional que recebemos pelo clube de assinatura da TAG Inéditos no mês de maio. Gostaria que você estivesse aqui do autor Fernando Scheller é um ótimo livro que aborda temas relevantes e com uma escrita muito fluida.

A história se passa no Rio de Janeiro, no início dos anos 80. Prestes a serem tomadas por uma revolução musical, muitas coisas movimentam a cidade, inclusive uma epidemia de AIDS, que ainda é novidade para nosso país e um momento político muito importante.

A narrativa é feita por alguns personagens, sendo assim intercalada entre os capítulos. Inácio é um jovem que está prestes a entrar para a faculdade, seu pai que é engenheiro, e quer que o filho siga seus passos, porém o jovem ainda tem muitas dúvidas. Sua única certeza no momento é a paixão que sente por Baby.

Baby é uma jovem que se divide entre encontrar o seu próprio caminho e manter os luxos da família encontrando um “bom partido”, pois eles estão falidos após a morte do pai.

César é um produtor musical que vive seus dias intensamente. Entre suas descobertas musicais, o jovem tenta se encontrar em meio à separação de seus pais e sua orientação sexual. Sua vida ganha um novo sentido após Inácio cruzar o seu caminho e os dois começarem uma forte amizade.

Selma é mãe de César e após anos de dedicação ao seu casamento, ela acaba sendo trocada por outra e começa a questionar se realmente foi feliz em seu matrimônio e começa a fazer novas escolhas. Porém sua vida começa a desmoronar quando ela recebe um ingrato diagnóstico para seu filho.

Rosalvo vêm da Paraíba para o Rio, a fim de vingar a morte da filha trans Eloá. Na comunidade da Rocinha ele se restabelece e começa um novo emprego como porteiro no condomínio de Selma, mas claro, sem esquecer suas perspectivas de vingança.

Todas essas histórias se encontram em algum momento da narrativa, e aos poucos vamos ficando mais íntimos dos personagens, conhecendo seus medos, anseios e sonhos. Gostaria que você estivesse aqui é um livro com histórias marcantes e ótimos personagens.

Muitos temas importantes são abordados, principalmente no momento político que o país enfrentava, com a descoberta de casos de AIDS, o medo assolava muitos jovens devido à falta de informações sobre o vírus.

É um livro muito real, você consegue se transportar perfeitamente para esse período, e conhecer um pouco mais sobre esse Rio de Janeiro que estava prestes a explodir com a ascensão musical de muitas bandas, onde as diferenças sociais eram gritantes e as realidades muito distintas.

 Sem dúvidas foi um dos melhores livros nacionais que li recentemente, onde foi impossível não me apegar aos personagens e suas intensas e dolorosas histórias. Capítulos curtos e escrita agradável fazem a leitura fluir muito bem, méritos totais ao autor.

Adorei a proposta de receber livros nacionais pela Tag, espero que isso se repita, afinal sem o clube, dificilmente eu iria ter em mãos um livro tão bom e que me despertou inúmeros sentimentos durante a leitura. Até a próxima resenha!



27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.