[Resenha] Coraline - Neil Gaiman


Coraline / Autor: Neil Gaiman / Páginas: 223 / Editora: Intrínseca / Lançamento pela editora: 2020.

Coraline é um livro escrito por Neil Gaiman para a sua filha que era apaixonada por histórias assustadoras. Foi a primeira vez que tive o prazer de ler um livro do autor que tem como inspiração na escrita o queridíssimo Edgar Allan Poe. O livro é recomendado para quem gosta de temáticas que envolvem histórias apavorantes, cheias de aventuras, com meninas corajosas.

Coraline, uma menina de onze anos de idade, sempre procura aventuras que sacie todas as suas curiosidades sobre o mundo a sua volta. Contudo, a menina muda, juntamente com seus pais, para uma casa que um dia foi enorme, pois hoje ela é dividida em apartamentos que contém vizinhos singulares, os quais não decoram o seu nome e sempre a chamam de “Caroline”. Coraline passa a maior parte do seu tempo se divertindo sozinha, visto que seus pais não encontram tempo para diverti-la e dar atenção. Entretanto, em um dia, explorando a sua casa, ela descobre uma porta que não dava para lugar algum, porém sempre permanecia trancada.

Então, quando seus pais não estavam em casa, Coraline, ao se encontrar entediada, pegou a chave e abriu a porta que, até a pouco tempo atrás, dava para uma parede de tijolos, mas agora foi diferente, ela encontrou um corredor escuro que a destinou para outra casa igual a sua, todavia nessa casa existiam outros pais, outras roupas e outros vizinhos. Assim, na nova casa, Coraline tinha a atenção de seus outros pais e as roupas que ela sempre desejara. No entanto, não era isso que a garota queria, pois como ela mesma disse:

 “- Você não entende, não é? Disse ela. Eu não quero ter tudo. Ninguém quer. Não necessariamente. Que graça existiria em ter tudo que eu sempre quis? Assim, do nada, não teria o menor sentido. E depois?”

Dessa forma, ela embarca em uma aventura para sair de sua outra casa e salvar a todos. A menina, muito corajosa, não desiste e enfrenta todos os seus medos.

“-Porque coragem é quando você sente medo de fazer algo, mas faz mesmo assim, é quando você enfrenta o medo.”

Falando sobre o livro, a história é surpreendente e contém vários ensinamentos. A obra é indicada para o publico infanto-juvenil e jovem-adulto, uma vez que ela mostra que a busca pelo perfeito é utópica e danosa, explicando, assim, que o perfeito é imperfeito.





27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

3 comentários:

  1. Olá Dhenny,
    Adorei sua resenha, esse livro é um amorzinho e Coraline é realmente cheia de ensinamentos e coragem. Só não sabia que o autor se inspirou no Allan Poe.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee, Ray!!
      O livro é muito perfeitinho mesmo, né? Kakak
      Morri de amores também! Fico feliz que tenha gostado da resenha! ❤️

      Beijosss!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.