[Resenha] Filme Noturno - Marisha Pessl

"Filme noturno"; autora: Marisha Pessl ; editora: Intrínseca; 609 páginas.

Ashley Cordova está morta. Tudo indica um suicídio, mas dado o histórico familiar da garota, essa morte é mais do que suspeita.

Ela é filha de Stanislas Cordova, um famoso diretor de cinema conhecido pelos seus filmes de terror bem violentos e explícitos. Suas obras costumam causar repulsa, horror e surpreender até os mais familiarizados com o gênero. Ao mesmo tempo, Cordova reúne centenas de fãs alucinados que são apaixonados por seu estilo original de criar.

Essa família chamou a atenção de Scott, um jornalista investigativo. Cordova é um homem muito misterioso, ninguém sabe dizer muito sobre ele e seu estilo é muito questionado e despertou a curiosidade e a necessidade de respostas em Scott. O jornalista está há muito tempo atrás de informações sobre o homem sem sucesso. Mas agora, com a morte da filha do sujeito, ele percebe que é um novo caminho para encontrar respostas para seu trabalho.

No entanto, ao chegar no local do crime em busca de pistas, ele encontra um homem totalmente desnorteado que está ali pelo mesmo motivo: ele quer entender o que aconteceu com Ashley. Tendo os mesmos interesses, a união deles se fez necessária.

Seguindo as pistas deixadas, os dois homem foram investigar no último lugar em que Ashley foi vista com vida e lá conheceram Nora, uma moça responsável por guardar os casacos das pessoas e que guardou também o casaco da suporta vítima. Preocupada com o desenvolvimento dessa história, Nora se junta a eles nessa investigação que ganha um ritmo cada vez mais eletrizante.

A quem diga que Ashley foi vítima de maldição. Isso porque seu pai se envolvia com magia negra e outros tipos de rituais. Cordova costumava levar sua arte muito a sério e era comum incorporar a fantasia a sua realidade. Existe um caso relatado por umas das fontes do jornalista que afirmou que Cordova deixou seu filho sangrando até perder a chance de ter os dedos reimplantados só pela oportunidade de uma cena realista.

Todos que participavam do elenco dos filmes de Cordova pareciam deslumbrados ao receberem a proposta, mas aterrorizados ao desenvolverem os papéis. Eles sabiam que o compromisso em que estavam entrando seria o mais assustados e o mais excitante de toda a sua vida. Mesmo assim, era quase impossivel fazer um dos atores falarem sobre a experiência, parecia ter algo que os impedia, algo como um pacto.

"Há o desejo humano de exercer o livre-arbítrio, sim. Mas há um desejo igualmente forte de ser amarrado, amordaçado e preso. Naturalmente havia a glória que acompanhava o aparecimento em um filme de Cordova. Você estava feito." 

Quanto mais se envolvem no caso, mais distantes parecem. Os fatos se misturam com o ocultismo e não é tão claro afirmar nada. Mas eles estão prontos para ir até o final disso, a qualquer preço. Pelo menos Scott está.

"Mas quando você foge de alguém, não importa quão longe você vá, essa pessoa o segue fielmente assim como as estrelas."

Mas as respostas podem estar bem longe do que ele esperava.

A narrativa é intercalada com fotos, telas da web, jornais e outros arquivos visuais que passam ainda mais veracidade aos fatos narrados. As fotos são bem trabalhadas - muitas delas obscuras - que conseguem assustar. Todo esse material enriqueceu a narrativa de tal forma, que eu me peguei pesquisando na internet se Cordova já existiu na vida real. A autora se tornou especialista em confundir o leitor e o fazer questionar se estava lendo um livro de ficção ou se era um dossiê.

A trama foi muito bem amarrada. Todos os questionamentos criados durante a narrativa foram esclarecidos não deixando nenhuma ponta solta. E o final é realmente imprevisível.

27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.