[Resenha] Bom dia, princesa - Blue Jeans


“Bom dia, princesa” autor: Blue Jeans; editora: Planeta; 490 páginas.

Seis jovens estudantes da mesma sala possuem uma coisa em comum: ambos são considerados os “estranhos” do colégio, os que são sempre deixados de lado por ninguém fazer questão de entender. Mas, juntos, decidiram unir forças e fundar um clube particular: O clube dos incompreendidos.

“Não há nada que os defina melhor. São garotos incompreendidos que ninguém entendia, que ninguém respeitava, de quem ninguém gostava, até que foram se unindo uns aos outros pelo caminho”.

A amizade entre eles se fortaleceu durante os longos anos juntos, dividindo tarefas e encontros na cafeteria da mãe de Valéria, uma das integrantes do grupo. Como em todo grupo de adolescentes, havia algumas intrigas e vários segredos. Cada um com uma personalidade muito distinta, mas todos com uma insegurança em comum.

Valéria sempre foi apaixonada por Raul. Este, por outro lado, passou por diversas desilusões e perdas e nunca pareceu olhá-la com outros olhos... até agora. Porém, justamente quando ele resolve retribuir seus sentimentos, Elisabete surpreende Valéria ao revelar que está apaixonada por Raul e fará de tudo para conquista-lo. Elisabete e Valéria são muito amigas e com esse novo sentimento entre elas, tudo ficará abalado. Eles até tentam guardar segredo, mas é claro que isso não duraria por muito tempo.

Os outros integrantes do grupo, Maria, Bruno e Ester também são muito unidos e possuem uma relação parecida com a dos outros três amigos. Bruno sempre foi apaixonado por Ester, mas ela nunca correspondeu seus sentimentos, sempre fingindo que não percebia. Enquanto isso, Maria parece desfrutar de um sentimento por Bruno que a trata com imenso carinho. Mas Maria é a que possui mais segredos entre todos eles, segredos esses que ela só revela em seu blog secreto.

A amizade entre os seis sempre foi muito forte, até que a adolescência chegou e os encontros obrigatórios se tornaram torturantes. A maioria começou a desejar caminhos diferentes e sendo assim, decidiram romper o clube. A sensibilidade que vem com essa fase da vida os abala tremendamente, mas a mensagem da amizade verdadeira, que mesmo estremecendo algumas vezes, é passada com vigor.

A história se passa em Madri. Os personagens são muito bem construídos e cada um possui uma forte personalidade própria. É possível compartilhar das angustias e sentir uma grande nostalgia do tempo de adolescente. As vivências são muito comuns na vida de qualquer jovem e eu mesma me identifiquei muito com muitos momentos.

Por ser um livro tão focado nessa fase, eu acho que ele voltado mais para o público juvenil, apesar de não ter sido catalogado como tal. A série de dramas e desencontros. Problemas familiares, escolares e cotidianos. As descobertas e os sentimentos a flor da pele. Gostei muito por ele me proporcionar uma viagem no tempo e relembrar dos meus tempos de adolescente. Chegar do colégio e conversar no MSN, estudar por horas para a prova e ficar me preocupando com o futuro.

No entanto, o livro possui um final em aberto para muitos dos personagens o que me fez ficar pensando se teria uma continuação. Busquei mais informações no site da editora e vi que supostamente existe outros livros da série, mas que ainda não foram traduzidos para o Brasil. Fiquei muito curiosa, principalmente, pelo que acontecerá com a Meri e a Eli, adoraria que a editora trouxesse uma continuação para eu descobrir o que aconteceu com elas. Fiquei por tanto tempo lendo esse livro que sinto como se os personagens já fizessem parte da minha vida.



27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.