[Resenha] Uma vida pequena - Hanya Yanagihara


Lançamento pela editora: 2016

Páginas: 784

Editora: Record

 

            Olá leitores, como estão? Antes de começar a falar sobre o livro da resenha de hoje, preciso deixar muito claro que não se trata de um livro que deveria ser lido por todas as pessoas. Digo isso, pois é uma leitura que pode despertar muitos gatilhos. É sem sombras de dúvidas, a leitura mais difícil que já realizei na minha vida. É um livro extremamente pesado e que mexeu muito com o meu psicológico.

            Pensei muito sobre fazer ou não uma resenha sobre essa leitura, mas a verdade é que apesar de ter me feito sofrer muito, eu gostei da leitura e acabei decidindo falar sobre a história, a autora e apresentar um pouquinho desses personagens maravilhosos que vão ficar no meu coração para sempre.

            Dito tudo isso, deixo a critério de cada um possíveis julgamentos sobre a obra. Sem mais delongas, vamos ao que interessa!

            A história contada por Hanya, gira entorno de quatro amigos Jude, Willem, JB e Malcom. O início do livro relata a vida dos amigos um pouco após a faculdade, e no decorrer dos capítulos, vamos conhecendo um pouco mais sobre a história de cada um. E a história segue narrando por muito tempo a vida dos quatro rapazes.

            Mesmo sendo um livro que mostra bastante à história dos amigos, o com maior destaque sem dúvida é Jude. Muito reservado, pouco se sabe no início sobre sua vida. Só o que ele conta aos amigos é que é órfã e foi criado em um mosteiro. No decorrer do livro, vamos entendo um pouco mais sobre a vida do jovem advogado.

            É nesse ponto que vamos conhecendo todo sofrimento que Jude já passou e aí que a leitura começa a ficar muito complicada. Apesar das quase 800 páginas, o que me fez demorar em finalizar o livro foram os vários temas pesados que foram abordados pela autora. Essa é uma das polêmicas que envolvem o livro, pois muitos criticam o excesso de sofrimento que Hanya coloca na vida de seus personagens, e principalmente a riqueza de detalhes de todo sofrimento vivido por eles. Em sua história aborda-se o suicídio, pedofilia, abusos de diversos tipos entre outros.

            Apesar da dificuldade em finalizar a leitura, eu gostei muito do livro, sei que pode parecer controverso, mas em poucas vezes, personagens me cativaram tanto como neste livro, e fora todo sofrimento envolvendo a história, é muito bonita a amizade criada pelos amigos e não tem como não chorar junto com Jude e todas as coisas que acontecem em sua vida.

            Como eu disse no início desta resenha, não é uma leitura fácil, porém se você tem curiosidade em saber mais sobre a obra, esta é uma leitura que vai te marcar em muitos aspectos e prepare os lencinhos antes de embarcar nesta história.



27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.