15 livros mencionados ou referenciados na série You, original da Netflix

Resultado de imagem para you netflix
     A Netflix lançou recentemente a série "You" adaptada do livro que leva o mesmo nome. Escrito pela autora Caroline Kepnes e tendo a adaptação realizada pela Netflix, a obra conquistou pelo modo instigante como a história é contada, além de ter a literatura como plano de fundo.
    Durante a narrativa, vários livros vão sendo mencionados, referenciados ou simplesmente mostrados. Na maioria são clássicos estrangeiros muito famosos e anotei cada um deles para trazer a lista para vocês.
     Para conferir a resenha dessa série que publicamos aqui no blog, clique >>aqui<<


Desesperados - Paula Fox
Resultado de imagem para desesperados paula fox     A vida do casal Otto e Sophie Bentwood está desmoronando, mas eles não parecem se dar conta disso - até que um gato morde a mão de Sophie, deslanchando um processo de pânico crescente que reverbera no gélido vazio de sua existência. Típicas figuras de classe-média do final dos anos 60, Otto e Sophie já estão velhos demais para participar do ambiente de rebelião social que os cerca, mas jovens o suficiente para não deixar de se sentir afetados por ele.
     Otto é um advogado que vive o desgastante processo de separação de seu antigo sócio e amigo e parece não se interessar muito por nada além disso. Mas é Sophie, uma ex-tradutora do francês sem rumo profissional ou afetivo, quem está no centro de Desesperados. Ela cumpre suas amenas rotinas de fim de semana convivendo com um inchaço doloroso na mão e o medo de ter contraído raiva do gato mordedor.
     O espectro da agonia e da morte contamina a banalidade de um mundinho de conforto cercado pela agressividade do mundo externo. Ódios e ressentimentos anônimos explodem a toda hora no trajeto dos elegantes, inteligentes e amargos personagens.


Os três mosqueteiros - Alexandre Dumas
Os Três Mosqueteiros - Col. Série Bolso LuxoDesde que apareceu como folhetim, em 1844, a história de Os três mosqueteiros já passou por mil e uma adaptações. Ao longo dos anos, as aventuras de Athos, Porthos, Aramis e d'Artagnan penetraram no imaginário coletivo da humanidade, fazendo esse romance de capa e espada ganhar o status de verdadeiro mito cultural. Essa nova tradução - integral, ilustrada e anotada -, dos vencedores do prêmio Jabuti André Telles e Rodrigo Lacerda, permite que os leitores de hoje voltem a ter contato com o texto original de Alexandre Dumas. O livro inclui mais de 100 ilustrações originais e 200 notas. A versão impressa apresenta ainda capa dura e acabamento de luxo.



Dom Quixote - Miguel de Cervantes
Dom QuixoteAdaptação da clássica obra de Miguel de Cervantes, uma paródia das antigas histórias dos cavaleiros andantes. Dom Quixote é seu protagonista, um herói às avessas: apesar de ter uma alma boa e nobre, seu idealismo beira a loucura. Leitor alucinado dos livros de cavalaria, Dom Quixote de uma hora para outra decide fazer justiça com a velha lança de seu bisavô. A partir daí, todos os acontecimentos em que se envolve têm um lado real e outro imaginário: ele confunde moinhos com gigantes, monges com feiticeiros diabólicos, rebanhos de carneiros com exércitos inimigos...




Ozma de Oz - L. Frank Baum
Ozma De OzAlgum tempo depois de voltar ao Kansas, Dorothy Gale embarca com seu tio em uma viagem para a Austrália. A menina, porém, não poderia imaginar que uma tempestade em alto-mar acabaria por levá-la à Terra de Ev, um lugar mágico próximo à Terra de Oz. Lá, Dorothy reencontra seus fiéis amigos Espantalho, Homem de Lata e Leão Covarde e conhece Billina, a esperta galinha amarela, Tik-Tok, o homem mecânico, e Ozma, a legítima herdeira do trono de Oz, que trouxe para Ev todo o seu exército. Juntos, os amigos pretendem devolver o Reino de Ev a seu rei de direito, aprisionado anos antes, junto com toda a sua família, pelo maligno Rei dos Nomos.



