[Resenha] O círculo - Mats Strandberg e Sara Bergmark Elfgren

"O círculo"; autores: Mats Strandberg e Sara Bergmark Elfgren; editora: Intrínseca; 416 páginas.

Sete adolescentes com apenas uma coisa em comum: foram escolhidos para uma grande missão. Eles não sabem ainda o que vai acontecer ou o que eles são, mas tudo começa quando o primeiro deles morre, antes mesmo delas saberem da formação do círculo.

Círculo é como é chamado a junção desses adolescentes que em uma noite são guiados por uma força misteriosa até o meio de uma floresta. Todos os seis (já que o primeiro já tinha morrido). Lá, o zelador do colégio as informa sobre uma profecia. Elas haviam sido as escolhidas para salvar o mundo de algo terrível. No entanto, ele sabia tão pouco quanto as seis jovens e, após essa pequena reunião, ficaram atentos a mais informações.

“Seis pessoas que não têm nada em comum, unidas por algo enorme e incompreensível. De repente é natural elas estarem juntas. Como se devesse ser assim desde sempre”.


Nesse período, tentaram manter as coisas como eram antigamente. Disfarçavam que se conheciam na frente do colégio e seguiam suas vidas normalmente, exceto pelo fato de ocasionalmente se reunirem para se atualizarem dos fatos.

É nesse momento que mais uma integrante do círculo morre. O primeiro que morreu antes mesmo da formação havia ido até a sala da diretora antes de cometer o suposto suicídio e agora Rebecka também “se mata” após visitar a sala da diretora. Está ficando claro que a escola é um local maldito e que a diretora tem alguma relação com isso.

Munidas de muita coragem, decidem confrontar a líder escolar e ali recebem diversas revelações que não esperavam. A diretora fazia parte de um conselho de bruxas. Cada um dos sete escolhidos eram bruxos com poderes especiais e a profecia tinha um destino para eles. A diretora não tinha tantas informações, mas o que tinha, compartilhou com elas para tentarem encontrar pistas do que estava acontecendo.

Agora apenas cinco garotas tinham a responsabilidade de salvar o mundo. Mas como essas adolescentes, com personalidades tão distintas, conseguiriam se reunir para somar forças? Anna-Karin, uma jovem que foge dos padrões de beleza, se vê deslumbrada com seu poder de persuasão e passa a utilizá-lo para se tornar a garota mais popular do colégio, sem perceber o quanto ela estava se afundando nesse universo falso que ela mesma criara.

Vanessa tem uma família e um relacionamento amoroso complicados. Lidar com essas duas coisas tem consumido muito de si. Seu dom da invisibilidade pode ajuda-la muito, mas também pode destruí-la se usado nos momentos errados.

Minoo, a mais inteligente, se sente frustrada por não encontrar seu poder e por não ter o amor do homem por quem ela é apaixonada.

E tem também Linnéa e Ida, ambas de personalidade muito forte. Mas é Ida a que ninguém suporta, a que não quer se misturar, a que se acha superior as outras. Essa união parece uma tarefa impossível, mas precisa ser cumprida, ainda mais agora que existe um possível suspeito: o ex namorado de Rebecka (a segunda que morreu) e que também é uma paixonite de Ida.

Nesse cenários, questões como bullying, drogas, depressão e distúrbio alimentar são apresentados como assuntos bem comuns na vida dessas personagens e a abordagem cria discussões importantes sobre essas questões.

Com tantos interesses particulares envolvidos, a tarefa pode ser ainda mais difícil. Será que Gustaf, o ex de Rebecka a teria matado? Será que a diretora tem dito a verdade? E porque é no colégio que todas as mortes acontecem? Seria mesmo amaldiçoado?

O livro não se aprofunda muito na questão da bruxaria, isso porque as personagens acabaram de se descobrir bruxas e nem mesmo elas sabem como devem prosseguir. Além dos poderes que cada uma possui, alguns artefatos como o livro mágico e um ritual são os símbolos da bruxaria presente nessa obra. A história de cada uma das personagens tem um destaque importante, sendo possível conhecer a fundo cada uma, saber porque agem de determinada maneira e até mesmo prever os próximos passos.
 
Consigo visualizar esse livro como um belo filme de suspense, principalmente por ter personagens tão bem escritas, com personalidade e história. Já em relação a história como um todo, me incomodou um pouco o fato da questão da bruxaria ficar um pouco de segundo plano. Há um confronto, como o esperado, mas realmente não supre as expectativas e não dá um desfecho satisfatório.

Uma obra que tinha tudo para ser tão completa, resolveu deixar a parte da magia, que mais fascina, um pouquinho de lado. Principalmente porque demora para engatarem nesse ritmo. No entanto, consigo visualizar sendo adaptada para o cinema de forma brilhante. Com alguns cortes estratégicos a obra ficaria impecável e um deleite para os fãs das artes mágicas.

27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.