[Resenha] O inverno das fadas - Carolina Munhóz

“O inverno das fadas” autora: Carolina Munhoz; editora Leya; 299 páginas.

Bem próximo da cidade de Keswick existe um reino mágico. O Reino de Arawn é o reino das mais variadas fadas. Entre todas elas existem as Leanan Sídhe, conhecidas como a fada da sedução ou fada amante. Sua espécie tem em seu objetivo de vida conquistar artistas, inspirá-los, intensificar seus talentos e com isso, roubar sua energia pouco a pouco até que o artista definhe até a morte. Isso é como a cadeia alimentar para as fadas Sídhe, é impossível evitar esse destino.

A vida de Sophia, neta do governador, sempre caminhou dentro do esperado. A fada Sidhe conquistou diversos artistas pops conhecidos, deu a eles a honra da glória enquanto ia consumindo aos poucos a energia deles. De amores em amores, se abastecendo até a morte de seus humanos. Até que algo inesperado aconteceu.

Suas “presas” normalmente surgiam através de sonhos e dessa forma iam se comunicando com a fada até que o encontro presencial acontecesse. Logo em seguida, um relacionamento se iniciava sem que ninguém além do humano enfeitiçado a visse. Por muito tempo era assim, independente se humano era homem ou mulher. E o fim era sempre trágico.

Com William o começo foi o mesmo, mas algo foi bem diferente após o encontro com Sophia. Conforme iam se conhecendo, a fada desenvolveu um sentimento além do que deveria sentir por um humano. Era normal gostar da pessoa que enfeitiçou, sentir atração, desejo e até mesmo amar. Mas esse tipo de amor que sentia com William era diferente, era amor de almas gêmeas, ela tinha certeza!

Mas agora ele já tinha sido enfeitiçado e todos sabemos qual seria o futuro do rapaz. Mas é óbvio que Sophia não permitiria a morte do amor de sua vida, mesmo que ele estivesse disposto a morrer por ela.

Sophia é fruto da união de uma fada Sidhe e um Elfo. Esse amor proibido resultou na morte do casal pouco tempo depois de terem tido a Sophia. A jovem sabia dos riscos de se relacionar com outras espécies, isso aconteceu com seus próprios pais.

“Ambos sabiam que um amor entre um elfo e uma Leanan era suicídio, mas quando se está apaixonado parece aceitável cometer esse tipo de loucura”.                                                                                                                                                                     

Sophia estava louca de amor. E William também.

A inserção de outros seres mágicos na história me agradou bastante. No entanto, preciso dizer que me incomodou a mistura de gêneros. A narrativa é claramente de um livro infanto juvenil, mas por ter conteúdo adulto, acaba deixando de ser para esse público. É uma escrita infanto juvenil para um público adulto e é nesse aspecto que vejo uma falha. Entendo que é um livro de temática sensual e por isso é constantemente abordado relatos de cunho sexual. E também reforçado várias vezes o desejo sexual da protagonista e seus amantes, mas particularmente acabou me incomodando.

No geral a história tem uma boa mensagem. A autora não se aprofunda muito no universo que criou, mas ela dá uma boa ideia de tudo que apresenta e fecha as pontas soltas. O romance é clichê, do jeito que a gente gosta e a narrativa tem esse jeito mais leve dos livros para jovens, o que torna a leitura mais rápida. Além disso, a autora incluiu elementos da cultura pop que para quem é fã, de cara vai identificar e se aproximar com a história.


Compre: 
   



27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.