Vale a pena assistir a série Bridgerton? - Netflix


Minha ansiedade estava me corroendo para assistir a adaptação. Meia noite em ponto eu estava atualizando a página da Netflix loucamente até decidir pesquisar o horário que lançaria e descobri que era às 5h00. Acordei as 7h00 e maratonei todas as mais de 8 horas de série sem pausas e não fiquei totalmente satisfeita com o resultado e vou compartilhar com vocês agora quais são meus pontos.

Preciso começar dizendo: Se você está lendo cronologicamente os livros e ainda não passou do quarto livro: NÃO ASSISTA A SÉRIE AINDA, te garanto que vai quebrar muitas expectativas se fizer isso. O motivo é porque a identidade da Lady Whitlesdown, que é revelada no quarto livro, já é entregue de bandeja nessa primeira temporada da série. Lamentável. Acaba com experiência do leitor.

Além dessa, que considero ser a pior falha da série, existe alguns outros pontos que gostaria de ressaltar:

Não é uma série para assistir com a família reunida

A série lançou no dia 25 de dezembro, em pleno natal, momento em que muitas famílias se reúnem e fazem coisas juntos, assistem juntos... Mas como assistir com os pais uma série que tem uma cena erótica com nudez clara a cada poucos minutos? Bem desconfortável. 

Eu sei que nos livros existe muitas cenas sensuais e que é um ponto forte da história, mas sinceramente não precisava dar uma ênfase tão grande nisso. Às vezes eu me pegava achando que estava assistindo um "50 tons de cinza". Nada de errado para quem gosta, tem nu frontal, nu traseiro e todos os demais nus. Os barulhos (gemidos) sendo abafados por uma música instrumental. Mas fica o alerta: não assista com seus pais próximos, não é nada confortável.

Aparência e personalidade dos personagens

Quando a gente lê os livros sempre imaginamos uma aparência para cada personagem, correto? Principalmente quando a escritora os descreve, mas fiquei um tanto insatisfeita com a aparência das meninas Bridgertons. Os rapazes correspondem as descrições, mas as moças pareciam tão jovens... Até mesmo pesquisei a idade das atrizes e fiquei pasma ao descobrir que são maiores de idade com aquela aparência tão jovem. Tudo bem, elas só "parecem" jovens, mas isso me incomodou por muito tempo, não consegui ligar a personagem da série com a do livro. 

O Anthony é detestável, pelo menos no começo, mas nada que eu já não achasse dele pelos livros também e não me refiro a aparência, esse aspecto eu acho que ficou de acordo. Senti falta de personalidade do Colin e da Violet que possuem muita voz e presença marcante nos livros.

Já a escolha do ator para interpretar o Simon eu aprovei, o enredo da história dele ficou impecável e acredito que todos os demais personagens mais velhos ficaram de acordo. Mas isso é só a minha opinião.

Tem cenas importantes faltando?

Na maior parte eles seguiram o livro fielmente, mas é claro que muitas cenas ficaram de fora. Eu senti falta, especialmente, de uma cena clássica onde a Violet tenta conversar com a Daphne sobre a noite de núpcias, Violet fica embaraçada e isso torna uma cena extremamente engraçada. 

Outra informação que senti falta foi a do medo do Simon de perder a mulher no parto. Só foi dado ênfase na vingança contra o pai, mas em nenhum momento mencionou também que ele tinha medo de sua mulher morrer no parto como sua mãe morreu. Particularmente era algo que eu gostaria de ter visto. 

Por outro lado, preciso elogiar a química dos protagonistas e a fidelidade na adaptação em muitos momentos. Não posso poupar elogios também para a composição, as músicas, o cenário... Tudo tão lindo e bem trabalhado. É tão cativante que dá vontade de fazer uma pequena visita à essa época.

Alguns personagens ficaram impecáveis e algumas histórias paralelas abordadas eu nem me lembrava e me ajudaram a recordar de muitos momentos e fazer ligação com os outros livros. No geral, é uma ótima história, ótima adaptação, mas sigam meu conselho: se você está lendo os livros e ainda não passou do quarto livro: não assista ainda. Vão me agradecer por esse conselho, acreditem. 

Apesar dessas falhas, eu gostei muito! Digo isso como leitora que assistiu a adaptação de um de seus livros preferidos, acredito que a opinião poderia ser um pouco diferente se fosse de uma pessoa menos envolvida. Mesmo com esses problemas eu gostei de uma forma geral. Por ter tido um dedinho da Shonda (autora de Grey's Anatomy) eu achei que teria um toque a mais de drama, mas não vou falar nada antes da hora, ainda tem muitos livros para serem adaptados.

Agora estou ansiosa para a adaptação dos próximos. Achei muito legal a abelhinha no final dando uma brecha para a próxima história (quem leu, entendeu). E quero muito ver o terceiro e quarto livro sendo adaptados (que são os meus preferidos)! Tenho uma expectativa diferente para eles e espero que não me decepcionem. 

E você que já assistiu, o que achou? Quais são suas considerações? Conte pra gente!

Bridgerton


27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

Um comentário:

  1. Olá Josy,
    Eu terminei de assistir ontem e também gostei bastante. Diferente de você, pontos que te incomodaram me agradaram, mas é normal. Agora é segurar a ansiedade pelas próximas temporadas.

    Beijo!
    www.amorpelasoaginas.com

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.