O senhor dos anéis - J. R. R. Tolkien
O Senhor dos Anéis I - A Sociedade do AnelA sociedade do Anel é a primeira parte da grande obra de ficção fantástica de J. R. Tolkien, "O Senhor dos anéis". É impossível transmitir ao novo leitor todas as qualidades e o alcance do livro. Alternadamente cômica, singela, épica, monstruosa e diabólica, a narrativa desenvolve-se em meio a inúmeras mudanças de cenários e de personagens, num mundo imaginário absolutamente convincente em seu detalhes. Nas palavras do romancista Richard Hughes, ´quando à amplitude imaginativa, a obra praticamente não tem paralelos e é quase igualmente notável na sua vividez e na habilidade narrativa, que mantêm o leitor preso página após página´. Tolkien criou em O Senhor dos anéis uma nova mitologia, num mundo inventado que demonstrou possuir um poder de atração atemporal.

O grande Gatsby - F. Sott Fitzgerald
O Grande GatsbyClássico da literatura e obra-prima de F. Scott Fitzgerald, O grande Gatsby é o retrato definitivo da próspera sociedade americana posterior à Primeira Guerra Mundial. Jay Gatsby, um milionário adepto a festas grandiosas e extravagâncias, nutre um antigo amor por Dayse, casada com o rico e insensível Tom Buchanan. Quando Gatsby se muda para a mansão ao lado de sua amada, Nick Carraway, vizinho de Gatsby, passa a observar os acontecimentos desse mundo de caprichos, riqueza e tragédias, tornando-se assim um dos narradores mais expressivos da literatura mundial.Adaptado para o cinema em um clássico de 1970 e novamente em 2013, por Baz Luhrmann, com Leonardo DiCaprio como Jay Gatsby.Mais de 20 milhões de exemplares vendidos no mundo.Se algum dia você foi jovem e se apaixonou, Fitzgerald escreveu este romance só para você.

O morro dos ventos uivantes - Emily Brontë
O Morro Dos Ventos Uivantes - Col. L & Pm PocketEmily Brontë, ao morrer de tuberculose aos trinta anos, havia lançado - um ano antes - um único romance, O Morro dos Ventos Uivantes. Publicado em dezembro de 1847 sob o pseudônimo de Ellis Bell, o livro chocou os leitores da época, uma vez que, para contar a história de amor entre Catherine e Heathcliff, a jovem autora expôs os sentimentos e a alma dos personagens de uma maneira pouco comum ao mostrar suas falhas de caráter e revelar o abismo social que separava os dois irmãos de criação, mantendo, assim, a tensão ao longo de todo o romance. A trama ganha contornos sombrios quando Lockwood, o novo locatário da Granja da Cruz do Tordo, faz uma visita ao seu senhorio, Heathcliff, proprietário do Morro dos Ventos Uivantes, e, durante uma terrível nevasca, precisa se abrigar na casa. A partir dessa noite nada convencional revela-se a história da paixão entre Heathcliff e Catherine. Emily Brontë criou um mundo próprio, perpassado pelo sobrenatural, para escrever uma das mais trágicas - e igualmente românticas - histórias da literatura inglesa.

O Conde de Monte Cristo - Alexandre Dumas
O Conde de Monte Cristo - PocketTraições, denúncias anônimas, tesouros fabulosos, envenenamentos, vinganças e muito suspense. A trama de O conde de Monte Cristo traz uma emoção diferente a cada página e talvez isso explique a razão de a obra do escritor francês Alexandre Dumas ter se transformado em um clássico da literatura mundial, mexendo com a imaginação dos leitores há mais de 150 anos. No romance, o marinheiro Edmond Dantés é preso injustamente, vítima de um complô. Anos depois, consegue escapar da prisão, enriquece e planeja uma vingança mirabolante. A galeria de personagens criada por Dumas faz um retrato fiel da França do século XIX, um mundo em transformação, em que passou a ser possível a mudança de posições sociais. As aventuras de Dantés ainda ganharam diversas versões cinematográficas que colaboraram para o sucesso da trama. Com texto integral e a mesma tradução premiada da edição comentada e ilustrada, vencedora do Jabuti, a versão bolso de luxo ainda tem capa dura e o clássico acabamento de luxo. Tudo com um preço mais que acessível.

O velho e o mar - Ernest Hemingway
O Velho e o MarO Velho e o Mar, uma obra-prima do nosso tempo. Essa é a história de um homem que convive com a solidão do alto-mar, com seus sonhos e pensamentos, sua luta pela sobrevivência e sua inabalável confiança na vida. Esse é o fio do enredo - fio tenso como o que prende na ponta da linha o grande peixe que acaba de ser pescado - com o qual Hemingway arma uma das mais belas obras da literatura contemporânea. Há 84 dias que Santiago, um velho pescador, não apanhava um único peixe. Por isso já diziam se tratar de um salao, ou seja, um azarento da pior espécie. Mas Santiago possui têmpera de aço, acredita em si mesmo, e parte sozinho para o mar alto, munido da certeza de que, desta vez, será bem-sucedido no seu trabalho.

