4 livros mencionados na segunda temporada de You, série da Netflix


Vocês pediram muito, muito mesmo e eu finalmente vim atender e aqui vai a segunda parte dos livros mencionados na série "You" lançada na Netflix, dessa vez, da segunda temporada. Se você ainda não viu o post dos livros mencionados na segunda temporada, acesse > aqui <

Antes de começar a mostrar quais são os livros, vamos relembrar um pouco da história.
A trama apresenta a história de Joe, um rapaz que tem uma relação bem íntima com os livros desde a sua infância. Seu primeiro emprego foi em uma livraria e deste então não se vê trabalhando em outra coisa. Ele é uma pessoa meiga, muito atencioso e apaixonado. Ele se considera um apaixonado devoto, mas na verdade ele confunde amor com obsessão. 

Ele se diz romântico, que seria capaz de tudo para proteger a pessoa amada, mas essa "proteção" é algo muito relativo. 

No primeiro episódio ele conhece a Backer. Se apaixona e logo em seguida começa o processo de obsessão. Ele é minucioso e muito discreto e acaba se safando de todas as besteiras que faz. Mas é claro que as mentiras e segredos não podem ser guardados para sempre. No entanto, Joe seria capaz de qualquer coisa para manter toda essa podridão escondida. Sendo assim, quando Candance, a ex namorada que ele achava que estava morta, retorna prometendo resolver umas pendências, ele foge.

A segunda temporada se inicia com um novo plano onde ele escolheu com cuidado todas as peças. Love foi a garota da vez. A princípio seria apenas uma aproximação. Ele queria mudar, ser diferente com ela, mas acabou se apaixonando e, com isso, sabemos que o lado Joe obsessivo volta entrar em ação.

Mas o que ele não contava - e nem nenhum de nós - era com a reviravolta que se tem. Talvez ele não esteja mais no controle, afinal. 

Essa temporada é ainda mais doentia que a anterior. Retrata os problemas psicológicos do personagem com mais atenção, mostrando fragmentos de sua infância que moldaram sua personalidade dessa forma. Por ter esse abordagem mais séria e uma intensidade maior na obsessão, as menções aos livros ficaram um pouco menores, mas não poderia deixar de existir, afinal, os livros são parte fundamental da vida de Joe.

Nesta segunda temporada da série, os livros mencionados no decorrer dos episódios foram:

Crime e Castigo - Fiódor Dostoiévski

Publicado em 1866, Crime e Castigo é a obra mais célebre de Fiódor Dostoiévski. Neste livro, Raskólnikov, um jovem estudante, pobre e desesperado, perambula pelas ruas de São Petesburgo até cometer um crime que tentará justificar por uma teoria: grandes homens, como César e Napoleão, foram assassinos absolvidos pela História. Este ato desencadeia uma narrativa labiríntica que arrasta o leitor por becos, tabernas e pequenos cômodos, povoados de personagens que lutam para preservar sua dignidade contra as várias formas da tirania.




Play It as It Lays - Joan Didion

Uma dissecação implacável da vida americana no final da década de 1960, a peça de Joan Didion, Play It As Lays, capta o humor de toda uma geração, o tédio da sociedade contemporânea refletido na prosa sobressalente que empurra e assombra o leitor. Situado em um lugar além do bem e do mal - literalmente em Hollywood, Las Vegas e os desertos áridos do deserto de Mojave, mas figurativamente na paisagem de uma alma árida -, permanece mais de três décadas após sua publicação original. romance profundamente perturbador, fascinante em sua exploração de uma mulher e uma sociedade em crise e impressionante na intensidade ainda surpreendente de sua prosa.


Adeus, minha adorada - Raymond Chandler

Búfalo Maloy, que depois de 8 anos em um presídio quer desesperadamente de volta sua garota, a cantora do "Florians Bar". Mas o bar mudou e a garota sumiu... Oito anos na cadeia por assalto a banco não foram suficientes para que Búfalo Maloy esquecesse Velma. Ao sair da cadeia foi direto ao mesmo Florians bar, onde ela cantava. Precisava ouvi-la dizer: "Malloy querido, esperei por você todos estes anos". Mas o Florians era agora um bar de negros e ela não cantava mais ali. Muitas coisas mudam em 8 anos, menos o seu amor. A qualquer custo ela a encontraria. Um problema ideal para Philip Marlowe. Ação, perigo, poucos dólares (para Marlowe, claro) e muito risco. Afinal ele era um cara durão, uma parada indigesta, mas tinha um defeito; no fundo, era um sentimental.

O Mestre e Margarida - Mikhail Bulgákov

Espécie de Fausto russo, inspirado na obra de Goethe e na ópera homônima de Charles Gounod, O mestre e Margarida, de Mikhail Bulgákov, é considerado um dos grandes romances do século XX.

Situado na Moscou dos anos 1930, o livro narra as peripécias de satã na cidade acompanhado de um séquito infernal, composto por um gato falante e fanfarrão, um intérprete trapaceiro, uma bela bruxa e um capanga assustador. Seu caminho se cruzará com o dos amantes mestre e Margarida - ele um escritor mal compreendido, autor de um romance sobre Pôncio Pilatos, ela uma das personagens mais fortes da literatura russa, que, qual Orfeu, fará de tudo para reencontrar seu amado desaparecido.

Escrito entre 1928 e 1940, ano da morte do autor, mas só publicado no fim dos anos 1960, no Ocidente, e em 1973, na Rússia, o livro se tornou então sucesso imediato no mundo todo e inspirou centenas de adaptações para o teatro, cinema, televisão, animação, ópera, dança e música (inclusive a famosíssima canção "Simpathy for the Devil", dos Rolling Stones).

História de amor e desejo, sátira do mundo das letras e das pequenas e grandes vaidades humanas, além de crítica ferina mas bem-humorada ao regime soviético, o romance empresta recursos da linguagem teatral, musical e mesmo da linguagem cinematográfica, com cortes e saltos temporais e espaciais que imprimem à narrativa um ritmo vertiginoso, divertido e sempre surpreendente - tudo isso captado com maestria pela tradução de Irineu Franco Perpetuo, feita a partir da mais recente edição crítica russa




Tentei trazer todos os livros com seus títulos traduzidos para o Brasil, com exceção do livro da Joan Didion, que não consegui encontrar uma versão brasileira. E as sinopses foram retiradas do Skoob.

Lembrando que se você ainda não viu o post sobre os livros mencionados na primeira temporada, você pode acessar clicando > aqui <

Curtiram as menções? Tem algum desses livros que você já leram ou que pretendem ler? Conta aí!

Beijos.


27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

3 comentários:

Tecnologia do Blogger.