Ressaca Friends 2019 - Um evento para encerrar o ano com sucesso


Pra quem ainda não sabe, o Ressaca Friends é um evento de encerramento do ano, evento para encontrar os amigos, ver as novidades dos eventos do próximo ano, um evento que além do foco nos animes, mangás e cosplay também tem um foco em produtores e geradores de conteúdo do Japão.

Hoje em dia é comum ter bastante jovens ou até mesmo adultos que gostam de animes, mangás ou até mesmo fazer um bom cosplay, e sinceramente nunca tínhamos frequentado um evento de porte tão grande como este, ainda mais como imprensa, mas o evento foi F-A-N-T-A-S-T-I-C-O!!!

Com dois dias de evento, pudemos conferir muita comida boa, muita música e muito cosplay lindo. O lugar era muito bacana e fácil de chegar (claro né, com ônibus grátis é muito fácil mesmo e.e) e tinha muito, mas MUITO mangá em promoção. Era tanto mangá baratinho que eu não resisti e comprei vários.


Quem nos acompanhou no instagram, pode ver ao vivo tudo que estava rolando por lá (Se você ainda não nos segue no instagram, está vendo só o que está perdendo? Segue lá: @estantedajosy). Os friends (como são chamados os participantes do evento) tiveram a oportunidade de assistir palestras com ilustres nomes da cultura japonesa e ficar informado em primeira mão sobre os lançamentos.

Entre os convidados, estavam o Eduardo Miranda, conhecido como o “Pai dos animes”, ele foi Chefe de Divisão de Cinema da extinta TV Manchete nos anos 90. Consultor de aquisição internacional, formado em Psicologia, radialista, crítico de cinema e hoje é conhecido por esse apelido por trazer ao brasil famosas obras como: Cavaleiros do Zodíaco, Yu Yu Hakusho, Sailor Moon, Shurato, Super Campeões e muitos outros.

Diego Ragonha, Marcelo Campos, e dublador Guilherme Briggs e o youtuber Fred também foram convidados especiais que animaram o pavilhão do Ressaca Friends

Passeando pelo local, era possível encontrar uma grande variedade de estandes, um mais fofo que o outro. Almofadas com estampa de anime, personagens de pelúcia, posters, figures e funkos marcaram presença. Além de uma boa variedade de mangás.


Particularmente, dois estantes que vendiam mangás nos chamou mais atenção pelos preços mais acessíveis: O Zona Criativa onde compramos quase toda a coleção de Marmalade Boy (e que agora me arrependo de não ter olhado melhor os outros títulos) e o estande da New Pop, lá compramos a coleção Azymanga Daioh.

Fizemos uma breve visita aos estandes de comidas típicas japonesas. A variedade era surpreendente! E falando em comida, não podemos deixar de mencionar os Maids café disponíveis. Eram dois: “Chest of Wonder” e o “Sugar Club”. Visitamos, fizemos o pedido e fomos “mestres” nos dois. Ambos contam com o atendimento personalizado, característicos desse café, onde os atendentes se vestem de personagens de anime que são empregados (por isso sempre chamam os clientes de mestres), mas apenas no primeiro você tem a possibilidade de escolher a personalidade que vai te atender. Escolhermos dandere e olha só o resultado:

O segundo café também não fica para atrás quando se trata de atendimento. Foram extremamente receptivos e carinhosos. Escolhemos o “Choco Friends” e estava tão delicioso que só me lembrei da foto quando já tínhamos terminado. A única que crítica que tenho em relação aos cafés é sobre o espaço destinado a eles. É pequeno, são poucas mesas distribuídas e muitas pessoas acabam desistindo de adquirir alguma bebida ali por não ter onde sentar e fazer a “magia” do atendimento personalizado.

A quantidade de estandes com propostas variedades impressionava! Tinha tanta coisa que é difícil descrever.

Durante o evento, várias palestras eram administradas nos auditórios espalhados. Várias atrações internacionais estavam presentes, como: Toshihiro Fukuoka, Sayoko Hagiwara, Kenji Oiwa. Entre essas apresentações, tivemos a oportunidade de conhecer mais sobre o “Kabuki”, apresentação teatral japonesa.

Dança e jogos também não faltaram. Dande Party reuniu dançarinos o dia todo que se destacávamos com suas coreografias. E no espaço reservado para os gamers, também tinha fila com Friends ansiosos para disputarem as lutas virtuais.


E precisávamos reservar um espaço especial para os cosplayers que frequentaram e desfilaram sua criatividade no Ressaca Friends 2019. A qualidade estava em alto nível e era muito comum vê-los sendo parados a todo momento para uma foto, as quais eles tiravam muito satisfeitos.


Imagem relacionadaEm resumo, essa é mais uma edição do Ressaca Friends para ficar na memória dos Friends. Não frequentamos as edições anteriores, mas pudemos ouvir dezenas de participantes que elogiavam e sorriam a todo instante. Não podemos negar o quanto nos divertimos também. Apesar de estar bem movimentado, principalmente no segundo dia, não impedia de transitar pelas atrações normalmente. Apenas algumas atrações tiveram seu auditório lotado, como o concurso de cosplay e alguns shows. E mesmo quem se frustrou com alguma coisa, ainda avalia o evento positivamente.

O Ressaca Friends é um evento extra do Anime Friends, ambos organizados pela Maru Division. No último dia do Ressaca, as vendas dos ingressos para o Anime Friends 2020 já estava acontecendo. Atendendo a tantos pedidos de pessoas que moram muito longe de São Paulo, em 2020 o Anime Friends acontecerá também no Rio de Janeiro (entre os dias 17 e 19 de julho) e em mais uma outra cidade que ainda será divulgada. Em São Paulo o evento acontecerá entre os dias 31 de julho a 02 de agosto.

27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.