[Resenha] Os olhos da escuridão - Dean Koontz

"Os olhos da escuridão"; autor: Dean Koontz; Editora Citadel; 272 páginas.
Após um ano da morte de Danny, sua mãe passa ter pesadelos recorrentes, alucinações e até mesmo receber mensagens de uma forma estranha. Tina havia passado por uma fase terrível para aceitar a morte de seu filho. Enfrentou uma separação com um homem que a acusava dessa morte. Mas por outro lado, teve sucesso em sua carreira. Conseguiu dirigir o teatro como sempre sonhou. Quando finalmente achava que as coisas estavam melhorando, ela passa a ser atormentada novamente.

Coisas estranhas começaram a acontecer com frequência. O ar ficar gelado e alguma mensagem surge, como uma escrita no cavalete de pintura de Danny e também nas folhas impressas da impressora de seu trabalho. A princípio ela achou que pudesse ser uma brincadeira de mau gosto, mas logo ela começou a associar as coisas e acreditar que poderiam ser espécies de mensagens de seu próprio filho. Que talvez nunca tenha morrido, afinal, ela nunca viu o corpo no caixão.

Danny havia ido para uma excursão que resultou em um acidente terrível causando a morte de todos os participantes, mas apenas Danny não teve seu corpo exposto para os familiares, os legistas alegaram que estava em condições terríveis e que ela não gostaria de ver. Na época ela aceitou, mas agora ela ficou com essa dúvida martelando em sua cabeça.

Ao conhecer Elliot, um advogado que ela conheceu no seu trabalho, com quem ela teve muita afinidade (e um romance logo mais), ela pede ajuda para conseguir uma permissão para abrir o caixão de seu menino e finalmente ver o corpo e aceitar a morte. Ou, talvez, concluir a suposição de que talvez ele nunca tenha morrido.

Mas essa desconfiança vai despertar a atenção das autoridades que possuem um segredo imenso e pretendem proteger a qualquer custo. Elliot já pertenceu ao exército e sabe que vai ser complicado se esquivar de todo o sistema para conseguir atingir o objetivo: descobrir a verdade. Mas não vão desistir tão fácil, principalmente tendo uma ajudinha paranormal tão forte.

Em alguns momentos da leitura eu me peguei comparando a trama com a série Stranger Things. As semelhanças não param no ano em que a história acontece, na busca da mãe pelo filho e as mensagens enviadas do filho pra mãe de formas diferentes. Além disso possui um vírus criado em laboratório muito potente. Não exatamente isso, mas é próximo. Então se você gosta de Stranger Things, vai amar esse livro também!

Apesar do tom mais sombrio, a narrativa é muito leve, permitindo até mesmo várias piadas entre os personagens. O suspense nos prende a cada página e o ritmo conquista tornando a leitura ainda mais fácil.

"Os olhos da escuridão" é um livro que foi considerado profético por prever um momento como esse que enfrentamos no momento. No entanto, no decorrer da história nada relacionado a isso é mencionado e eu não conseguia parar de pensar em quando isso surgiria. E quando finalmente aconteceu a explicação que eu tanto ansiava, explodiu minha cabeça. Eu criei várias teorias, discuti na leitura coletiva que participei, mas ter finalmente o alinhamento de toda a trama foi sensacional! Confesso que eu estava parcialmente certa.
Eu gostaria de ver esse livro em uma adaptação para as telonas. Eu assistiria com certeza!

Adquira o seu: 


27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.