O apanhador no campo de senteio - J. D. Salinger
O Apanhador No Campo De Centeio


Um garoto americano de 16 anos relata com suas próprias palavras as experiências que ele atravessa durante os tempos de escola e depois, revela tudo o que se passa em sua cabeça. O que será que um adolescente pensa sobre seus pais, professores e amigos?







Orgulho e preconceito - Jane Austen
Orgulho e PreconceitoOrgulho e preconceito é o livro mais famoso de Jane Austen e possui uma série de personagens inesquecíveis e um enredo memorável. Austen nos apresenta Elizabeth Bennet como heroína irresistível e seu pretendente aristocrático, o sr. Darcy. Nesse livro, aspectos diferentes são abordados: orgulho encontra preconceito, ascendência social confronta desprezo social, equívocos e julgamentos antecipados conduzem alguns personagens ao sofrimento e ao escândalo. O livro pode ser considerado a obra-prima da escritora, que equilibra comédia com seriedade, observação meticulosa das atitudes humanas e sua ironia refinada. A nova coleção possui capa dura e estilo inspirado nos bullet journals.


O alienista - Caleb Carr
LIVRO O ALIENISTAComo alguém desenvolve a habilidade de matar de maneira tão cruel?
O ano é 1896. A cidade é Nova York. O repórter John Schuyler Moore é tirado de sua casa no meio da noite abruptamente. Nada poderia prepará-lo para o que encontraria em seguida. Convocado por seu amigo dr. Laszlo Kreizler, psicólogo ou alienista, Moore é levado para ver o corpo horrivelmente mutilado de um adolescente abandonado na inacabada Ponte de Williamsburg.
Os dois então embarcam em uma tentativa que pode revolucionar a criminologia: criar o perfil psicológico do assassino com base nos detalhes de seus crimes. Sua busca perigosa leva-os ao passado de tortura e à mente problemática de um serial killer que pode matar novamente a qualquer momento.
O alienista evoca a era dourada da Nova York do século XIX e nos faz questionar: uma pessoa capaz de cometer crimes hediondos já carrega tais impulsos desde seu nascimento ou é o meio em que ela nasce e vive que determina tal desfecho terrível?
O livro perfeito para os fãs de Mindhunter, que levará os leitores a uma experiência intensa pela mente do assassino mais cruel do século XIX.

O médico e o monstro - Robert Louis Stevenson
O Médico e o Monstro - 8ª Ed. 2011 - Col. Eu LeioO escocês Robert Louis Stevenson escreveu este clássico da literatura de mistério influenciado pelo clima sombrio de uma Londres repleta de grandes diferenças sociais, reflexos da industrialização e do aumento da população na cidade. Na história, o egoísmo, a violência, os vícios e a degradação entremeiam outros grandes debates da época, ainda atuais: a questão do controle sobre o progresso e a ética na ciência e o conflito entre bem e mal dentro de um mesmo indivíduo. O suspense, muito adaptado para os mais diversos meios de expressão artística, é exemplar em sua construção narrativa sem deslizes, ao ponto de prender o leitor num só fôlego até a última página.



O teto é todo seu - Virginia Woolf
Um Teto Todo SeuBaseado em palestras proferidas por Virginia Woolf nas faculdades de Newham e Girton em 1928, o ensaio Um teto todo seu é uma reflexão acerca das condições sociais da mulher e a sua influência na produção literária feminina. A escritora pontua em que medida a posição que a mulher ocupa na sociedade acarreta dificuldades para a expressão livre de seu pensamento, para que essa expressão seja transformada em uma escrita sem sujeição e, finalmente, para que essa escrita seja recebida com consideração, em vez da indiferença comumente reservada à escrita feminina na época.




E então, quantos desses livros vocês já leram? Compartilhe com a gente. E não deixem de conferir a série na Netflix, é maravilhosa!

27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

10 comentários:

  1. Era tudo o que eu precisava! Queria muito ler esses livrooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba!! Fico feliz que tenha gostado e espero que consiga lê-los e faça ótimas leituras!

      Excluir
  2. Vai ter lista da segunda temporada também ?

    ResponderExcluir
  3. esperando a lista da segunda temporada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aguarde só mais um pouquinho que logo logo teremos a lista da segunda temporada por aqui

      Excluir
  4. Já saiu a lista da segunda temporada, Josy?

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.