[Resenha] Sob o céu escarlate - Mark Sullivan

Sob o céu escarlate – Mark Sullivan
Lançamento: 2019
Páginas: 416
Editora: Planeta do Brasil

“Para os oito mil judeus italianos que não puderam ser salvos. Para os milhões escravizados pela máquina de guerra nazista e para os incontáveis que não voltaram para casa”.

Sob o céu escarlate é um livro que eu queria ler desde seu lançamento no ano passado. O fato de a história ser sobre fatos reais sempre me chamou a atenção, principalmente por ver outro lado da Segunda Guerra Mundial e a maneira como outro país, no caso a Itália, foi afetado gradativamente por ela.

A obra relata a história de Pino Lella um jovem italiano que acabou por se tornar um dos heróis desse período tão doloroso. Pino é um jovem muito carismático que divide seu tempo entre curtir a companhia dos amigos e do irmão Mimo e suas paixões por jovens italianas. Em uma de suas aventuras ele acaba conhecendo a jovem e misteriosa Ana e se encantando a primeira vista.

Mas ele acaba tendo grandes mudanças em sua vida com a chegada da guerra em seu país, de Hitler e seus aliados. Com os ataques cada vez mais frequentes, ele e o irmão são mandados para o mosteiro do Padre Re para ficarem em segurança. Só que o Padre, aproveita das boas condições de Pino e começa a treinar o rapaz para uma missão muito importante: guiar judeus por entre as montanhas e trilhas para transportá-los em segurança até a Suíça, onde eles poderiam escapar com vida das atrocidades dos nazistas.

“Mas não podemos deixa de amar nossos semelhantes porque temos medo, Pino. Se perdermos o amor, tudo estará perdido”.

Com seu aniversário de 18 anos se aproximando, os pais do jovem pensando em sua segurança, o chamam com urgência de volta para casa. O plano é simples, que ele se aliste as Forças de Guerra Alemãs, mesmo contra sua vontade, pois assim ele escaparia de lutar com os fascistas e correr sérios riscos de vida.

Pino acaba se tornando o motorista de um dos mais importantes generais nazistas e com influência de seus tios, acaba se tornando um espião dentro do mais Alto Comando Alemão.

Esse é só o começo das aventuras de Pino e de como seu caminho sempre estará ligado aos acontecimentos mais importantes da Segunda Guerra Mundial. Mas e Ana? Será que o caminho dos dois voltará a se cruzar no meio de tanta morte e violência?

Sob o céu escarlate é um livro inspirador e cheio de momentos que o leitor fica sem fôlego diante da perfeita narrativa dos fatos que o autor nos possibilita. É um livro para quem assim como eu, ama leituras que relatam esse momento histórico que foi essa guerra e todos os impactos que ela causou.

“-Perdoe um homem velho por suas lembranças – disse. – Alguns amores nunca morrem”.

É impossível não se envolver com os personagens e enxergar toda a tristeza dessa guerra e suas faces mais horripilantes, mas não sem destacar toda bravura e coragem desses personagens e uma linda história de amor que se passa em tempos tão sombrios.

É um livro impactante, forte e cheio de momentos históricos que desenharam o desfecho da Segunda Guerra Mundial e toda sua dor. Recomendo muito para quem gosta desse tipo de leitura e não tem medo de ter seu coração partido ao se entregar a história dos personagens.

“Nunca sabemos o que vai acontecer, o que vamos ver e que pessoa importante vai entrar em nossa vida ou que pessoa importante vamos perder. Vida é mudança, e, a menos que tenhamos sorte suficiente para encontrar comédia nela, a mudança quase sempre é um drama, senão uma tragédia. No fim, e mesmo quando o céu se torna escarlate e ameaçador, ainda acredito que, se temos sorte por estarmos vivos, devemos agradecer pelo milagre de cada momento de cada dia, por mais que sejam imperfeitos. E devemos ter fé em Deus, no universo e em um amanhã melhor, mesmo que essa fé nem sempre seja merecida”.

27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.