[Resenha] Uma dama fora dos padrões - Julia Quinn

Resenha: Uma Dama Fora dos Padrões
Autor (a): Julia Quinn
Editora: Arqueiro
N° de páginas: 270
“Antes dos irmãos Bridgertons, havia os Rokesbys”...

Olá leitores! Hoje vamos falar um pouco sobre o primeiro livro da série “Os Rokesbys”, escrita por Julia Quinn, um dos grandes nomes no universo dos romances de época. Em “Uma Dama Fora dos Padrões” nós vamos acompanhar as aventuras de Billie Bridgerton e, se você já reconheceu esse sobrenome, vai gostar de saber que a nossa protagonista é a irmã mais velha de Edmund, o pai da famosa família Bridgerton.

Não se preocupe, caso ainda não conheça os livros lançados anteriormente, os spoilers acabam por aqui, mas se você deseja se inserir nesse mundo, “Uma Dama Fora dos Padrões” pode ser um bom começo. Mas vamos à história...

Como o próprio título sugere, Billie não é como as outras jovens que pertencem ao seu círculo social e não faz questão de tentar ser. Vivendo em Kent, longe dos olhos julgadores da alta sociedade londrina, ela não é obrigada a participar de bailes e aceitar a corte de possíveis pretendentes. Dona de uma personalidade forte (para dizer o mínimo) ela pode sair à cavalo usando calças sem ninguém para repreendê-la, a não ser sua mãe, é claro.
“Não queria tocar piano ou costurar. Queria estar ao ar livre, voar na garupa de seu cavalo, a luz do sol dançando pela sua pele enquanto seu coração pulava e corria com o vento. Ela queria levantar voo. Ainda queria.” (p. 173) 
 Os dias de Billie são preenchidos com as responsabilidades que envolvem cuidar das propriedades, livros de contabilidade, plantações, arrendatários e terras da família. Mesmo que isso pareça um absurdo em uma época na qual não se permitia que as mulheres desempenhassem determinadas funções, ela foi criada de uma forma diferente, um pouco mais livre, e essa é umas das coisas que mais preza, sua liberdade.

Ela sabe que tudo isso irá acabar quando seu irmão mais novo atingir a idade necessária para assumir o título de Visconde e com ele todos os bens e afazeres que acompanham essa posição, mas até lá Billie divide seus dias entre suas atividades, se meter em algumas confusões e frequentar a casa dos Rokesbys, seus amigos e vizinhos mais próximos.

As crianças Bridgertons e Rokesbys foram criadas praticamente juntas, principalmente Billie e Mary que compartilham a mesma idade. Junto com os irmãos da melhor amiga, Edward e Andrew, Billie teve uma infância feliz e regada a várias encrencas. A idade adulta levou seus amigos mais próximos para longe, Mary se casou, Edward foi para o exército e Andrew para a Marinha, deixando a protagonista na companhia de sua irmã mais nova Georgiana e do filho mais velho dos Rokesbys, o retrogrado, conservador e irritante George.

A relação entre os dois começa a se estreitar após um “acidente” envolvendo uma árvore, um telhado e um gato. Da convivência repleta de provocações e diálogos engraçados, sinceros, cheios de sarcasmo e ironia, um sentimento que nenhum deles consegue descrever (ou entender) parece ter nascido. Eles demoram para compreender o que sentem de fato, mas a forma como o fazem é uma das coisas que torna essa história tão especial.
“ – Eu odeio você! – bradou ela.
Ele não pôde deixar rir. Tinha sido a declaração de ódio mais alegre que já ouvira.
- Eu também odeio você – murmurou ele.
Mas ele também não falara sério." (p. 153)
Não espere uma trama complexa ou com um grande plot twist, nesse livro temos uma Julia Quinn que explorou ao máximo sua criatividade construindo personalidades muito diferentes entre seus personagens que rendem conversas extremamente divertidas e espirituosas no melhor estilo da autora. Se você procura um clichê bem humorado, com um pouquinho de drama e muito bem escrito, “Uma Dama Fora dos Padrões” está mais do que recomendado.

Espero que tenham gostado da resenha de hoje e até a próxima leitura!


27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.