[Resenha] O caderninho de desafios Dash e Lily – David Levithan e Rachel Cohn


Lançamento pela editora: 2016

Páginas: 256

Editora: Galera Record

 

Olá leitores, como estão? Se você procura uma leitura fofa e leve, quem sabe para curar aquela ressaca literária, eis que tenho uma ótima dica para você. O caderninho de desafios de Dash e Lily não é um livro novo, mas ele vem ganhando destaque novamente pela recente adaptação baseada no livro feita pela Netflix, depois falo um pouco mais com vocês sobre a série que também já assisti e amei.

O livro

Lily está doida para se apaixonar e, para encontrar seu par ideal, ela com a ajuda do irmão resolvem criar um caderninho repleto de desafios, que ela coloca nas prateleiras da sua livraria favorita para ser encontrado, quem sabe, pelo grande amor de sua vida.

Dash é um frequentador dessa livraria e em uma das suas visitas ele acaba encontrando o caderninho e aceitando entrar no jogo criado por Lily.

É a partir desse momento que conhecemos um pouco mais sobre esses dois jovens que apesar das diferenças, acabam iniciando uma bonita história através das páginas desse caderninho. Lily ama o Natal, é uma garota que sempre segue as regras, sempre tenta enxergar o lado positivo na vida, não tem muitos amigos, mas ama estar com sua família. O problema é que neste ano, seus pais resolvem fazer uma viagem, e ela então não vê solução para ter um Natal feliz, não fosse pela ideia de seu irmão de fazer o caderno de desafios.

Dash não gosta de Natal e nesta data ele prefere passar sozinho, pois como os pais são divorciados, ele evita passar as festividades com eles. Ele não tem muitos amigos agora que não namora mais a popular Sofia. É um jovem que enxerga a vida de maneira mais prática e objetiva.

Quando o jovem resolve aceitar o desafio proposto por Lily e responde também a desafiando, os dois começam uma grande aventura por Nova York, aonde aos poucos eles vão se conhecendo e se aproximando, mesmo sem nunca terem se encontrado.          

É um livro que flui de maneira muito fácil, destinado ao público mais jovem, é uma daquelas histórias super gostosinhas que trazem reflexão, pois as inevitáveis mudanças acabam acontecendo na vida dos protagonistas, e eles precisam aprender a lidar com elas e seguir adiante. A dinâmica da narrativa alterna entre Dash e Lily nos capítulos e isso ajuda a leitura a ficar mais agradável, pois podemos acompanhar a história pelos olhos dos dois.

É um livro que se lê muito rápido e traz aquele quentinho no coração que este tipo de leitura sempre consegue trazer.

Sobre a adaptação

Como eu tinha citado logo no início da resenha, o livro ganhou recentemente uma adaptação feita pela Netflix que traz Austin Abrams como Dash e Midori Francis como Lily. Eu particularmente preciso dizer que a série ficou muito boa e fiel ao livro, claro que existem algumas diferenças, mas a produção não deixa nada a desejar, inclusive acho que gostei até mais da série do que do livro. Eu sei, isso é raro de acontecer, mas às vezes....

A primeira temporada é composta por oito episódios de pouco mais de vinte minutos cada, ou seja, da para maratonar bem rápido. A escolha do elenco também me agradou bastante, os atores principais são muito fofos e principalmente a escolha de Dash, ele é exatamente como eu imaginava no livro. Eu preciso confessar para vocês que amo produções que se passam no Natal, e essa série ficou muito bonita esteticamente, claro que o cenário ajuda muito, pois Nova York é mágica no Natal. E já aviso, é impossível não se apaixonar junto com Dash e Lily e seu adorado caderninho de desafios.

Mas será que teremos uma segunda temporada? Por enquanto não existe uma confirmação oficial da Netflix, mas existe uma boa possibilidade, pois o livro tem uma continuação com o título “The Twelve Days of Dash & Lily (Os doze dias de Dash e Lily), ou seja, sabemos que para a empresa de streaming, o que conta mesmo, são os dados de audiência, então se você já assistiu e assim como eu amou, vamos panfletar para garantir mais uma temporada, quem sabe já para 2021.

Seja pela série ou pelo livro, se você gosta de ler/assistir a esse tipo de conteúdo leve e jovenzinho, certamente vai amar a fofa e divertida história de Dash e Lily.



27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

4 comentários:

  1. Olá Angélica,
    Assisti dia desses a série e nem tinha ligado o livro a série. Ela ficou bem fofinha mesmo, bem gostosa de assistir e maratonar. O livro é bem no estilo que gosto, mas acho que vou ficar só com o encanto da série mesmo, pelo menos por enquanto.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ray!A série é muito fofa mesmo, uma delícia para aquela maratona! Feliz ano novo para você e para os seus! Quem sabe em 2021, você decida fazer essa leitura, não é? Hahaha Bjus

      Excluir
  2. Olá,
    Eu adorei a série, estou ansiosa para ter a segunda temporada também.
    Adorei toda história partir da biblioteca e envolver esse jogo com os livros e o caderninho. Fico empolgada com jogos de pistas hahaha
    Espero que a Lily do livro seja tão legal quanto a da série.
    Pela sua resenha tem um ar parecido, eu até aluguei o e-book no Unlimited, mas acho que não vai dar tempo antes da minha promoção finalizar.

    Feliz 2021!
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nana! Vamos torcer muito para uma segunda temporada dessa série fofissíma. Também adorei a dinâmica do caderno de desafios!Espero que não lhe falte oportunidades para ler essa graça de livro, quem sabe surge outra promoção do Unlimited, não é mesmo? Feliz 2021 para você e para os seus! Um ano repleto de luz e realizações! Bjus

      Excluir

Tecnologia do Blogger.